Fórum Municipal foca participação dos homens pelo fim da violência contra as mulheres
Primeira edição encerra campanha municipal dos 16 Dias de Ativismo pela causa

Na manhã desta terça-feira (06/12) foi realizado o 1° Fórum Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A ação é da Prefeitura de Itatiba e encerra a programação pelos 16 Dias de Ativismo - Campanha Municipal pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas.
O evento, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da prefeitura, contou com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e do secretário de Saúde, Renan Dias Irabi. Na ocasião, foi lançado o Curso de Prevenção à Violência Doméstica com Estratégia de Saúde da Família.
A ação preventiva, que integra o programa municipal Inova Saúde, vai capacitar - a partir de janeiro de 2023 - agentes comunitários de saúde para levar orientação sobre a causa para dentro das casas de Itatiba. Esses profissionais serão orientados a acolher mulheres em situação de risco e levar informação sobre meios que a mulher tem para buscar ajuda.
Mobilização dos homens
06 de dezembro é Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência e Roberto José Daher, delegado aposentado e criador do programa Guardião da Mulher na cidade de Artur Nogueira, onde é secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, palestrou sobre o papel fundamental dos homens nesta causa, na conscientização das formas de violência contra a mulher e ao evitar praticar.
“O mais importante é o homem difundir esta conscientização, falando sobre e chamando atenção quando se deparar com uma situação em que se tenha violência contra a mulher. É muito comum nas rodas de homens se referir à mulher de uma forma depreciativa. Quando isso acontecer, aqueles que têm a consciência devem tentar demonstrar aos demais o quão errado é aquilo. São formas de tentar erradicar qualquer forma de violência contra a mulher”, orientou, destacando que a violência vai além do físico, sendo também sexual, psicológica, moral e financeira. O fórum contou com profissionais de diversas áreas, com a presença da Guarda Municipal (GM) e foi encerrado com uma roda de conversa.
Outras ações de conscientização
Além do fórum, a Prefeitura de Itatiba também realizou caminhada de conscientização no dia 27/11, com trajeto de ida e volta do Parque Luís Latorre até a Casa Rosa da Mulher, uma das unidades do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que tem como foco o atendimento e acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Nesta unidade, localizada na Rua Expedicionários Brasileiros - 90, Centro, no último dia 30/11, foi realizado o workshop Empoderamento Feminino, com Camila Godoy, Marisa Scarpelli e Patrícia Sanfins, para abordar como fazer reorganização financeira, pelo grande número de mulheres que não denuncia a violência sofrida por depender financeiramente do companheiro. Para contatar a Casa Rosa da Mulher, o telefone é o 4594-3277.