Fundo Social apresenta calendário 2024 da Mostra Criativa

Primeira edição do ano será em março; capacitação aos participantes já começou

Fundo Social apresenta calendário 2024 da Mostra Criativa

Artesãos se reuniram na sede da Prefeitura na noite desta terça (20/02), quando o Fundo Social apresentou cronograma anual da Mostra Criativa de Itatiba de 2024 (Crédito: Tatiana R. Petti/PMI).

Devido ao sucesso de 2023, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Itatiba preparou um cronograma anual para a Mostra Criativa de 2024, grande vitrine gratuita oferecida a artesãos locais. Serão quatro edições em 2024 e com novidade: três delas aos domingos no Parque Luís Latorre. A primeira será já no próximo mês, em 10/03, com foco na proximidade da Páscoa - no final do mês.

A apresentação do cronograma anual foi na noite desta terça-feira (20/02) no auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura, com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e equipe do Centro de Capacitação Solidária. “Conseguimos implantar o que tínhamos dito no ano passado: planejamento. Começamos no Parque aos sábados, pensamos a respeito disso, em abrir novos espaços e no calendário do ano inteiro, para começar a divulgar a partir de já. O objetivo da Mostra é dar espaço para vocês desenvolverem e mostrarem o trabalho e girar a economia criativa”, disse o prefeito Thomás aos participantes.

MostraCria24 - 1

As demais edições também terão foco na proximidade das datas comerciais: 11/05, véspera de Dia das Mães; 04/08, domingo anterior ao Dia dos Pais; e 10/11, já com itens natalinos, devido à proximidade com o fim do ano.

Esta grande vitrine do Fundo Social é organizada pela Oficina Retalhos do Coração, ateliê da Capacitação Solidária, e tem como coordenadoras as profas. Ana Paula Pugliero Souza e Elaine Araújo. “Também teremos quatro edições especiais no Centro Administrativo. Os artesãos estão muito felizes, pois podem contar com este espaço para a Mostra o ano todo”, já adiantou Ana Paula.

Aulas de aperfeiçoamento

Os participantes têm a oportunidade de aperfeiçoamento a cada edição. Por isso, seguida da apresentação, teve início a primeira capacitação da Mostra Criativa deste ano, em parceria com o Programa FormAção.

O tema foi Precificação com o prof. voluntário Marcos Rogério Naitzk. A próxima será na terça que vem (27/02), no mesmo local e horário, sobre Turismo Aplicado ao Artesanato, em parceria com o Sebrae, com Érica Miguel de Jesus.

Ao todo, oito aulas estão agendadas até outubro - confira todas as informações abaixo. Interessados em fazer parte da Mostra Criativa devem procurar diretamente o Centro de Capacitação do FSS, no telefone 4534-3310 e WhatsApp 94712-0500.

Histórico

A história de sucesso da Mostra Criativa de Itatiba começou em 2023 com seis atividades: três edições no Parque Luís Latorre e duas edições especiais. As duas primeiras edições foram em 10/06 e 23/09, com parceria do Galpão Criativo da Prefeitura de Jundiaí. Em outubro, teve a primeira edição especial, com 60 participantes, aproveitando o grande público que compareceu à Festa das Crianças promovida pela Prefeitura de Itatiba.
A 3ª edição foi no início de dezembro, com mais de 80 artesãos e horário estendido. Outra edição especial foi em dezembro, quando grupo de variados artesãos se revezaram ao longo de uma semana expondo na Prefeitura de Itatiba.

Cronograma das próximas aulas da Mostra Criativa 2024

Local: Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline

27/02 - Turismo Aplicado ao Artesanato

Com Érica Miguel de Jesus, do Sebrae