Prefeitura promove grande ação contra dengue no Nações neste sábado (20/01)

Combate à doença terá uso inédito de drone e equipes para coleta de inservíveis e materiais de descarte

Prefeitura promove grande ação contra dengue no Nações neste sábado (20/01)

Para informar os moradores do Jardim das Nações sobre a ação deste sábado (20/01), agentes comunitárias visitaram todo o bairro nesta semana (Crédito: Mari Carla Giro/PMI).

Neste sábado (20/01), a Prefeitura de Itatiba realizará uma grande mobilização no Jardim das Nações para chamar atenção ao combate da dengue, doença que pode ser fatal. A iniciativa é da Secretaria da Saúde para prevenir o alastramento da doença, que já tem casos confirmados nas primeiras semanas de janeiro em Itatiba. O Jardim das Nações foi escolhido por ser o local dos primeiros casos registrados no ano, sendo que há ainda outros em investigação.

A ação – que contará com limpeza, panfletagem e busca ativa por focos, terá saída da UBS-PSF ‘Julio Romanin’ na Rua Costa Rica, às 8h e passará pelas principais vias do bairro. Serão três caminhões para fazer a recolha de materiais inservíveis, além de um para material de construção, que são criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

Além disso, haverá uma ação inédita: o uso de tecnologia no combate à dengue. Um drone da Defesa Civil de Itatiba - Secretaria de Governo auxiliará a identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti que não são acessados pelas equipes em agentes comunitários de saúde (ACS).

A ideia inovadora surgiu dos próprios agentes comunitários que atuam bairro e encontraram dificuldades em vistoriar imóveis fechados e áreas de mata propensas ao acúmulo de água. Com o auxílio do drone, as equipes - também compostas por agentes de combate às endemias (ACE) - poderão identificar, por exemplo, caixas d’água destampadas, que são criadouros em potencial. A água limpa e parada e o calor intenso faz com que as larvas se desenvolvam mais rapidamente, trazendo risco à saúde pública.

O que descartar

A Prefeitura de Itatiba ainda contará com um caminhão para a recolha de material de construção. Os moradores também devem colocar nas calçadas eletrodomésticos, madeira - incluindo móveis desmontados/quebrados e metais/sucatas de ferro, além de roupas e calçados não utilizáveis.

Até às 13h o caminhão de coleta já deverá ter percorrido todo o bairro, segundo planejamento. Além do descarte, é recomendável que qualquer local que possa acumular água seja totalmente coberto com telas, capas, tampas, impedindo que o mosquito deposite ovos.

Desde segunda-feira (15/01), as agentes comunitárias visitam casas entregando panfletos sobre este movimento, para que a população possa separar e colocar na calçada os descartes para a recolha deste sábado.

CombateDengueNacoes 2

Itens a serem coletados

• eletrodomésticos

• inservíveis

• madeira - incluindo móveis desmontados/quebrados

• metais/sucatas de ferro

• roupas e calçados não utilizáveis

Denúncias

Para que os índices de contaminação da cidade não cresçam, é importante a cooperação de todos, especialmente dentro de casas e mantendo terrenos limpos. Para fortalecer a rede de combate à dengue, a população pode denunciar focos do Aedes Aegypti ligando para o telefone 4538-6239.

O trabalho conjunto entre a comunidade e as equipes de saúde é crucial para um enfrentamento efetivo à ameaça da dengue. A prevenção é a chave para a comunidade e garantir um ambiente saudável para todos.