Clínica da Família será inaugurada na Cecap neste sábado (29/06)

2a unidade do complexo de saúde será entregue à população do NR. Dr Luiz de Mattos Pimenta – Cecap e entorno

Clínica da Família será inaugurada na Cecap neste sábado (29/06)

Foto aérea e de salas internas da Clínica da Família -  Cecap, que será inaugurada neste sábado, 29/06, abrindo as portas à população na próxima semana (Crédito: Divulgação/PMI).

A partir deste sábado (29/06), Itatiba passará a ter o segundo complexo de saúde intitulado Clínica da Família, que será entregue à população do NR. Dr Luiz de Mattos Pimenta – Cecap e entorno. Construída pela Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, via programa municipal Inova Saúde, a Clínica da Família da Cecap será inaugurada às 9h30, na Rua João Atílio Franciscon, Praça Tonico Machado, s/n.

A segunda unidade da Clínica da Família, assim como no San Francisco, reunirá em um mesmo endereço a Unidade Avançada de Saúde, a ser batizada de Abigail Bueno e a Unidade Básica de Saúde, com o nome de José Franciscon.

“Esse é um espaço que está sendo muito aguardado e fica em um bairro super tradicional e populoso da cidade, assim como o San Francisco, que nas duas primeiras semanas atendeu mais de 700 pessoas na Unidade Avançada de Saúde. Na Cecap também vai funcionar das 16h às 22h como unidade avançada e no mesmo local, assim como no San Francisco, o posto de Saúde, a UBS, estará funcionando normalmente. A UBS sairá do local onde se encontra (perto da escola), dando espaço ao que será utilizado como um Centro Comunitário pela nossa Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda. Lembrando que este local será de pronto-atendimento, o chamado ficha azul. As pessoas que têm doenças mais simples, uma dor de cabeça ou a necessidade de raio-x ou exame de sangue, podem ir até o local e ser atendido prontamente nesta UAS”, explica o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

ClinicafamiliaCecapinterna 2

Funcionamento

Assim como já vem ocorrendo no San Francisco, a Clínica da Família da Cecap atenderá de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, abrindo as portas já na próxima semana, na segunda-feira (01/07).

Na Clínica da Família da Cecap, a população do bairro e entorno contará com atendimento neste modelo inédito em Itatiba, unindo serviços de uma unidade básica de saúde (o conhecido postinho) à Unidade Avançada de Saúde, que oferece atendimento de baixa complexidade (ao estilo da UPA) e com horário estendido até às 22h. O posto atenderá das 07h às 17h, de segunda a sexta.

O complexo terá equipe de aproximadamente 40 profissionais, com auxiliares, enfermeiros e médicos generalistas, além de dentista e auxiliar de saúde bucal, farmacêutico, técnico de Raio X, agentes comunitários de saúde, assistente social, nutricionista e psicólogo. Pessoal administrativo, de limpeza e controladores de acesso completam a equipe.

A estrutura tem salas de emergência, de imunização, de observação, de agentes comunitários, reunião, procedimentos e exames, além dos consultórios médicos, farmácia e banheiros acessíveis.

ClinicafamiliaCecapinterna1

3a Unidade – Nações

Além de San Francico e Cecap, também o Jardim das Nações terá uma Clínica da Família, a ser entregue ainda no segundo semestre. Todas as três possuem a mesma configuração arquitetônica, com 550 m² de área construída.

As três juntas, somam um investimento de R$ 7 milhões. A unidade da Cecap tem verba do Governo do Estado de São Paulo; a do San Francisco, tem parte do governo estadual e parte municipal; enquanto a terceira unidade, no Nações, está sendo feita com recurso de contrapartida por empreendimento imobiliário. Assim como a da unidade San Francisco, a obra da unidade Cecap foi iniciada em maio de 2022.