Arte no Paço traz técnicas variadas em 26 obras de Daniel Bota
Exposição de Abril no corredor interno da Prefeitura de Itatiba tem grafite, acrílico e impressão de temas variados

O Arte no Paço recebe novas 26 obras nesta terceira montagem de 2025, a primeira exposição de Daniel Bota em Itatiba (Tatiana R. Petti/PMI)
O mês de abril começa com nova exposição do Projeto Arte no Paço da Prefeitura de Itatiba. Agora, o corredor do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline recebe 26 quadros de Daniel Bota, paulistano que há uma década tem uma relação com Itatiba, onde também mantém seu atelier, com aulas de desenho e pintura.
Daniel esteve na manhã de terça-feira (1º/04) na Prefeitura para a montagem, junto a Francisco Bessa e Cleverton Gomes, da Secretaria de Cultura e Turismo, que realiza a curadoria desta iniciativa da Secretaria de Administração. As obras chamam tanto a atenção que, durante a montagem, o artista recebeu inúmeros elogios dos servidores municipais e do público que passava pelo corredor interno da Prefeitura.
O artista, que expõe pela primeira vez em Itatiba, trabalha com diversas técnicas como tinta acrílica, óleo, aquarelas, desenhos e arte digital, com toque contemporâneo e estilo próprio. Unindo tecnologia ao Arte no Paço, ao lado de algumas obras, o visitante encontrará um QR code que levará à publicação com vídeo que mostra como a pintura foi feita. A visitação segue até 30/04, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
O artista
Membro da Associação Paulista de Belas Artes, Daniel iniciou os estudos na Escola de Desenho Cândido Portinari (SP), se formou em Publicidade e Criação pelo Mackenzie (SP) e atuou por anos como diretor de Arte em diversas agências. Ao seguir como artista plástico, Daniel estudou Pintura na Accademia d’Arte AD’A, em Florença (Itália), e acumula prêmios e participações em exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior.
Daniel também já pintou obras para celebridades, como uma tela 130x130cm encomendada por Simone Medina, mãe do tricampeão mundial de Surf, Gabriel Medina, na icônica cena registrada pelo fotógrafo Jérôme Brouillet, no Tahiti, durante as Olimpíadas de Paris 2024, onde conquistou medalha de bronze.
As maiores nesta exposição são acrílico sobre tela, de 120x150cm, intituladas Inspiração Abstrata e Abstract Floral. No tamanho de 130x130cm, Blue Butterfly - a preferida do artista nesta mostra. Outras da mesma técnica são medindo 90x130cm: Paris, Matterhorn/
Destacam-se Indiazinhas Xingu Brasil, Amy Winehouse, Rolling Stones, Bob Marley e Hope, todas medindo 100x150cm. Ainda em acrílico sobre tela: Beatles (98x148), Cable Car/San Francisco (80x130), Perfect Barrel Surf (44,5x32), Liberdade (70x100) - de duas indiazinhas em um balanço de árvore, tela premiada na Alemanha, e três abstratas intituladas Gênese (uma 80x180 e duas 100x100).
Das 26 obras, as três menores são retratos, como de Ayrton Senna (18,5x26), Michael Jordan (20x30,5) e David Gilmour do Pink Floyd (26x38), em impressão, uma reprodução de pintura. Na mesma técnica: Estação da Luz (38x54). Tem também trabalhos de grafite sobre papel de esculturas, como Criança e Velho, ambas 28,5x40,5.
Sobre o projeto
O Arte no Paço, lançado em 2021, se tornou um espaço cultural para Itatiba. Artistas que moram/trabalham em Itatiba interessados na iniciativa devem contatar francisco.bessa@
Já teve duas edições coletivas, três com trabalhos de estudantes da rede pública, uma da Fatec, Artes de Natal e duas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Teve ainda exposição em dupla- Karen Menegheti e Rafael Carvalho; Luciana Fumach e Lucilena Boscol Pinfildi; Ana Lúcia Polessi e Sergio Stocco; pintura e fotografia das gêmeas Raquel e Rute Furquim- outras duas em trio- com Adriana Collete, Mi Ramos e Patti Marzano; Igor Mendes de Lima, Luciana Henrique e Tatiane Mortari-, além de uma de Claudio Roson ao lado de Tijolos da Cidade (da Lei Paulo Gustavo, por Eduardo Leite, Stephen Alexander Slater e Thaynara Magalhães).
Com exposições individuais, participaram Pedro Gava, Sergio Stocco, Celina Nardi, Cleverton Gomes, Floberto Borges, Sonia Regina Vicenzi Fernandes e Helinton Luiz Inocêncio Alves, junto a obras de atividade do Projeto Vivências-CCI-FSS, Rafaela Alves Marquezani e a Exposição Mudanças Climáticas. Foram realizadas ainda exposições de fotos de Marcelo Schellini, Pamela Daniela, Ivone Damaris Antunes e de Bruno Lambert Oliveira.