José Benedito Franco Penteado (1986- 1988)

José Benedito Franco Penteado, conhecido também como Tico Penteado, nasceu no Bairro dos Pires, em Itatiba no dia 11 de abril de 1939, filho de Carlos Franco Penteado e Maria Teresa Penteado. Foram seus irmãos Helena, Antônio, Francisco de Assis e Roberto. Estudou no Grupo Escolar Cel. Júlio César e no dia 18 de julho de 1970 casou-se com Maria Leonirce Segatto, ela filha de Pedro Cegatto Filho e Emília Romana Borella. Teve os filhos Marcelo e Thaissa. Empresário de sucesso, no ramo hoteleiro foi o fundador do Itatiba Colonial Hotel e, além dessa empresa, teve sociedade em postos de gasolina e outros empreendimentos.

Ativo militante na política itatibense, Tico Penteado fez parte da ARENA, PMDB e PTB. Em 1982, a convite do candidato a prefeito José Maurício de Camargo, participou como candidato a vice-prefeito nas eleições municipais ocorridas em 1982. Saindo vencedor, tomou posse em 1983 para um mandato que se estenderia até 1988. Com o afastamento do prefeito no dia 10 de dezembro de 1986, Tico Penteado assumiu a prefeitura e permaneceu até o dia 24 de fevereiro de 1988, ocasião em que o prefeito Maurício de Camargo reassumiu seu mandato.

Durante o seu mandato, teve a oportunidade de se encontrar em Itatiba com o então presidente José Sarney em março de 1987, sendo que naquela ocasião solicitou agilidade na construção de casas populares na cidade, um processo moroso que estava sendo analisado pela Caixa Econômica Federal. Em fevereiro de 1987 apoiou a criação do Museu Municipal, uma proposta dos vereadores Manoel Roberto Massaretti e José Hailton Alvarez, enviando o Projeto de Lei à Câmara, que foi aprovado por unanimidade. Ainda naquela oportunidade enviou projeto à Câmara criando o SETUR – Serviço de Esportes, Turismo e Recreação.

Abril de 1987 promoveu a desapropriação de uma área pertencente a Dilico Corradini para a construção do N. R. João Corradini e em agosto do mesmo ano iniciou a retificação do Ribeirão no trecho após a entrada do Bairro do Cruzeiro, para a continuidade da Av. Genaro Palladino. Iniciou a construção do canil municipal e também os estudos para a criação de uma fundação visando a instalação de uma rádio FM municipal. Entre dezembro de 1987 e fevereiro de 1988, criou condições para a institucionalização da Guarda Municipal através da Lei 1976 de 08/02/1988.

Ainda durante seu mandato planejou a mudança da sede da prefeitura para o prédio que hoje abriga o SUS, no Jardim De Lucca, realizando ali grandes reformas. Entretanto, tal propósito não foi alcançado devido ao seu retorno na condição de vice- prefeito

José Benedito Franco Penteado faleceu no dia 3 de janeiro de 2001.