Férias no Planetário terá observação do céu na pista do parque e cursos gratuitos

Dias 25 e 27/07 tem observação do céu noturno com telescópio na pista do Ferraz Costa – destaque das ações da Secretaria de Educação nestas férias

Férias no Parque de julho 2022; atração estará de volta entre 13 e 16 de julho (Arquivo/PMI)

O período é de férias, mas ainda é tempo de aprender de forma divertida e na prática. A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação, está com programação especial no Planetário Municipal Prof. Benedito Rela começando já na próxima semana.

O Planetário, que fica no Parque Ferraz Costa, está com inscrições abertas até sexta-feira (07/07) para dois cursos de Astronomia, inclusive na prática. Elas devem ser feitas na Estação Ciências Profa. Neide Terezinha Canal Pereira - das 8h às 17h, de segunda a sexta, tanto pessoalmente quanto pelo telefone 4594-2719.

E na última semana do mês tem o retorno, após anos, de uma atividade para toda a família: observação do céu noturno com telescópios. Esta atividade, intitulada De Olho Na Lua, será realizada na Pista de Atletismo do Parque Ferraz Costa. Para participar, basta comparecer e retirar a senha na chegada e observar a Lua Crescente com telescópios. Será nos dias 25 a 27/07 (terça, quarta e quinta), das 19h às 22h.

Cursos na prática

O primeiro dos cursos do Férias no Planetário é o de Difusão Científica - Astronomia no Parque e tem como público-alvo crianças com idade entre 9 e 13 anos. Será de 10 a 12/07, das 14h às 16h, abordando a observação do céu a olho nu, Lua, Sistema Solar, estrelas, nebulosas e galáxias.

Já o segundo curso, de Difusão Científica - Astronomia Prática, é para todos os interessados com idade a partir dos 14 anos de idade. Será entre 10 e 13/07, das 19h30 às 22h, abordando a observação do céu a olho nu, a Esfera Celeste, Movimentos da Terra e Estações do Ano, Lua e Sistema Solar, objetos de céu profundo e telescópios. Ambos terão conteúdos passados através de aulas teóricas aliadas ao uso de aplicativos e simulações no Planetário.

Férias no Parque e na Biblioteca

A programação das férias de julho da Prefeitura de Itatiba tem ainda outras atividades. Desde o início do mês, a Biblioteca Municipal Francisco da Silveira Leme - Chico Leme está com programação especial quase que diariamente, começando sempre às 14h e completamente gratuita.

Tem as Segundas Literárias, as Terças Criativas (com interação, contação de história, encenação, jogos e brincadeiras), as Quartas de Contação de História e Quintas Artísticas, entre outras atividades como exibição de desenhos e bate-papo sobre cultura. Para inscrições e checagem de vagas, o telefone/WhatsApp é o (11) 4594-5488. A Biblioteca fica na Rua Campos Salles - 380, no Centro.

Já a partir do dia 13 a aguarda atividade recreativa Férias no Parque está de volta. O Parque Luís Latorre será um grande centro de diversões até 16/07, com brinquedos infláveis e personagens infantis. A Prefeitura de Itatiba vai oferecer também pipoca e algodão-doce de graça para os participantes. Durante os quatro dias, o funcionamento será das 10h às 17h.