João Fusussi 2001-2004 e 2005-2008

Vice prefeito e Prefeito em exercício 2001-2004 e 2005-2008

João Fusussi nasceu no Bairro Ramaiada (atual Clube de Campo Fazenda), em Itatiba, no dia 29 de outubro de 1935, filho de Pedro Fusussi e de D. Rosa Massaretto. Ao lado dos irmãos, trabalhou na lavoura de café no sítio da família até o seu casamento, em 1959, com Inez Baptistella, ela filha de João Baptistella e Thereza Nardim. O casal teve os filhos Valdir, Ademir casado com Regina Mecca, Jacqueline casada com Augusto Alves da Silva, Claudete casada com José Eduardo Stocco e Eduardo, casado com Luciana Menegazzi. Após o casamento foi residir no Bairro da Lapa, em São Paulo, onde formou sociedade com o cunhado Gabrielle Giancaterino em uma Comercial Agrícola no CEAGESP. Retornou para Itatiba em 1966 e atuou como empresário e político.

Já em nossa cidade, formou nova sociedade com os cunhados Oswaldo Baptistella, Sebastião José Baptistella e Mario Baptistella, com grandes empreendimentos no ramo de postos de combustíveis e serviços; restaurantes, tecelagem, transportes, empreendimentos imobiliários entre outros, que contribuíram para o desenvolvimento econômico de Itatiba. Entretanto, e para além da atuação como empresário, foi também um ativo participante de causas assistenciais na cidade.

Iniciou sua vida pública por indicação do saudoso amigo Roberto Arantes Lanhoso, que o convidou para fazer parte da antiga ARENA. Foi candidato a vereador por três vezes e, sendo eleito em 1992 com expressiva votação, assumiu sua cadeira em 1993. Em outras duas legislaturas atuou como suplente. No ano de 2000 recebeu um convite do amigo e prefeito José Roberto Fumach, para fazer parte de sua chapa como vice prefeito. Saindo vencedores, Fumach e Fusussi administraram a cidade de 2001 a 2004, e também de 2005 a 2008, pois foram reeleitos. Assim, a dupla permaneceu no comando da cidade por oito anos. Nesse período, e como prefeito em exercício, substituiu José Roberto Fumach por diversas vezes.

Durante toda a sua vida foi um cidadão exemplar, um político notável com forte personalidade, mas uma especial facilidade para fazer amigos e resolver com maestria as questões políticas mais intrincadas.

João Fusussi faleceu no dia 11 de junho de 2017, aos 81 anos de idade.