Genésio Canal (1997-2000)

Vice prefeito e Prefeito em exercício 1997-2000

Genésio Canal nasceu no Bairro Itapema, em Itatiba, no dia 15 de março de 1933, filho de Humberto Primo Canal e Santa Polessi Canal. Fez seus primeiros estudos no Grupo Escolar Cel. Júlio César, que completou na escola rural do Bairro de Itapema. Casou-se no dia 4 de junho de 1955 com Olympia Meneguette, ela nascida em Jundiaí, filha de Virgínio Meneguette e Amália Lourençon. Teve os filhos Creusa, Paulo Odair e Nádia Regina. Trabalhou inicialmente com a lavoura, na propriedade da família, localizada no Itapema e depois fundou, junto com os cunhados, o armazém Meneguette e Canal na Tapera Grande. Teve também uma empresa de beneficiamento de frutas e uma transportadora de produtos agrícolas.

Pertencente a uma família tradicional e por isso muito conhecido nos bairros de Itapema e Tapera Grande, Genésio Canal sempre foi reconhecido pelos moradores tendo em vista seus esforços para auxiliar todos os moradores e suas famílias. Exemplo desse fato é que ele era um dos poucos, senão o único nas redondezas, que possuía um veículo, um automóvel Aero Willis 1963 que ganhara em uma rifa. Incontáveis foram as viagens transportando os que necessitavam de cuidados médicos na cidade. O telefone no armazém do Sr. Genésio era também o único do bairro, motivo pelo qual os moradores o procuravam para fazer suas ligações, nunca cobradas.

Com o irmão Elzio Canale fundou a Associação Cultural e Recreativa Tapera Grande, através da qual promoveu inúmeros melhoramentos no bairro, inclusive grandes festas em prol da Capela de Nossa Senhora da Aparecida. Ainda através desta associação, promoveu a doação de áreas no bairro para a construção de escolas e posto de saúde. Por todo esse trabalho, o Sr. Genésio tornou-se muito respeitado e a facilidade de fazer grandes amigos, tornou o seu armazém em um ponto de encontro, sempre com muitos fregueses. E foi justamente por isso que na campanha do prefeito Giácomo Rela, lá estiveram o próprio candidato acompanhado do vice Adriano Parodi e do prefeito Roberto Arantes Lanhoso. Logo veio o convite da equipe para que Genésio se candidatasse a vereador. Era algo que ele confessa nunca ter pensado, mas aceitou o desafio.

E assim, nas eleições ocorridas em 1972, foi eleito com 444 votos. Tomou posse no dia 31 de janeiro de 1973 e cumpriu um mandato de quatro anos. Novamente candidato a vereador nas eleições ocorridas 1982, voltou a ser eleito com 399 votos. Tomou posse no dia 1º de fevereiro de 1983 para um mandato de 6 anos. Pela terceira vez, participou das eleições ocorridas em 1988, sendo eleito com 452 votos para um mandato que se estendeu de 1989 a 1992. Na eleição seguinte foi eleito 1º suplente de vereador e exerceu seu mandato em maio e junho de 1994, e também em fevereiro de 1996.

Em 1996 foi convidado a participar como vice na chapa do candidato Adilson Franco Penteado. Com a vitória, cumpriu o seu mandato de 1997 a 2000, tendo assumido como prefeito em 1997 e depois em 1998, as duas vezes por um período de 30 dias.

Logo no início de sua gestão como vice, foi destacado pelo prefeito Adilson para gerenciar o setor de Garagens da Prefeitura que acumulava uma série de serviços. Além disso, e como prefeito em exercício, adquiriu uma máquina especial para obras nas estradas rurais; reformou o monumento à Bíblia, localizado na Praça José Bonifácio (Jardim da Cadeia). Possuía um gabinete no Paço Prefeito Roberto Arantes Lanhoso onde atendia a população e encaminhava os munícipes aos setores corretos da Prefeitura para a solução dos seus problemas.

Mas, dentre os seus trabalhos, destaca-se a elaboração do Plano Diretor Rural, trabalho este muito elogiado pelas conclusões e por ter sido o primeiro de sua categoria em todo o Brasil.