Francisco Alves Cardoso (1931-1932)

Francisco Alves Cardoso nasceu no dia 11 de janeiro de 1880 e foi batizado em 21 de fevereiro do mesmo ano pelo padre Francisco de Paula Lima. Era filho de Eleutério Alves Cardoso e de D. Júlia Guilhermina da Silveira. Seguindo a tradição de sua família Francisco Alves Cardoso foi um grande fazendeiro de café. Seu casamento com Alice Alves de Godoy foi realizado em Amparo no dia 4 de outubro de 1902, em cerimônia das mais concorridas. Alice era filha do fazendeiro João Aleixo de Godoy e de D. Maria Joaquina Alves Cardoso, proprietários no município de Amparo.

Com atuação em Itatiba e Morungaba, Francisco Alves Cardoso recebeu a patente de capitão Assistente da Guarda Nacional de Itatiba em 1903. Em 1909 foi um dos fundadores da Junta Republicana de Morungaba. Em 1917 foi indicado como candidato a vereador pelo partido chefiado pelo Cel. Francisco Rodrigues Barbosa, o Cel. Peroba. Em 1919 foi eleito vereador e assumiu no dia 15 de janeiro de 1920, sendo eleito vice-prefeito nessa mesma ocasião, na gestão do prefeito Pedro Elias de Godoy. Em 1928 passou a fazer parte do Partido Democrático que, no início, apoiava a Revolução de 1930. Por isso, a 21 de abril de 1931 tomou posse como prefeito de Itatiba, nomeado pelo interventor do Estado, tendo em vista o pedido de exoneração feito por Antônio Pupo Filho. Em fevereiro de 1932 Francisco Alves Cardoso solicitou uma licença por 90 dias, ocasião em que o Dr. Luiz de Mattos Pimenta assumiu como interino. Esta licença logo foi transformada em pedido de exoneração tanto de Francisco Alves Cardoso quanto do interino Dr. Luiz de Mattos Pimenta. Esta solicitação de exoneração foi em decorrência do apoio de Francisco Alves Cardoso e do Dr. Pimenta à Revolução Constitucionalista de 1932, movimento este que se opunha ao governo de Getúlio Vargas. A partir desse momento, Francisco Alves Cardoso se engajou no movimento Constitucionalista e, em agosto de 1932, liderou com o amigo Antônio João Batista Andreatta uma campanha para aquisição de capacetes de aço para os soldados paulistas. Tendo franco acolhimento pela população, a campanha arrecadou a quantia de 1:610$000 Réis que foi enviada ao governo de São Paulo. Após esse período conturbado, Francisco Alves Cardoso passou a residir em São Paulo, onde faleceu no dia 20 de janeiro de 1947. Transportado para Itatiba, foi sepultado no Cemitério do Santíssimo Sacramento. Sua esposa, D. Alice Alves Cardoso, faleceu em São Paulo no dia 10 de agosto de 1965 e também foi sepultada em Itatiba. De fato, Francisco Alves Cardoso administrou a cidade em um momento de grave crise política e econômica que se manifestou em todo o Brasil, ou seja, uma crise econômica ocorrida a partir da quebra da Bolsa de Nova York e que afetou fortemente a lavoura cafeeira, e uma crise política gerada pela Revolução de 1930 e, em seguida, pela Revolução Constitucionalista de 1932. Nesse sentido, a gestão de Francisco Alves Cardoso como prefeito foi a de administrar a cidade com muita eficiência para que os itatibenses não sofressem tanto com esta situação.