Fórum Municipal foca participação dos homens pelo fim da violência contra as mulheres

Primeira edição encerra campanha municipal dos 16 Dias de Ativismo pela causa

Fórum Municipal foca participação dos homens pelo fim da violência contra as mulheres

Na manhã desta terça-feira (06/12) foi realizado o 1° Fórum Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A ação é da Prefeitura de Itatiba e encerra a programação pelos 16 Dias de Ativismo - Campanha Municipal pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas.

O evento, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da prefeitura, contou com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e do secretário de Saúde, Renan Dias Irabi. Na ocasião, foi lançado o Curso de Prevenção à Violência Doméstica com Estratégia de Saúde da Família.

A ação preventiva, que integra o programa municipal Inova Saúde, vai capacitar - a partir de janeiro de 2023 - agentes comunitários de saúde para levar orientação sobre a causa para dentro das casas de Itatiba. Esses profissionais serão orientados a acolher mulheres em situação de risco e levar informação sobre meios que a mulher tem para buscar ajuda.

 

Mobilização dos homens

06 de dezembro é Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Roberto José Daher, delegado aposentado e criador do programa Guardião da Mulher na cidade de Artur Nogueira, onde é secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, palestrou sobre o papel fundamental dos homens nesta causa, na conscientização das formas de violência contra a mulher e ao evitar praticar.

O mais importante é o homem difundir esta conscientização, falando sobre e chamando atenção quando se deparar com uma situação em que se tenha violência contra a mulher. É muito comum nas rodas de homens se referir à mulher de uma forma depreciativa. Quando isso acontecer, aqueles que têm a consciência devem tentar demonstrar aos demais o quão errado é aquilo. São formas de tentar erradicar qualquer forma de violência contra a mulher”, orientou, destacando que a violência vai além do físico, sendo também sexual, psicológica, moral e financeira. O fórum contou com profissionais de diversas áreas, com a presença da Guarda Municipal (GM) e foi encerrado com uma roda de conversa.

 

Outras ações de conscientização

Além do fórum, a Prefeitura de Itatiba também realizou caminhada de conscientização no dia 27/11, com trajeto de ida e volta do Parque Luís Latorre até a Casa Rosa da Mulher, uma das unidades do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que tem como foco o atendimento e acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Nesta unidade, localizada na Rua Expedicionários Brasileiros - 90, Centro, no último dia 30/11, foi realizado o workshop Empoderamento Feminino, com Camila Godoy, Marisa Scarpelli e Patrícia Sanfins, para abordar como fazer reorganização financeira, pelo grande número de mulheres que não denuncia a violência sofrida por depender financeiramente do companheiro. Para contatar a Casa Rosa da Mulher, o telefone é o 4594-3277.