Construção das Avenidas Marginais tem seis pontos de obras em diferentes áreas

Avanço tem novas interdições de vias e trechos que demandam de atenção dos motoristas

Construção das Avenidas Marginais tem seis pontos de obras em diferentes áreas

Avenida Genaro Palladino é um dos trechos de obras mais intensas nessa fase de construção das Vias Marginais; motoristas devem ter cuidado redobrado e não transitarem em vias fechadas. (Renato Jr./PMI)

 

 

Um grande canteiro de obras em seis pontos diferentes na região central. Esse é o atual momento na construção das Avenidas Marginais, a maior obra de infraestrutura que a Prefeitura de Itatiba realiza atualmente.

Os contornos da área central de Itatiba já têm mudado de forma expressiva. “São vários pontos da cidade que estão com a construção das Avenidas Marginais a todo vapor. As frentes de trabalho são tanto de drenagem e combate a enchentes quanto de mobilidade. Uma das maiores está na Avenida Genaro Palladino, que é o alargamento do Ribeirão Jacaré e instalação de uma nova etapa do muro de pedras nas laterais do ribeirão. E, nesses últimos dias, elas entraram num momento mais complexo em relação ao trânsito. Sabemos que os transtornos já ocorrem e ainda vão ocorrer por um tempo. Mas é preciso, para avançar como planejamos - entregar ano que vem as Avenidas Marginais”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, em visita a um dos trechos em obras.

Ritmo acelerado

Com supervisão e sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, as Avenidas Marginais são uma das maiores iniciativas dentro do programa municipal Avança Itatiba, e andam num ritmo bastante acelerado. De acordo com o secretário da pasta, Adilson Franco Penteado, “Como é basicamente uma obra de drenagem e infraestrutura, sabemos que depende muito das condições do tempo e das intempéries. Estamos com várias frentes de trabalho e seguindo dentro do cronograma”, destacou.

Além de ajudar na fluidez do trânsito – hoje com vários gargalos exatamente nas vias onde estão as obras - as Avenidas Marginais têm objetivo claro: melhorar a drenagem de toda área central, evitando inundações especialmente na parte baixa de Itatiba. 

“A gente está percebendo que o que já foi feito, principalmente na proteção das margens do Ribeirão Jacaré, tem dado resultado – tivemos recentemente fortes chuvas e, embora as obras ainda estejam incompletas, o resultado já está surgindo com o escoamento esperado”, pontua o secretário.

 

Marginais_2

(Renato Jr./PMI)

Trechos com obras

Nesta primeira quinzena de novembro, há obras:

=> Na Avenida Genaro Palladino (acima): junto ao Ribeirão Jacaré - alargamento de leito e colocação de muro de pedras; 

=> Perto da Praça Benedito Tinello (São Cristóvão): alargamento de leito e construção de nova ponte; 

=> Entre as avenidas Maria de Lourdes Abreu e Independência – infraestrutura da nova via aberta;

=> Avenida Guerino Grisotti – alargamento de leito e colocação de muro de pedras;

=> ‘Rotatória dos Bombeiros’ (entre vias Gerson Gotardo, Jundiaí e Piza e Almeida), margeando o Córrego dos Operários: instalação de infraestrutura das pontes;

=> Avenida Olga Tarrussello Geromel – construção de nova rotatória. 


Atenção dos motoristas

Os seis pontos estão com restrição total ou parcial de trânsito, sendo necessária atenção redobrada de motoristas e condutores – inclusive para não passar pelos trechos em que as novas ruas estão aparentemente prontas. Ainda estão sendo instalados dispositivos que garantirão segurança ao trânsito. Mesmo com as indicações, há quem fure os bloqueios pondo em risco a si mesmo e aos trabalhadores das obras.

“Não existe nenhum trecho liberado. Então, a gente coloca tubo de concreto para impedir as pessoas de passar, mas às vezes tiram o tubo de concreto e entram; tem outros que derrubam cavaletes e entram. Agora, em alguns lugares, nós estamos colocando até terra para evitar o acesso. É necessário que tenham um pouco de calma, porque não existe ainda sinalização de solo. Mas, no geral, a gente agradece toda a população, que está entendendo e ajudando”, completa o secretário.

Marginais_3

(Renato Jr./PMI)