Fundo Social realiza Casa Rosa 360º em celebração ao seu 2o.aniversário

Depoimentos, apresentações e serviços marcam manhã festiva realizada desta sexta (28)

Fundo Social realiza Casa Rosa 360º em celebração ao seu 2o.aniversário

Manhã festiva realizada nesta sexta-feira (28/06) celebra os dois primeiros anos de atendimento da Casa Rosa da Mulher, do Fundo Social de Solidariedade. No período, mais de 8,6 mil atendimentos já foram realizados (Crédito: Tatiana R. Petti/PMI).

A Prefeitura de Itatiba realizou na manhã desta sexta-feira (28/06) o evento Casa Rosa 360º, para celebrar os dois anos de atividades do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres de Itatiba, unidade do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que já realizou mais de 8.600 atendimentos no geral - destacando os individuais: somente neste ano foram 501.

“Todo mundo ou viveu ou tem uma história para contar de violência contra a mulher, a estatística é muito grande. E quando realmente precisa, agora, há dois anos, essa mulher tem ajuda, tem para onde correr e se sentir acolhida. Aqui é uma Casa para receber, acolher e atender quem precisa, da melhor forma possível. É um dia festivo, sem esquecer da função social deste espaço”, salientou a presidente do Fundo Social, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, agradecendo aos muitos voluntários que fazem com que seja possível oferecer este serviço totalmente gratuito à população.

“Aqui tem acolhimento por mulheres que nos representam. Estabelecemos como política pública a proteção à mulher. Em 2024, temos além da Casa Rosa, também a Patrulha Guardiã Maria da Penha, com mais de 30 mulheres já contando com o dispositivo no celular - que aciona a GM em caso de perigo. Também foi instituído o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itatiba. Se chegamos até aqui, com ampliação dos serviços à mulher, é porque o trabalho dessa política pública tem dado certo”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

CasaRosa2anos4

Emoção

A manhã também contou com um depoimento emocionante de uma das mulheres que receberam o auxílio necessário nesta unidade do Fundo Social. “Se estou aqui é graças a essas ‘meninas’ que me apoiaram; talvez eu não estivesse aqui hoje”, disse Natalia Canal, de 33 anos, que procurou a Casa Rosa após violência psicológica.

“Este espaço dá uma nova perspectiva. O trabalho é espetacular! De passo em passo, a gente muda a realidade e transforma a sociedade em um lugar melhor”, incentivou a secretária de Governo, Jackeline R. Boava Monte, ao lado das também secretárias municipais Francieli Guinami dos Santos (Administração), Katia Cecilia Baptistella (Finanças), Mari Carla Giro (Assuntos Institucionais), Regina Suzan (Ação Social, Trabalho e Renda) e Sueli de Moraes Tuon (Educação).

“Gratidão por terem confiado e acreditado no trabalho deste projeto que vem transformando vidas há dois anos; e aos voluntários, porque eles são os ‘tijolos’ desta Casa”, reconheceu a coordenadora da Casa Rosa, Patrícia Codignole. “Nossa equipe está todos os dias com sorriso no rosto, sempre prontas para atender mulheres”, completou a também coordenadora Daniela Monte Rabechi. “Só é possível quando se tem todo suporte. Há resgate de vidas aqui”, comentou a vereadora Leila Bedani, representando a Câmara Municipal.

O evento

O público foi recepcionado pela cantora Victória Huggler enquanto já aproveitava todos os serviços oferecidos gratuitamente através de apoiadores e voluntários - confira abaixo. O evento também contou com grupo oncológico Alegria de Viver, dança cigana de Dani Coimbra, Dança Circular com Catarina Alves Ribeiro e Zumba com Priscila Santa Maria, além da intérprete de Libras, Lucimeire de Almeida.

Dos serviços oferecidos, estavam disponíveis aferição de pressão e teste de glicemia, auriculoterapia, GMs da Patrulha Guardiã Maria da Penha, consultoria jurídica, corte, escovação, esmaltação e sobrancelha, massagem corporal, massagem nas mãos, oficina de boneca de fuxico, oficina de sachê, reflexologia, reiki e TRG - Terapia Regressiva Generalizada.

CasaRosa2anos1

Patrocínio e apoio de: Ane Biscoitos, Bassi Hortifruti, Bom Lourenço, Calçados Ugliani, Covabra Supermercados, Cris Alexandre (bordados), Daiane Ercolin, Damaris Antunes, Dessert Sweets, Drogaria Total, Eventos e Eventos, Grupo Gabetta, Ideal Calçados, Ingrid Abreu, Instituto D., Jevá Jireh, Lojas ÉD+, Luara C. Baulé, Mari Custódio, Pharmapura, Prodigy e Vicakes.

História da Casa Rosa

Inaugurada em 30 de junho de 2022, a unidade passou por ampliação de 75m² em outubro de 2023, necessária devido ao número de atendimentos às mulheres em vulnerabilidade. São sete salas para atividades e atendimentos, sendo três novas. A Casa Rosa da Mulher fica no histórico Casarão do Selega, na Av. Expedicionários Brasileiros - 90, Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato é o 11 4534-5224 (inclusive WhatsApp).

CasaRosa2anos3