Cobema lança campanha de conscientização contra barulho de fogos de artifícios

Fogos com estampido são proibidos por lei; Fogos sem barulho são permitidos e não causam sofrimento

Cobema lança campanha de conscientização contra barulho de fogos de artifícios

 

Devido à proximidade das festas de fim de ano, a Cobema – Coordenadoria de Bem-Estar Animal pertencente à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itatiba está com nova etapa da campanha de conscientização sobre os riscos e impactos causados por fogos de artifício com barulho. A orientação é que a população priorize fogos sem barulho, que proporcionam o mesmo efeito visual, porém sem causar danos ou sofrimento.

Os estampidos provocados por fogos com ruído podem causar crises de taquicardia, episódios de convulsão, desorientação e fugas, que podem resultar em acidentes graves, como atropelamentos e quedas, e até quadros de pânico que podem provocar a morte.

Este barulho representa risco à saúde e ao bem-estar de animais domésticos e silvestres, que possuem capacidade auditiva muito superior aos humanos, além de também afetar pessoas com maior sensibilidade auditiva ou emocional, bem como bebês, idosos, pessoas hospitalizadas, pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou com transtornos sensoriais e também pacientes psiquiátricos. 

Respeito

Intitulada “Fogos com barulho machucam. Respeite quem não pode pedir socorro”, a campanha alerta sobre a proibição da comercialização e a utilização de artefatos explosivos que produzam poluição sonora, que consta na Lei Municipal nº 5.136/2018, alterada pela Lei nº 5.536/2023. 

Além de reforçar a legislação, a campanha busca principalmente estimular a mudança comunitária de comportamento. “Respeitar quem não pode pedir ajuda é um gesto de empatia, cidadania e responsabilidade coletiva. Por isso, convidamos toda a população de Itatiba a se unir a nós nesta causa e que cada festa seja um momento somente de alegria compartilhada”, incentiva o secretário da pasta, Hermínio Geromel Jr. 

Quem acionar

Denúncias sobre fogos com barulho podem ser registradas pelo 153 da Guarda Municipal e pelo 190 da Polícia Militar. O descumprimento da legislação está sujeito às penalidades previstas em lei.  Com esta campanha, a Cobema reforça o compromisso de fazer cumprir essas normas para proteger quem não pode pedir ajuda. A Cobema também realiza educação ambiental, atendimento especializado, políticas de prevenção, fiscalização contínua e promoção de práticas de convivência responsável.