Estão abertas inscrições para 4.o mutirão de castração do ano pela Cobema

Interessados têm até o dia 10/07 para se inscrever. Mutirão será no último sábado de julho (26)

Estão abertas inscrições para 4.o mutirão de castração do ano pela Cobema

 Primeiro mutirão do ano, em parceria com o Abrigo Pitukinha, foi em fevereiro e abriu sequência; quarta edição será em 26/07 próximo (Arquivo/PMI)


A Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) da Prefeitura de Itatiba promoverá o 4.o mutirão de castração de cães e gatos deste 2025 e está recebendo novas inscrições de interessados até o próximo dia 10/07. O órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura agendou para dia 26, último sábado de julho, este mutirão, que será realizado novamente no Parque Luís Latorre, entre 8h e 17h, no Castramóvel.

 

Novamente serão castrados animais vira-latas, além de gatos e cães de raça - exceto braquicefálicos, que são os de cabeça curta e focinho achatado, como shih tzu, lhasa apso, pugs, spitz, bulldog e yorkshire. Essas raças não são contempladas na ação municipal porque precisam de um tipo de suporte anestésico que o mutirão não tem.

A Cobema está preparada para fazer 200 castrações, que atenderão tanto quem já está na lista (estes serão chamados automaticamente) quanto novas inscrições. A ação é fruto de parceria do município - por meio da Cobema - com o Abrigo Pitukinha Instituto de Ajuda aos Animais, via recursos conseguidos através de emenda do deputado federal Bruno Ganem.

Somente neste ano, nos três mutirões anteriores, já foram castrados gratuitamente mais de 550 animais. A primeira ação foi no final de fevereiro e as duas seguintes em junho último, durante a Semana do Meio Ambiente, nos dias 01 e 08/06.

Como se inscrever?

Estão aptos à castração animais de até 5 anos de idade com peso mínimo de 2 quilos. Os tutores de cães e gatos residentes em Itatiba interessados devem se cadastrar pessoalmente na Cobema, à Rua Francisco Biazotto - 125, na Vila Rita (rua sem saída) ou telefonar para o 4487-2805. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

Os novos cadastros serão adicionados a uma lista já existente na Cobema e serão agendados de acordo com a ordem dessa listagem. Aqueles que não forem chamados nestes mutirões, permanecem no cadastro para posterior castração gratuita na Cobema. Vale lembrar que quem tinha cirurgia marcada no mutirão e perdeu a data, é considerado faltoso e deve fazer nova inscrição.