Nações adere à mobilização contra dengue

Ação realizada pela Prefeitura no último sábado (20/01) rendeu a retirada de, pelo menos, cinco caminhões de materiais possíveis criadouros do mosquito da dengue

Nações adere à mobilização contra dengue

Jardim das Nações recebeu ação inédita de combate à dengue no último sábado (20/01) (Crédito: Divulgação PMI).

A Prefeitura de Itatiba mobilizou mais de 30 profissionais de saúde, serviços públicos e Defesa Civil na ação de combate à dengue realizada no último sábado, 20/01, no Jardim das Nações, das 8h às 13h. “Foi uma ação muito positiva, pois tivemos realmente o apoio da população, que aderiu, já deixando materiais para coleta desde cedo nas portas” avalia o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi.

Na varredura, foi encontrado um foco com larvas do mosquito transmissor da doença em uma residência e muitos potenciais criadouros. Foram retirados cinco caminhões repletos de materiais inservíveis e restos de construção. “Muitos criadouros em potencial foram limpos e descartados”, conta a enfermeira Débora Diniz, que conduz a Atenção Primária à Saúde em Itatiba.

Vale lembrar que Itatiba tem o serviço regular de Catabugiganga e que, nesta ação, foi potencializado no Nações, bairro escolhido por ser o primeiro a registrar caso autóctone (contaminação dentro do município) de dengue neste 2024.

Drone identifica pontos problemáticos

O inédito uso de drone da Defesa Civil de Itatiba - Secretaria de Governo para enfrentar a dengue foi marca desta ação. A tecnologia utilizada no combate à doença permitiu que fossem visualizados do alto tanto caixas d’água destampadas quanto pontos de acúmulo de materiais propensos ao acúmulo de água. Ao identificar esses locais, agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) já passavam a informação aos caminhões de coleta, garantindo que os pontos fossem limpos.

AcaoContraDengueNacoes3

Uso de drone foi adotado pela primeira vez no município para enfrentar a doença (Crédito: Mari Carla Giro/PMI).

A ideia inovadora do uso de drone surgiu dos próprios agentes comunitários que atuam no bairro e encontraram dificuldades em vistoriar imóveis fechados e áreas de mata. “Superou as expectativas, já que acessamos lugares onde não conseguíamos antes. A população entendeu e apoiou esta ação”, diz Débora, reforçando: “As visitas de rotina e orientações porta a porta continuam”, lembra.

Uso de repelente e telas

Além da limpeza e monitoramento constantes dos possíveis criadouros que devem ser feitos pela população, a enfermeira Débora aponta uma medida eficaz para evitar a propagação da dengue: “Usem repelente! Todas as pessoas devem usar, tanto aquelas que estão sadias, evitando ser picadas, quanto as que estão doentes, para quebrar o ciclo de novos contágios”, explica.
Um alerta especial aos pais de bebês abaixo de três meses: como nenhum repelente pode ser aplicado em bebês tão novos, é fundamental o uso de mosquiteiros ou telas, evitando que sejam picados.

Combata o mosquito

O mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, se cria em água limpa e parada. Junto com o calor, as larvas se desenvolvem mais rapidamente, trazendo risco à saúde pública. É recomendável que qualquer local que possa acumular água seja totalmente coberto com telas, capas, tampas, areia (caso de vasos) impedindo que o mosquito deposite ovos.

Para que os índices de contaminação da cidade não cresçam, é fundamental a cooperação de todos, especialmente dentro de casas e mantendo terrenos limpos. Para fortalecer a rede de combate à dengue, a população pode denunciar focos do Aedes Aegypti ligando para o telefone 4538-6239.

O trabalho conjunto entre a comunidade e as equipes de saúde é crucial para um enfrentamento efetivo à ameaça da dengue. A prevenção é a chave para a comunidade e garantir um ambiente saudável para todos.

AcaoContraDengueNacoes2