João Batista Cascaldi (1945)

O Dr. João Batista Cascaldi nasceu no Bairro da Tapera Grande, em Itatiba, no dia 27 de agosto de 1914, filho de Luiz Cascaldi e de D. Maria José Pugliesi. Por essa época, seu pai mantinha nesse bairro uma grande pedreira. Fez os seus primeiros estudos em Itatiba e depois cursou o Liceu Nacional Rio Branco, atual Colégio Rio Branco, em São Paulo. Posteriormente frequentou a Faculdade de Direito de Niterói, que hoje integra a U.F.F., recebendo o diploma de Bacharel aos 18/02/1941. Exerceu sua profissão em Itatiba, Jundiaí e São Paulo, tendo sido um dos fundadores do Clube dos Advogados de Jundiaí. Casou-se em Jundiaí no dia 30/04/1952 com Odila Del Porto, ela filha de José Alberto Del Porto e Otília Del Porto. Teve o filho Rui Cascaldi, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Ainda na juventude, e durante o período de estudante de Direito na Faculdade de Niterói, João Batista Cascaldi se interessou pela política e, em 1937, fez parte do “Grêmio Universitário P.R.P”, Partido Republicano Paulista, que fora fundado naquela Faculdade. Sob esse aspecto, vale destacar que o seu pai Luiz Cascaldi, bem como seu tio José Cascaldi, também atuaram na política itatibense como membros do Partido Republicano.

Certamente pelo fato de ser advogado e pertencente a uma família tradicional da cidade mas, também pela sua ligação política, o Dr. João Batista Cascaldi foi convidado para exercer o cargo de prefeito.

Nomeado através do Decreto de 22 de novembro de 1945, tomou posse no dia 26 daquele mesmo mês. Permaneceu no cargo por pouco tempo, apenas durante o período de afastamento do titular Evaristo Silva.

Após esse período, o Dr. João Batista Cascaldi foi procurador do Departamento de Estradas de Rodagem – DER de São Paulo na década de 1950, e depois procurador do Município de Jundiaí, tendo atuado também como consultor jurídico do Município de Itupeva nos anos de 1979 e 1980. Encerrou sua carreira aos 70 anos de idade como procurador do Município de Jundiaí, onde atuava desde 1962. O DR. João Batista Cascaldi faleceu em Jundiaí no dia 24 de março de 1996.