Mostra Criativa de Itatiba terá mais de 100 expositores

Evento promovido pelo FSS será no Parque Luís Latorre neste sábado (10/06) das 10h às 18h

Mostra Criativa de Itatiba terá mais de 100 expositores

Na manhã desta terça (06/06) o FSS realizou o sorteio da posição dos expositores na Mostra Criativa de Itatiba, programada para este sábado (10/06) no Parque Luís Latorre (Tatiana R. Petti/PMI)

Será neste sábado (10/06) a Mostra Criativa de Itatiba, promovida pela Prefeitura de Itatiba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fundação Escola TVTec. O evento encerra a comemoração oficial pela Semana do Meio Ambiente 2023.

Ao todo, serão 107 expositores que estarão no Parque Luís Latorre, entre 10h e 18h. Na manhã desta terça-feira (06/06), foi realizado o sorteio da posição dos artesãos na área coberta do Parque, intercalando, entre 86 estandes, os 47 participantes de Itatiba - convidados por meio do Programa FormAção e cadastrados do FSS - e os 39 de Jundiaí - do Galpão Criativo/Fundação Escola TVTec, que também incentiva a economia criativa. O sorteio foi realizado no Centro de Capacitação Solidária, no Paço Histórico Municipal Prefeito Roberto Arantes Lanhoso.

Dentre os itens para venda, estarão diversos acessórios, aromatizadores, bijuteria, bolsas, bonecas de pano, bordados, cosméticos artesanais, costura criativa, crochê, gesso, laços de cabelo, MDF, mosaico, pano de prato, perfumaria, produtos naturais e veganos, resina, saboaria, objetos upcycle e velas aromáticas.

Área de alimentação

Além dos artesãos que exibirão itens de decoração e vestuário, também haverá um espaço reservado para a culinária. Serão 21 espaços variados, com integrantes de Itatiba e de Jundiaí. Nesta área, o visitante encontrará biscoitos decorados, coxinha, cuscuz, doces, escabeche e molho de pimenta, geleia, mel, nhoque de batata-doce, palha italiana, pipoca gourmet, talharim, tortas doces e salgadas, além de licores e chopes artesanais.

Oficinas e programação cultural

A programação inclui ainda três oficinas de artesanato e três atividades culturais ao longo do dia. As oficinas serão:
das 10h30 às 12h - sais de banho com André Curado (Jundiaí)
das 14h às 15h - colares de tecido com Matilde Helena Rossini (Jundiaí)
das 15h às 16h - chaveiros com Angela Aragoso e Selma Pereira (Itatiba).

Ainda pela manhã, às 10h30, haverá prática de alongamento com a profa. Pamela Adati, de Itatiba. Logo às 13h, tem apresentação de dança com Lady Agatha, de Jundiaí. Às 15h, a jovem Victória Huggler, cantora de Itatiba faz sua apresentação musical.

A coordenação da Mostra Criativa está a cargo das professoras de artesanato Ana Paula Pugliero Souza e Elaine Araújo, do Centro de Capacitação Solidária do FSS, onde funciona a Oficina Retalhos do Coração, uma das maiores referências em artesanato no Fundo Social de Itatiba.

O objetivo é incentivar aqueles que oferecem produtos/serviços a compartilhar com a população e buscar ferramentas para melhorar o empreendedorismo.