Educação amplia vivências diversificadas com alunos de variadas idades
Curumim, na Casa da Juventude, e Linguagens e Ação, nas escolas, envolveram cerca de 2 mil alunos da Rede Municipal de Ensino
Neste ano, o Curumim inovou com atividades com pneu na Casa da Juventude, que também recebeu alunos com TEA participando de circuitos do projeto (Educação/PMI)
Cerca de dois mil alunos de diversas idades da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Itatiba tiveram aprendizagens diversificadas neste 2025 graças a dois projetos educacionais que ampliam vivências e desenvolvimento. São os projetos Curumim e Linguagens e Ação, idealizados em 2022, no período pós-pandemia, que cresceram neste ano e devem se expandir para outras unidades escolares já no próximo ano.
Ambos são promovidos pela Secretaria de Educação, com os professores de Educação Física Caio de Campos Busca e Luciana Pires de Camargo. O primeiro é realizado na Casa da Juventude, coordenada pela Secretaria de Governo, e o segundo durante as aulas da Educação Infantil, engrandecendo a matriz curricular da criançada.
Comunidades ativas
O Projeto Curumim promove vivências fora do ambiente escolar, na Casa da Juventude, no Terra Nova, com atividades extracurriculares, onde brincando e improvisando nos jogos, os alunos se divertiam enquanto resolviam os desafios propostos, de acordo com o nível de desenvolvimento de cada turma, respeitando as limitações e experiências de cada um. São jogos, brincadeiras e propostas lúdicas adequadas a cada faixa etária, incluindo alunos com TEA (transtorno do espectro autista).
Nos circuitos motores, tem-se o estímulo do desenvolvimento como um todo, com novos desafios ao repertório motor, além de melhora na rapidez do raciocínio e tempo de reação. Entre as novidades, estiveram atividades com pneus, que estimularam coordenação e fortalecimento muscular. Segundo Luciana, o objetivo é “incentivar a prática e a apreciação de atividades físicas, contribuindo para que as crianças, a equipe escolar e a comunidade sejam mais ativas”.

Também vivenciaram o Curumim estudantes da EJA, a Educação de Jovens e Adultos (Educação/PMI)
Ao longo de 2025, o Projeto Curumim atendeu 902 alunos da rede municipal, sendo de nove Centros Educacionais Municipais de Educação Infantil (Cemeis): Curió, Elizabeth Abrahão, João de Barro, Joaquim Pires de Toledo, Juriti, Mafalda Gilli Quaglia, Maria Helena Pensado Bianchi, Maria Nair Silveira Franco e Tico-tico, e da Emeb Maria Mercedes de Araújo. Também vivenciaram o Curumim estudantes da EJA, a Educação de Jovens e Adultos das turmas do Cras San Francisco, Condomínio Luvison e Projeto Integrando, bem como da Educação Especial e do Projeto Reencontro - orientados pelo Centro de Atenção Educacional Psicossocial e Inclusivo (Caepi), também da Secretaria de Educação de Itatiba.
Linguagens e Ação
O Projeto Linguagens e Ação é a iniciativa que aprimora o desenvolvimento das aulas de Arte e Educação Física na Educação Infantil, somado ao Inglês, crucial para a fase de elevada plasticidade cerebral, o que otimiza a aprendizagem de novos idiomas.
Ao unir estas três abordagens, o projeto estimula crianças a se expressarem com o movimento do corpo e as linguagens artísticas e culturais, contribuindo para o desenvolvimento social e afetivo, além do cognitivo já esperado.
“Nas aulas de Arte, as crianças exploraram diversos materiais, técnicas e manifestações culturais. Isso estimulou a criatividade, a sensibilidade e o apreço por diferentes formas de expressão cultural, expandindo seu repertório e senso estético. Em Educação Física e Movimento, as atividades priorizaram conceitos como coordenação, equilíbrio e ritmo. A introdução do inglês ocorreu de maneira natural e contextualizada, utilizando músicas, jogos e comandos simples relacionados às atividades artísticas e motoras, como nomear cores e partes do corpo durante uma pintura ou jogo”, exemplificou Luciana.
Segundo os coordenadores, a Formação Continuada de Professores, realizado pela Secretaria de Educação durante o ano, foi essencial para o sucesso, onde puderam trocar experiências e debater estratégias, elevando a qualidade da intervenção pedagógica e reforçando o compromisso com uma educação infantil que vê a criança como um ser integral, capaz de interagir, brincar e expressar-se através de múltiplas linguagens.
Aqui, oito unidades escolares participaram, reunindo 1.026 alunos no projeto: Cemeis Beija-Flor, Benedicto Delforno, Curió, Faisão, Maria José Panzarin Carminatti, Pintassilgo, Tico-tico e Emeb Profa. Sonia Maria Tuon.