Público de 50 mil prestigia Carnaval 2026 -Compartilhe sua alegria! em Itatiba

Praça da Bandeira foi o ponto que recebeu milhares de foliões nos cinco dias de festa 

Público de 50 mil prestigia Carnaval 2026 -Compartilhe sua alegria! em Itatiba

Trio-elétrico puxado pela cantora Sayô fez a alegria das tardes de Carnaval na Praça no domingo (acima) e na terça-feira (Tatiana Rostaiser Petti/PMI)

 

Grande público, estimado em 50 mil pessoas, prestigiou os cinco dias do Carnaval 2026 – Compartilhe sua alegria! promovido pela Prefeitura de Itatiba no centro da cidade. A programação, a cargo da Secretaria de Cultura e Turismo, envolveu novidades, como trio elétrico, matinê estendida (até 18h), a segunda edição do Black to Bloco de música eletrônica, além de marchinhas, samba, pagode e axé que foi curtida com muita animação por pessoas de todas as idades, desde a sexta 13 até a terça 17/02. 

O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, acompanhado da primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, presenciou diariamente o sucesso de mais esta edição do carnaval itatibense, que une tradição e modernidade. Confira abaixo como foi cada dia. 

Junto às atrações, o público pôde desfrutar da alegria e do samba no pé da Corte Carnavalesca 2026, neste ano formada pelo Rei Momo José Carlos de Lima Netto, Rainha Lionela Amador e Princesas Jenifer Cristina Teodoro Leandro e Maria Eduarda Alves de Godoy.

A alegria e a simpatia da Corte da Melhor Idade, do Fundo Social, também desfilou nestes dias de festa: Rei Momo Márcio de Lucca, Rainha Maria Aparecida dos Reis e Princesas Benedita Barbosa e Edith Lilian Asbach. 

 

Sexta (13/02)

A forte chuva que caiu sobre Itatiba antes do início da primeira noite de Carnaval não espantou o público na abertura da festa. Quando cessou, os músicos da centenária Corporação Musical Santa Cecília, Patrimônio Cultural Imaterial local e Paulista, já estavam no palco montado ao lado do Coreto João Maggi para o animado repertório de marchinhas e músicas dos carnavais de todos os tempos. 

Em seguida, o prefeito Thomás fez a entrega da chave da cidade ao Rei Momo José Carlos, declarando oficialmente aberto o Carnaval 2026. Aí foi a vez do satírico Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin, pela 48ª vez, desfilar na noite de sexta no estilo vai-quem-quer, com participantes mascarados e com fantasias aterrorizantes. 

entregachavecidadeAbertura oficial foi com a entrega da chave da cidade (Paulo Akio/PMI)

 

demoniosparte
Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin (Paulo Akio/PMI)


Sábado (14/02)

Debaixo do sol do meio-dia, o Bloco Tradição (abaixo) iniciou a concentração no sábado na Rua Dr. Jorge Tibiriçá, em frente ao Itatiba Shopping Center, para às 13h a bateria, comandada pelo Mestre Giba Jesus, começar o animado show que arrastou os foliões até o Clube 7 de Setembro, no início da Rua Piza e Almeida, esquina com a Campos Salles. 

O Tradição teve um novo trajeto, maior, neste ano: desceu a Tobias Franco, passou pela Benjamin Constant e chegou à ladeira onde teve muito mais desta bateria antes da roda de samba que foi até o início da noite com o grupo Comunidade do Samba. À noite, o público compareceu em peso na Praça da Bandeira para o show do grupo Ideia+. 

Tradicao

Bloco Tradição (Tatiana Rostaiser Petti/PMI)


Domingo (15/02)

No início da tarde de domingo a música já dava boas-vindas ao público que vinha para o primeiro dia de matinê infantil - em espaço e som exclusivos para as crianças, com monitores, brincadeiras e muito confete e serpentina. No meio da tarde subiu ao palco o grupo Nos Quintais da Vida que aqueceu a galera para a grande novidade do ano: Trio Elétrico comandado pela cantora Sayô e banda. Com sucessos do axé, o público comprou a ideia e foi atrás do trio, que circulou pela Praça da Bandeira sem deixar ninguém parado. 

Muita gente continuou na Praça para a programação noturna. O público acompanhou o Afoxé Ilê Axé Ogum Alake, abrindo passagem para o Desfile da Escola de Samba Águia Dourada, com sede no Jardim das Nações, que veio com carro alegórico, alas, passistas e bateria, além do carro com a ave símbolo desta agremiação popular. 

TrioSayoMultidao
Todo mundo atrás do trio na tarde de domingo (Paulo Akio/PMI)


Segunda (16/02)

Neste ano, pela primeira vez na programação oficial, o Bloquinho Mosaico reuniu inúmeras famílias na manhã de sábado. O Carnaval inclusivo de Itatiba teve como foco pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, com direito à bateria, saiu da Av. Cavalheiro José Ferrari, ao lado do Parque Ferraz Costa, seguindo até a Praça do Santa Cruz.

Na Praça da Bandeira, a programação começou no início da tarde e teve três shows no palco. O primeiro foi comandado pela Comunidade do Samba. Mais tarde, foi a vez do Madeira de Lei com repertório especial para o Carnaval. À noite, mais uma vez o público compareceu em peso para o animado show do Grupo Piracema. 


ComujidadeSamba

Comunidade do Samba (acima) e Madeira de Lei  parte da programação da segunda, animaram a tarde e início da noite (Renato Jr/PMI)

MadeiraLei

 

Terça (17/02)

Para o último dia do Carnaval 2026, a Prefeitura de Itatiba ofereceu duas festas ao mesmo tempo. No Largo do Rosário, teve o Back to Bloco, o 2º Carnaval Eletrônico de Itatiba com DJs durante toda a tarde. Quem comandou a cabine foram os DJs Shakti (Guta Cyrino), Striix, Umpr, Luiz Uchoa, Pardalize e Eternal Motion (Kiko Delforno). 

Já a Praça da Bandeira recebeu a segunda matinê infantil e bom som. No palco, o grupo De Bem Com a Vida, que só parou para a bateria do Bloco Sputnik começar a puxar a marchinha do saudoso itatibense Mario Barreto de mesmo nome.

 

A bateria levou os foliões para descerem a ladeira da Rua Tobias Franco para que, após a contagem regressiva, o “foguete fosse lançado”, fazendo todo mundo subir de costas, como manda a tradição. No topo, Sayô recepcionava todo mundo em cima do trio elétrico para o circuito na Praça da Bandeira. A festa, que seria encerrada com show do grupo Pegada Nossa, foi interrompida para a segurança de todos diante da forte chuva no início da noite, fechando a programação um pouco antes do previsto. 

Sputnik

Ladeira da Rua Tobias Franco para a tradicional subida de costas do Bloco Sputinik (Paulo Akio/PMI)

 

Matine
Matinê estendida fez a alegria da criançada na Praça da Bandeira (Tatiana Rostaiser Petti/PMI)

 

Estrutura e segurança

O evento foi realizado com segurança para os participantes, com presença das equipes da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão/Guarda Municipal (GM), Governo/Defesa Civil e parceria da Polícia Militar, além de agentes públicos de segurança e fiscalização, monitoramento, presença de viaturas e ambulância. 

O Departamento de Mobilidade e Trânsito, da Secretaria de Obras, ficou à frente do esquema especial de intervenções e, conforme as atrações terminavam, agentes de trânsito faziam a liberação do trânsito para a maior fluidez possível. Os foliões também tiveram disponíveis 22 banheiros químicos e barracas de alimentação em frente à Basílica Menor de N.Sra. do Belém.