Mais de 1 tonelada de alimentos é arrecadada pelo FSS com troca de camisetas do Outubro Rosa

Camisetas temáticas estão esgotadas após sucesso na troca da edição 2023 - Prevenção É Vida!

Outubro Rosa 2023 - Prevenção É Vida! está com camisetas esgotadas; programação segue durante todo o mês em prol da conscientização pela detecção precoce do câncer de mama (Divulgação/PMI)

A Prefeitura de Itatiba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), arrecadou mais de 1 tonelada de alimentos através da Campanha Outubro Rosa 2023 - Prevenção É Vida! Desde o último sábado (29/09), data de abertura da campanha, com a entrega de 1kg de alimento podia-se retirar uma camiseta alusiva ao tema. Esta foi mais uma ação de sucesso, com camisetas esgotadas.

A maioria dos interessados fez a troca já na caminhada que deu início à programação. Outra parte foi retirada ao longo desta semana na Unidade Mercadão, do Fundo Social, que contabilizou os alimentos arrecadados na manhã desta quinta-feira (05/10).

Os itens de maior quantidade são: açúcar (349kg), feijão (280kg) e macarrão (97kg). Os alimentos serão destinados a famílias cadastradas em projetos sociais da Prefeitura de Itatiba. Neste ano, as camisetas tiveram patrocínio de Atilatte, BJ Transportes, Bobst, Dry All, Jofege, Prodigy, Sabesp, Simões & Cabral, Spid Brasil e TCI.

Chá beneficente

Na tarde de ontem (quarta, 04/10) foi realizada mais uma ação do Outubro Rosa 2023: o Chá Beneficente da Rede de Combate ao Câncer de Itatiba, parceira do FSS. Muitas participantes estavam usando a camiseta da campanha.

OutubroChádaRede1
(Renato Jr./PMI)

O evento foi na Fazenda Dona Inês Espaço de Eventos, no Bairro dos Cocais, e contou com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, da presidente do FSS, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, da vice-presidente do FSS, Rosa Paladino Delforno, secretários da Saúde, Renan Dias Irabi e Lucas Zeponi (adjunto) além de outras autoridades.

O Outubro Rosa 2023- Prevenção É Vida! tem também parceria com a Câmara Municipal de Itatiba, onde está a 3ª Exposição Fotográfica Um Toque de Esperança, aberta na noite da última segunda-feira (02), quando também espaços públicos já exibiam iluminação especial, na cor rosa, em alusão ao tema.

Sábado Rosa

A programação tem continuidade neste dia 07/10, quando será realizado o Sábado Rosa na Saúde. Das 8h às 16h, 22 unidades básicas de saúde terão diversos serviços realizados à mulher: exame papanicolau, avaliação para solicitação de mamografia, consultas médicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, bem como palestras de cuidados e prevenção ao câncer de mama.

Esta ação da Secretaria de Saúde será junto com o Dia D de Multivacinação, que deverá levar muitas famílias às unidades, também para atualização da carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes até menores de 15 anos de idade – estarão disponíveis todas as vacinas preconizadas pelo calendário do Ministério da Saúde, como polio, pentavalente, sarampo, rubéola, além das de gripe de Covid para estes públicos. Adolescentes também poderão ser vacinados contra o HPV, por exemplo.

Outubro Exposição 2 (1)
(Tatiana R. Petti/PMI)

Mais programação

Depois, o Outubro Rosa continua na segunda quinzena do mês com: 17/10 às 10h, com a exposição fotográfica Um Toque de Esperança na sede da Prefeitura; 18/10 às 14h com a Tarde de Prêmios da Rede no IEC; 20/10 às 19h com o lançamento do livro Remembranças no Conservatório com parte da renda à Rede; 26/10 às 11h com a Oficina de Automaquiagem para pacientes do Centro Oncológico de Itatiba; e 27/10 às 9h com palestra “A importância da Fisioterapia no tratamento do câncer e demonstração de cuidados com a pele” na EGGP-Centro de Formação Idésio Masiero.