Trânsito: Operação Natal 2025 registra quase 48 mil tíquetes emitidos
Sistema inédito de estacionamento rotativo gratuito facilitou o acesso de consumidores às compras de fim de ano na área central; Uso de ônibus circular cresceu cerca de 11% no período
Com o encerramento das festividades de fim de ano, a Prefeitura de Itatiba consolidou os dados da Operação Natal 2025, realizada na área central entre 01 e 24/12 com o objetivo de incentivar a mobilidade na área central e fomentar a economia local.
O balanço final aponta que o sistema de estacionamento rotativo gratuito emitiu um total de 47.921 tíquetes, confirmando a eficácia da medida em facilitar o acesso às vagas de estacionamento.
Esta parte da operação ocorreu entre os dias 5 e 24 de dezembro em 12 pontos estratégicos na área central. No último dia de vigência (24/12), mesmo com o horário reduzido, entre 10h e 14h, foram registrados 1.400 tíquetes emitidos, mostrando que a região foi bastante procurada para as compras de Natal.
A estratégia baseada no modelo de 1 hora de permanência permitiu que o fluxo de veículos fosse constante. Um dos picos de atendimento ocorreu no dia 10 de dezembro, uma quarta-feira, quando a equipe de agentes de apoio registrou a emissão de 4.550 tíquetes. A média de tíquetes ao longo dos 19 dias de vigência deste regime especial foi de 2,5 mil tíquetes/dia.
Como foi
Durante o período, agentes identificados atuaram na entrega dos comprovantes e na orientação dos motoristas em áreas de grande movimento, como o entorno da Praça da Bandeira, as ruas Quintino Bocaiúva e Dr. Jorge Tibiriçá, além do estacionamento do Mercado Municipal. Com o fim da Operação Natal no dia 24 de dezembro, a sinalização e as regras de estacionamento nas 12 áreas contempladas retornaram à normalidade.
Cresce uso de ônibus
Outra medida para incentivar a mobilidade dentro da Operação Natal, a redução de 50% na tarifa levou mais pessoas a se deslocarem de ônibus em Itatiba. Entre 01 e 23/12, a TCI – Transporte Coletivo de Itatiba, concessionária do transporte público municipal, calcula que o incremento de passageiros foi de 11% aproximadamente, em relação ao período anterior.
A medida, prevista na Lei nº 5.803/2025, reduziu o valor da passagem em todas as linhas da TCI no horário das 10h às 16h, fixando o custo em R$ 2,00 por viagem, frente ao valor regular de R$ 4,00, com a diferença subsidiada integralmente pelo município, também como forma de incentivo ao transporte coletivo, ampliar a fluidez das vagas de estacionamento no período de maior movimento comercial do ano na área central.
