Congresso Técnico marca contagem regressiva para os Jogos Regionais 2026 em Itatiba
Representantes de cidades que competirão em Itatiba participaram do encontro que definiu grupos e confrontos da competição nesta terça (23/06), no Teatro Ralino Zambotto
Momento do Congresso Técnico - nesta terça (23/06) que marca a primeira ação dos Jogos Regionais 2026 em Itatiba (Camila de Magalhães/PMI)
A menos de três semanas para o início dos 68º Jogos Regionais da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, Itatiba deu mais um importante passo na organização da competição.
Nesta terça-feira (23/06), o Teatro Ralino Zambotto recebeu o Congresso Técnico dos Jogos Regionais 2026, reunindo dezenas de representantes dos municípios participantes para o sorteio das chaves, definição dos confrontos e alinhamento dos detalhes finais da competição.
O encontro marcou oficialmente o início da contagem regressiva para os Jogos, que serão realizados entre os dias 14 e 23/07 e devem reunir cerca de 5 mil atletas de 48 municípios paulistas. Somando dirigentes, equipes de apoio, arbitragem e torcedores, a expectativa é que aproximadamente 10 mil pessoas passem por Itatiba durante o período da competição.
Presente no Congresso Técnico, o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira destacou a importância do evento para o município. “Hoje damos um passo importante para o início dos Jogos Regionais aqui na nossa cidade. Serão quase 10 mil pessoas que estarão em Itatiba no mês de julho. Além de ser uma grande competição esportiva, certamente vai movimentar a economia da nossa cidade, com hotéis, supermercados, postos de combustível e diversos outros setores recebendo essas pessoas que virão desfrutar do esporte e também conhecer Itatiba”, afirmou.
O secretário de Esportes de Itatiba, Marcelo Cyrillo, avaliou positivamente o encontro e ressaltou a receptividade oferecida às delegações. “Foi um Congresso de grande sucesso. As cidades que vieram foram muito bem acolhidas e creio que esse é o pontapé inicial para realizarmos jogos maravilhosos e mostrar que Itatiba está pronta. É neste momento que as cidades conhecem seus adversários da primeira fase e começam a definir as estratégias para buscar os melhores resultados”, explicou.
Além dos representantes municipais, o Congresso Técnico contou com a presença de autoridades esportivas do Governo do Estado de São Paulo. O chefe da Divisão de Esportes e Lazer do Estado, Georgios Stylianos Hatzidakis, destacou a tradição de Itatiba na realização de grandes eventos esportivos. “Itatiba tem uma tradição de sediar eventos esportivos do estado de São Paulo com grande sucesso. Nosso papel é agradecer ao prefeito e a toda a equipe da Prefeitura pelo empenho na realização dos Jogos. Será uma competição bastante equilibrada e disputada, especialmente pela busca das vagas para os Jogos Abertos do Interior”, comentou.
A chefe da Seção Regional de Esporte e Lazer de Campinas, Paula Guedes, também elogiou o envolvimento do município na preparação da competição. “Estamos muito felizes porque Itatiba recebeu os Jogos Regionais de braços abertos. A cidade realmente quis fazer acontecer, e isso promove o esporte e valoriza o município. Os Jogos Regionais são o nosso carro-chefe, uma competição que reúne milhares de atletas e que, ao longo da história, já revelou atletas olímpicos. É um evento que inspira pessoas a praticarem esporte, melhora a qualidade de vida e leva o nome das cidades para todo o Estado”, destacou.
A abertura oficial dos Jogos Regionais está marcada para o dia 16/07, às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes José Boava.
Mobilização de voluntários
A Secretaria de Esportes também segue mobilizando voluntários para atuar durante a competição em atividades como recepção de delegações, apoio operacional e organização dos locais de disputa. Os interessados em participar podem registrar nome e contato diretamente na Secretaria de Esportes pelo telefone 4524-0300.

