Prefeitura reúne setores para elaborar protocolos de respostas em casos de eventos climáticos severos

Intensidade das chuvas ainda é a maior preocupação no verão – que começa no próximo domingo (21/12)

Prefeitura reúne setores para elaborar protocolos de respostas em casos de eventos climáticos severos

Equipe de trabalho reunida na Prefeitura de Itatiba discute a preparação para impactos que as chuvas de verão venham a causar ao fim de 2025 e começo de 2026. (Renato Jr/PMI)

 

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (16/12) na Prefeitura de Itatiba, o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira reuniu setores – municipais, estaduais e de serviços privados, para alinhamento de protocolos de ações em caso de a cidade ser afetada por chuvas fortes, mais comuns no verão – que começa no próximo domingo (21).

De acordo com o prefeito Thomás, o bom alinhamento entre todos os envolvidos está diretamente ligado ao tempo de resposta dos serviços à população quando acontecem danos por temporais, por exemplo. “Esse comitê de emergências é necessário, pela previsão de um verão muito chuvoso que teremos pela frente. Se algo acontecer, temos que estar prontos para reagir rapidamente”, frisou.


Pela Prefeitura, participaram os representantes da Defesa Civil de Itatiba - Secretaria de Governo, além de Administração, Ação Social, Obras e Serviços Públicos, Meio Ambiente e Agricultura, Segurança e Defesa do Cidadão e Gabinete.

Corpo de Bombeiros, CPFL (responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Itatiba) e Sabesp (água) também estavam representados.

Foram discutidas questões comuns resultantes de temporais e que afetam diretamente a população, como a queda de árvores e suspensão no abastecimento de energia e de água, e alinhados planos de trabalho em conjunto para garantir a minimização de eventuais transtornos e danos.

 

Quem acionar

A Prefeitura de Itatiba responde pelas equipes de Defesa Civil e setor de Serviços Públicos, em geral os mais acionados em episódios de tempestades. Guarda Municipal garante apoio e segurança.

Demais serviços são de gestão estadual, caso dos Bombeiros, ou diretamente com os fornecedores dos serviços. Abaixo os canais onde acessar os serviços mais procurados.

Os Bombeiros, por exemplo, devem ser acionados em caso de quedas de árvores com obstrução de via. Já se a árvore caiu em cima de fiação, o primeiro acionamento deve ser a CPFL – que desliga a rede, para que a remoção possa acontecer de forma segura.

A orientação é que, ao acionar qualquer um desses serviços, forneça o maior número de informações possível – endereço da ocorrência, com dados como ponto de referência e número do local – se for estrada, a quilometragem.

 Se o canal de contato permitir, envie também fotos da ocorrência – as imagens ajudam os técnicos a fazer uma triagem mais rápida. A seguir, as formas principais de contatos rápidos:


Corpo de Bombeiros – 193 

CPFL – 0800 010-1010 ou SMS para 27351

Defesa Civil de Itatiba - 199

Guarda Municipal de Itatiba – 153

Polícia Militar – 190

 

Sabesp – 0800 055 195 ou whatsapp (somente texto) para 11 3388-8000



comite_emergencias_2

 

comite_emergencias_3

(Renato Jr/PMI)