Maior complexo educacional de Itatiba será inaugurado domingo (23/06)

Novos Cemei e Emeb criarão juntos mais de 1000 vagas na Rede Municipal de Ensino

Maior complexo educacional de Itatiba será inaugurado domingo (23/06)

Imagens aéreas do Complexo Educacional Amadeu José Bertoni, que Itatiba ganhe neste domingo (23) (Crédito: Renato Jr/PMI).

Um Cemei - Centro Municipal de Educação Infantil, uma Emeb - Escola Municipal de Ensino Básico e ainda um almoxarifado para Secretaria de Educação. Esses três prédios juntos compõem o Complexo Educacional Amadeu José Bertoni, que será inaugurado pela Prefeitura de Itatiba às 9h30 neste domingo (23/06), na rua Maria de Lourdes Pântano Scavone, 20, Jardim Santo Antônio.

Tido como o maior complexo voltado à educação atualmente no município, o local tem capacidade para atender mais de 1000 alunos, numa faixa que vai de zero a 11 anos, além da Educação dos Jovens e Adultos, que funcionará com salas em período noturno.

No Cemei Profa. Maria José Panzarin Carminatti – Dona Zeca Panzarin, serão atendidas crianças na desde berçário até os 6 anos de idade. São 11 salas de aula, banheiros infantis – inclusive com sanitários adaptados ao tamanho das crianças - e amplo parque, além de refeitório, cozinha com despensa e salas para área administrativa.

Já a Emeb Profa. Sonia Maria Tuon conta com sete salas, amplo pátio, área administrativa, quadra esportiva coberta, cozinha, laboratório de informática e a biblioteca Profa. Mari Soares, além de área gramada externa. Nela, serão atendidos alunos do 1o. ao 5o. ano do Ensino Fundamental.

Ainda no complexo, um grande galpão, acessado pela rua Antonio Busca – mais conhecida como rua da feira livre das quintas-feiras – abrigará o almoxarifado da Educação de Itatiba, e levará o nome de Flávio Augusto Vicentini.

“Essa é, com certeza, uma grande entrega. São duas escolas, um Cemei e uma escola, que vão atender crianças de 0 a 11 anos. É um complexo por onde passarão gerações, que serão educados para o futuro de Itatiba. Além disso, o mesmo prédio vai receber salas noturnas de EJA. O investimento em educação é sempre importantíssimo, com resultados que vamos ver no futuro , ressalta o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira. O complexo está preparado para oferecer aulas já a partir de agosto, iniciando com as atividades de Cemei.

ComplexoEducacionalBertoni1

Processo

O local que agora abriga o Complexo Educacional Amadeu José Bertoni, uma antiga fábrica de barracas e que vinha passando por reformas de adaptação para implantação de uma escola privada, foi desapropriado pela Prefeitura, tornando-a pública, devido à sua localização estratégica e ao seu porte: são 2.600 metros quadrados de área construída, numa área total do terreno de aproximadamente 5 mil metros quadrados.

Pertencente à família Bertoni, o imóvel foi desapropriado através de ação judicial com investimento municipal de aproximadamente R$ 9,8 milhões – devido ao interesse público em fazer uma escola no local estratégico, uma área central mas que também tem fácil acesso a bairros populosos onde cresce a demanda por vagas na educação pública municipal.