Primeira Mostra Criativa de Itatiba no Parque Luís Latorre é sucesso

Evento promovido pelo FSS de Itatiba em parceria com a Prefeitura de Jundiaí no último sábado reuniu mais de 100 expositores

Primeira Mostra Criativa de Itatiba no Parque Luís Latorre é sucesso

A Mostra Criativa de Itatiba movimentou o Parque Luís Latorre no sábado (10/06); segunda edição está prevista para ser realizada ainda neste ano (Renato Jr./PMI)

A Prefeitura de Itatiba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fundação Escola TVTec, realizou no último sábado (10/06) a primeira edição Mostra Criativa de Itatiba. O galpão coberto do Parque Luís Latorre se transformou em um ambiente de trocas entre artesãos e incentivo ao empreendedorismo. Foram 86 estandes – 47 de participantes de Itatiba - convidados por meio do Programa FormAção e cadastrados do FSS - e 39 de Jundiaí - do Galpão Criativo/Fundação Escola TVTec, que também incentiva a economia criativa.

Os expositores contaram com espaço de 1,5 metros para mostrar seus produtos e fazer negócios. “O evento foi maravilhoso! O dia inteiro de um parque movimentado, pessoas curtindo o evento que tinha de tudo e expositores inclusive que fizeram os cursos do FormAção e estavam expondo. É isso que a gente busca para a população: oferecer formas de se qualificar para gerar renda. Ficamos muito felizes, é muito gratificante”, declarou a primeira-dama e presidente do FSS, Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira.

Mostra Criativa (9)

(Mari Carla Giro/PMI)

A coordenação da Mostra Criativa esteve a cargo das professoras de artesanato Ana Paula Pugliero Souza e Elaine Araújo, do Centro de Capacitação Solidária do FSS, onde funciona a Oficina Retalhos do Coração, uma das maiores referências em artesanato no Fundo Social de Itatiba.

“Foi muito engrandecedor. As pessoas estavam muito felizes em participar – e os que estão iniciando no empreendedorismo também puderam trocar experiência com quem já faz há tempos. Foi uma troca enriquecedora. Tivemos um grande movimento durante todo o dia. Foi um boom pela manhã e muitas pessoas voltaram à tarde com a família, porque gostaram realmente do evento”, comentou Ana Paula.

Mostra Criativa (5)

(Renato Jr./PMI)

“Eles vivenciaram e usaram a criatividade até na hora de expor, com amor e dedicação. As alunas que expuseram estavam muito felizes. Foi um passo para avançarem e serem futuras empreendedoras. Muitos, ao final, estavam elogiando e querendo mais: isso é muito gratificante pra gente da organização”, acrescentou Elaine.

Alunas em nova experiência

Expositoras que foram alunas do Programa FormAção, do FSS, estavam realizadas em participar da Mostra Criativa de Itatiba com o apoio do município. Confira alguns depoimentos:

“Aprendi aqui, não sabia costurar. Gostei muito do curso, fiz bolsas e foi muito legal, vendi bastante”, disse Roneide de Lima Silva Soares.

Mostra Criativa (3)

(Renato Jr./PMI)

“Estou me realizando, pois desde a infância queria aprender a costurar. Agora surgiu essa grande oportunidade e estou aproveitando muito. Indico o FormAção a todos que queiram desenvolver suas artes. Desejei fazer parte dessa Mostra Criativa em gratidão à Prefeitura e a todos que estão colaborando para que isso aconteça”, disse a artesã Sofia Novack Calé.

“Fiz curso de bolsa e necessaire e foi despertando em mim a curiosidade de saber mais. É algo que começou como hobby e hoje já é complemento de renda. Até criei minha marca, com logotipo, para as pessoas identificarem as peças”, disse Renata Érica Barbosa de Araújo, que cria bolsas jeans a partir de reaproveitamento de calças.

Mostra Criativa (4)

(Renato Jr./PMI)

“Estou muito feliz em participar e dividir com as pessoas essa técnica milenar que é o crochê”, disse a expositora Márcia C. Liberatti, que passará a ser a nova professora voluntária do FormAção para ensinar crochê e inglês para negócios.

“Comecei a fazer o curso de Corte e Costura, aprendi técnicas de como aplicar e montei um ateliê. Estou na terceira turma e participei do evento vendendo jogo americano, necessaire e pano de prato. Foi uma experiência muito positiva e com retorno interessante por ser a primeira vez. Quero aguardar a segunda edição”, contou Michela Lucas.

Nova edição

Sobre uma nova edição da Mostra Criativa de Itatiba, a primeira-dama Barbara já prevê a continuidade. “Foi um pedido unânime e vamos trabalhar para que isso possa acontecer de novo”, reforçou a presidente do FSS.

Quem quiser participar da próxima edição já pode deixar o interesse registrado no Centro de Capacitação Solidária, no Paço Municipal Prefeito Roberto Arantes Lanhoso, Praça XV de Novembro - s/n, Centro, de segunda a sexta, das 9h às 19h. O telefone é o 4534-3310 e o é o WhatsApp (11) 94712-0500.

Mostra Criativa (2)

Semana do Meio Ambiente

Além dos artesãos que exibiram itens de decoração e vestuário, também houve espaço reservado para a culinária, que fez muito sucesso. O evento, que encerrou a comemoração oficial pela Semana do Meio Ambiente 2023 da Prefeitura de Itatiba – teve espaço deducado à compostagem e à doação de mudas e contou ainda com programação cultural, envolvendo oficinas – de sais de banho com André Curado (Jundiaí), colares de tecido com Matilde Helena Rossini (Jundiaí) e chaveiros com Angela Aragoso e Selma Pereira (Itatiba) – e apresentações: alongamento com Pamela Adati (Itatiba), dança com Lady Agatha (Jundiaí) e show de Victória Huggler (Itatiba).

Mostra Criativa (7)