Luiz Pantano (1956-1959)

Vice e prefeito em exercício 1956-1959

Luiz Pantano nasceu em Morungaba no dia 2 de janeiro de 1922, filho de João Pantano e de D. Carmela Muner. Veio para Itatiba na companhia de seus pais e aqui se casou, no dia 22 de julho de 1948, com D. Jacyra Rela Pantano, ela natural de Itatiba, filha de Eleutério Rela e Virgulina Passos Rela. Teve três filhos: Luiz, casado com Mara Júlia Panzarin Carminatti; Ana Rita, casada com Irineu Miano Júnior e Cássia, casada com José Dias Ferreira Neto. Eram seus irmãos Maria de Lourdes, Maria do Carmo, Adelino, Nilza, Rubens, Anna Tereza e Antônio Carlos.

Luiz Pantano iniciou sua vida política em 1951 ao participar das eleições para o cargo de vereador pelo PTB. Saindo vencedor, tomou posse em 1952. Nas eleições ocorridas em 1955, também pelo PTB do qual era seu presidente em Itatiba, saiu vencedor para o cargo de vice-prefeito. Nesse período, esteve ao lado do prefeito eleito Erasmo Chrispim até o final do mandato em 1959, tendo exercido o cargo de prefeito em diversas oportunidades, como em maio de 1957 e setembro de 1958. Em 1959, na coligação PTB e PSP, disputou novamente o cargo de vice prefeito na chapa do Dr. Carlos de Almeida Pitombo, mas não obteve sucesso, bem como em 1982 quando se candidatou a prefeito. Mesmo assim não deixou a vida pública, tendo sido Coordenador de Educação no segundo mandato do prefeito Roberto Arantes Lanhoso a partir de 1977.

Carinhosamente conhecido como “Zinho”, Luiz Pantano foi um professor muito respeitado na cidade. Educador emérito, conciliava a vida política com a de professor e por diversas vezes as duas vertentes se encontravam na luta por novas e melhores escolas para Itatiba. Assim ocorreu na implantação, em 1948, dos chamados “Cursos Práticos de Itatiba”, posteriormente “Escola Artesanal” e “Ginásio Industrial Rosa Perrone Scavone”, hoje ETEC. Luiz Pantano foi um dos líderes para a aprovação e implantação desta escola, tendo sido também o seu primeiro diretor, função esta que exerceu até 1969.

Luiz Pantano faleceu no dia 12 de outubro de 1996, aos 74 anos de idade, em São João da Boa Vista em decorrência de acidente automobilístico, e foi sepultado em Itatiba no Cemitério das Acácias.