Educação de Jovens e Adultos está com inscrições abertas para segundo semestre

São cinco unidades com aulas da EJA, que em Itatiba tem aprendizado além da sala de aula

Educação de Jovens e Adultos está com inscrições abertas para segundo semestre

Alunos da Educação de Jovens e Adultos têm atividades culturais, como este recital lírico no último dia 14; inscrições seguem até agosto (Crédito: Divulgação/PMI).

Estão abertas as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com início neste segundo semestre do ano letivo de 2024. Através da Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiba, são cinco opções no município para o Ensino Fundamental, sendo duas à tarde, do 1º ao 5º ano: no Centro de Referência de Ação Social (Cras) San Francisco e no Condomínio Residencial Getúlio Luvison.

Já para aulas à noite, até o 9º ano, são nas Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) Inês Prado, Nazareth e Chico Peroba. Para o período noturno, a Prefeitura disponibilizará ônibus para os alunos. As inscrições devem ser feitas até 09/08, diretamente na unidade de interesse - confira contato abaixo.

Basta apresentar cópias de RG, CPF, certidão de casamento ou nascimento, comprovante de residência e histórico escolar - os que não tiverem em mãos, podem solicitar auxílio no momento da matrícula, pois os funcionários das escolas estão preparados para ajudar. Mais informações pelo telefone 3183-0630 - ramal 2033.

Além da sala de aula

O conteúdo de aprendizagem da EJA vai além dos limites da sala de aula. Freqyentemnte alunos da EJA de Itatiba tem aulas práticas fora da sala de aula. É o caso do último dia 14, quando cerca de 170 alunos apreciaram um recital apresentado no Auditório da Prefeitura pelo cantor lírico itatibense Victor Zavinsck e pelo maestro Michele Massaro, de Campinas. “Este foi um momento cultural para os alunos da EJA, em homenagem aos 150 anos da imigração Italiana no Brasil feita pelo cantor Victor, que também se apresentará no Sarau da EJA no Itatiba Esporte Clube dia 06 de setembro”, adiantou a coordenadora Fabiana Rodrigues.

Além do aumento no acesso à cultura, a EJA de Itatiba vem promovendo diversas atividades neste primeiro semestre. Dentre elas, aula de artesanato e Introdução à Robótica (a primeira turma EJA do programa Letramento e Robótica do Estado); sessões de cinema Pontos MIS na Biblioteca Municipal Chico Leme; teste de diabetes; exercícios de coordenação motora e equilíbrio na Casa da Juventude; visita ao Senai Luiz Scavone sabendo mais sobre cursos, profissionais e trocando conhecimentos; parceria com a Secretaria de Esportes para atividades de lateralidade; e diversas visitas, como à Sabesp, conhecendo o tratamento de água; a empresas Bobst, Ypê, curso na Quinta dos Mendes de doma com cavalos - aos alunos que se interessaram junto com parceria de trabalho; e ao Museu Municipal Padre Lima quando da exposição Prefeitos de Itatiba.

Integrando

Além das oportunidades com matrículas abertas, a EJA também mantém duas salas para bolsistas do Programa Integrando, em parceria com a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, até 9º ano do Ensino Fundamental - à tarde, no Centro da Juventude, sede do programa no NR Afonso Zupardo, sob responsabilidade da Emeb Philomena Salvia Zupardo.

Onde fazer a matrícula da EJA 2024 - 2o. semestre

1° ao 5° ano - à tarde

-CRAS I, no San Francisco (inscrições na Emeb Inês Prado, 4524-5855)

-Cond. Res. Getúlio Luvison (inscrições na Emeb Profa. Guiomar A. Ciarbello, 4524-0295)