Complexo de Formação Profissional Alice O. Carniatto é entregue

Prédio foi totalmente remodelado para receber salas de aula voltadas tanto a servidores quanto à população

Complexo de Formação Profissional Alice O. Carniatto é entregue

Momento da inauguração e sala do inédito Projeto Rebrincar: Centro de Formação Profissional está pronto para oferecer cursos (Crédito: Renato Jr/PMI).

A manhã desta quinta-feira (20/06) foi marcada pela entrega do inédito Complexo de Formação Profissional Alice de Oliveira Carniatto, que ocupa as antigas instalações da Universidade São Francisco (USF). Entre muitos convidados e família da homenageada, foi entregue o complexo, que é composto por oito salas de aula, laboratório de informática, banheiros feminino e masculino (inclusive com banheiro acessível), auditório, sala de reuniões, duas cozinhas - depósitos, lavanderia, além da secretaria administrativa.

Foram feitas ainda a recuperação das placas do forro do prédio, pintura completa, instalação de holofotes e luzes externas do jardim, calçadas internas, além do paisagismo da ampla área defronte ao local.

Localizado na rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45, Centro, o prédio ajardinado agora é destinado ao ensinar e ao empreender. Totalmente ressignificado com recursos municipais próprios e com a valiosa ajuda de voluntários - caso da MRP Moveleira - o Centro de Formação Profissional ganhou um novo espaço para que abriga o inédito Projeto Rebrincar – solarium e sala de brinquedos - com instalação de grama sintética.

O Centro de Formação Profissional reunirá atividades e projetos da Secretaria da Educação, de Esportes e de Governo – via Fundo Social de Solidariedade de Itatiba (FSS). Pela Secretaria de Educação, quatro salas do complexo serão destinadas às aulas para formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino. Já na sala de Esportes, serão concentrados os treinamentos de xadrez e damas que a secretaria oferece. Ao Fundo Social, estão destinadas salas do Programa FormAção, espaço para exposições e encontros da Mostra Criativa e também a sede do Rebrincar.

Projeto Rebrincar

Pelo Fundo Social, além de ser mais uma opção para aulas do Programa FormAção, o novo Complexo de Formação abriga o inédito Projeto Rebrincar. Trata-se de um banco de brinquedos, em que crianças poderão trocar itens – usados e em bom estado. A sustentabilidade está presente não só nessa troca de brinquedos, mas também na manutenção deles – equipes de artesãs do Fundo Social se encarregarão de repaginar aqueles que necessitarem de ajustes, pequenos reparos ou confecção de roupinhas novas, para deixá-los perfeitos e como novos para a troca!

Além do incentivo ao consumo consciente, a ideia do projeto é estimular a conscientização sobre a importância da reutilização e do cuidado com os objetos, evitando descartes. Além disso, promove a solidariedade e o compartilhamento, incentivando as crianças a valorizar o que já têm e a entenderem o impacto de suas ações junto ao meio ambiente e à comunidade.

ComplexoAliceInaugurado

Vocação educacional

Em nome da família da patronesse, falou sua filha, Eloysa Carniatto. “Esse é um projeto que tem tudo a ver com minha mãe” – disse, sobre Dona Alice, uma reconhecida benfeitora em ações sociais de Itatiba nas últimas décadas. O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, enalteceram a vocação educadora do prédio, que por anos serviu à universidade. “A educação em todo seu sentido amplo está de volta a este prédio, agora adequado para oferecer o melhor às pessoas de Itatiba”, disse ela.

Parceiros

Trabalharam em conjunto na adaptação do prédio e criação do Complexo de Formação Profissional Alice de Oliveira Carniatto equipes de Educação, Obras e Serviços Públicos, Meio Ambiente e Agricultura e Governo – Fundo Social de Solidariedade. Além dos setores municipais, são parceiros do Centro de Formação Profissional o Rotary Club de Itatiba/ Associação das Senhoras dos Rotarianos (Asri), Senai, Sebrae, Fatec Itatiba Maria Eunice Amadeo de Almeida, Sindicato Rural de Itatiba, Instituto Ayrton Senna e a própria Universidade São Francisco (USF). Na próxima semana, cursos e aulas já serão oferecidos à população no novo espaço educacional de Itatiba.