Vacinação contra HPV entre jovens tem prazo estendido
Faixa dos 9 aos 19 anos pode procurar postos de saúde de Itatiba, das 8h às 16h, para se proteger do vírus
Se você é adolescente ou é pai de filhos entre 9 e 19 anos, a hora de vacinar com o HPV é agora. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba informa que o prazo para essa importante imunização foi estendido pelo Ministério da Saúde e tem vacina em todos os postos de saúde do município.
A vacina é dose única, segura, eficaz e gratuita pelo SUS, e é recomendada tanto para meninas quanto para meninos. A proteção contra o HPV garante mais saúde para o futuro destas crianças e jovens: o vírus pode causar câncer – ele está ligado ao câncer de: colo do útero, ânus, pênis, vulva e vagina, além de garganta, que podem ser potencialmente fatais.
Tomar ou permitir que o jovem ou a criança recebam a vacina os protege contra os quatro principais tipos do HPV que causam câncer. Ela previne infecções que podem evoluir para a doença anos depois. Por isso, quanto antes receber a vacina, maior a proteção.
Hora dos adolescentes
Em Itatiba, pelo menos 75% das crianças e jovens entre 09 e 14 anos já foram vacinados contra o HPV. No entanto, a faixa entre 15 e 19 ainda tem baixa adesão (e uma população expressiva – são mais de 7 mil moradores do município nesta idade).
Essa baixa adesão é uma realidade de muitas cidades no Brasil. Por isso, em 2025 o Ministério da Saúde aumentou a faixa etária da vacina e também o prazo para aplicação até junho próximo, com objetivo de alcançar aqueles que perderam a chance de se vacinar na idade correta (09 aos 14), aumentando a proteção e a cobertura vacinal.
O que é o HPV?
O HPV é um vírus muito comum, transmitido principalmente pelo contato íntimo. A maioria das pessoas entra em contato com o vírus ao longo da vida, mas muitas vezes nem percebe.
O que precisa?
Todos os postos da rede pública de saúde municipal tem doses de vacina contra o HPV. O horário de vacinação é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. É necessário levar a carteirinha de vacinação e documento com foto.