Vigilância Sanitária alerta sobre proibição de venda de fórmula infantil

Medida da Anvisa tem caráter preventivo pelo risco de contaminação por toxina

Vigilância Sanitária alerta sobre proibição de venda de fórmula infantil

Alerta sobre as fórmulas infantis está sendo repassado está sendo repassado pela VISA de Itatiba, que desde setembro passado atende em prédio novo, na Avenida da Saudade. (Arquivo/PMI)

 

A Vigilância Sanitária – órgão da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Itatiba - alerta sobre a proibição de comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, da empresa Nestlé Brasil Ltda.

A medida da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem caráter preventivo pelo risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. O consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia, sonolência excessiva (letargia), lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções.  

Se a criança apresentar sintomas compatíveis com os citados acima após o consumo de produto dos lotes indicados, é recomendado atendimento médico. Importante informar o alimento que foi consumido, se possível com uma amostra da embalagem, caso disponível.   

A recomendação consta na Resolução 32/2026, publicada ontem, quarta-feira (07/01), e repassado alerta pela Vigilância Sanitária municipal que, junto à Vigilância Epidemiológica, ao Programa de Combate à Dengue e ao Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE), integra o Departamento de Vigilâncias em Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba, que atende em prédio na Avenida da Saudade - 252, no Jardim Tereza. 


Recall global

A fabricante Nestlé iniciou o recolhimento no Brasil, assim como no resto do mundo, após a detecção da toxina em produtos provenientes de uma fábrica localizada na Holanda. Foi identificado que a toxina estava presente em um ingrediente proveniente de um fornecedor global de óleos terceirizados. Dessa forma, a empresa indicou a necessidade de um recolhimento global.  

É orientado que seja verificado o número do lote impresso no rótulo das fórmulas infantis. Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, não deve ser utilizado ou oferecido para consumo. Os demais lotes desses produtos não foram afetados. 

O Governo Federal detalhou todos os produtos e lotes a serem recolhidos:  https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2026/proibida-venda-de-formula-infantil-com-risco-de-contaminacao-por-toxina. A íntegra da Resolução 32/2026 consta em https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=07/01/2026&jornal=515&pagina=461&totalArquivos=467

Para receber orientações sobre como proceder em relação a eventuais trocas e devoluções do produto, entre em contato direto com a Nestlé Brasil Ltda., por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), indicado na embalagem.