José Boava (1947)

José Boava nasceu em Joanópolis no dia 4 de julho de 1914, filho de Antônio Boava e Cândida Maria de Jesus Boava, que além dele tiveram quatro filhas: Margarida, Benedita, Elvira e Valentina. Fez o curso primário em sua cidade natal e cresceu disposto a ser fazendeiro. Em Itatiba, tornou-se proprietário de uma grande propriedade e mesmo ocupado com os seus afazeres, ingressou na política itatibense. Em setembro de 1932 casou-se com D. Leonor Vieira Sanfins, ela filha de Affonso Rodrigues Sanfins e Ana Maria da Silva. José Boava teve os filhos: Aloysio Vieira Sanfins Boava, advogado, que foi também vereador e presidente da Câmara Municipal, a professora Eunice Vieira Sanfins Boava, José Reinaldo Vieira Sanfins Boava, José Elói Vieira Sanfins Boava e Sonia Vieira Sanfins Boava.

José Boava militou no Partido Trabalhista Brasileiro e no PSP. Foi eleito vereador três vezes, tendo sido também presidente da Câmara de 1952 a 1953 e em 1962. Era dotado de muitas qualidades morais, que lhe granjearam a simpatia da população itatibense. Grande esportista, participou das diretorias do Itatiba E.C. e do Grêmio C.R.I e, como tenista, representou Itatiba nos XI Jogos Regionais em 1946, na primeira participação da cidade; posteriormente, em 1952, representou a cidade na mesma modalidade nos Jogos Abertos do Interior.

Nomeado prefeito pelo governador Adhemar de Barros através de ato de 18 de novembro de 1947, assumiu no dia seguinte. Mas, a seu pedido, foi exonerado dias depois, ou a 23 de novembro de 1947. De toda forma, eis que dias depois, a 27 de novembro, José Boava foi novamente nomeado prefeito pelo governador, fato este que se constituiu em um episódio sui generis na cidade. José Boava permaneceu como prefeito até 31 de dezembro de 1947, pois naquele ano ocorreram as primeiras eleições diretas para prefeito em Itatiba. O vencedor foi Erasmo Chrispim que tomou posse no dia 1º de janeiro de 1948. Entretanto a participação de José Boava na vida pública não se restringiu aos cargos de vereador, presidente da Câmara e prefeito, uma vez que ele foi presidente da Comissão Municipal de Educação de Adultos em 1948 e conselheiro administrativo das Caixas Econômicas Estaduais do interior do estado. Em 1961 recebeu o título de cidadão itatibense e faleceu no dia 1º de abril de 1963. Além de uma avenida com o seu nome, José Boava foi eternizado também como esportista, pois emprestou seu nome ao Ginásio de Esportes José Boava.