Pedro Elias de Godoy (1917, 1918-1921 e 1922-1925)

Pedro Elias de Godoy nasceu no dia 31 de julho de 1876 em Atibaia, filho de Francisco Elias de Godoy Moreira e de D. Escolástica Franco de Godoy. Seguindo a tradição da família, ele se tornou um próspero fazendeiro com propriedade em Morungaba, que fazia parte de Itatiba. Casou-se em 1898 em Atibaia com Francisca Pires de Camargo, ela filha do coronel João Pires de Camargo e Maria Joaquina da Conceição, e teve os filhos José Pedro, Francisco Elias, Conceição, Maria Conceição e Mauro Elias. Como fazendeiro e político, teve forte atuação especialmente em Itatiba e Atibaia, onde também mantinha residência. Exemplo desse fato é que em 1908 foi nomeado capitão da Guarda Nacional em Itatiba, e em 1913 alcançou a patente de major da mesma corporação, mas em Atibaia

Mesmo antes de ocupar o cargo de prefeito, o major Pedro Elias de Godoy era sempre chamado para exercer algumas funções públicas, como em 1908 quando fez parte da Comissão Municipal de Agricultura. Em 1916 se candidatou ao cargo de vereador e, vitorioso, tomou posse em janeiro de 1917. Nessa ocasião foi eleito também vice-prefeito pelos seus pares. Ocupava este cargo quando do falecimento do prefeito Herculano Pupo Nogueira no dia 13 de outubro de 1917. Assumindo desde então o posto de prefeito, completou o mandato. Posteriormente se elegeu prefeito, sendo em seguida reeleito, tendo permanecido neste cargo até 1925.

A exemplo de seu antecessor, Pedro Elias se preocupou com os melhoramentos públicos e se esforçou para substituir o obsoleto sistema de abastecimento de água que existia na cidade. Logrando êxito inaugurou, no dia 6 de janeiro de 1920, a grande benfeitoria. Além dessas obras, um grande momento na sua administração ocorreu no dia 1º de outubro de 1921 com a inauguração da ponte sobre o Rio Jaguari, em Morungaba, então distrito de Itatiba. Naquela ocasião estiveram presentes em nossa cidade o então Presidente do Estado Washington Luís, bem como outras autoridades, conforme manchete do jornal “Correio Paulistano” no dia 2 de outubro de 1921.

O prefeito Pedro Elias de Godoi foi o responsável por grandes obras na cidade, a maioria delas inauguradas em setembro de 1922, durante as comemorações pelo Centenário da Independência do Brasil. Dentre elas, merece destaque a nova avenida que mandou abrir e à qual deu o nome de Avenida Independência em alusão ao acontecimento histórico. Outra grande obra foi a construção do novo prédio do Mercado Municipal que se localizava na Rua Campos Salles, e também inaugurado em 1922.

O mercado municipal na Campos Salles. Acervo Foto Parodi

Pedro Elias trabalhou intensamente para a construção do novo prédio da Santa Casa de Misericórdia ao lado do Dr. Luiz de Mattos Pimenta, Francisco Rodrigues Barbosa, Cel. Alexandre Rodrigues Barbosa e Antônio Del Nero. Da mesma forma que as obras anteriores, o novo prédio da Santa Casa foi inaugurado em setembro de 1922.

Uma boa análise de sua administração como prefeito foi produzida por um jornalista do Correio Paulistano que aqui esteve em 1922 e relatou:

“A linda localidade, que se entende na encosta de uma grande montanha, causa admiração pelo seu progresso, pelo desenvolvimento de suas indústrias, pelo remodelamento urbano que está sendo levado a efeito pelos incansáveis esforços do Sr. Pedro Elias de Godoy, operoso prefeito municipal. Parece mesmo que se opera em toda a cidade o fenômeno promissor de um desenvolvimento decisivo, de um progresso tenaz. As ruas admiravelmente limpas e simétricas, estão sendo melhoradas ainda mais; rasga-se uma grande avenida, a Av. da Saudade, que vai ser uma das mais formosas vias públicas da cidade; terminam-se as obras de construção da Santa Casa de Misericórdia, que se ergueu com a força dos itatibenses, com todo o conforto, num dos mais aprazíveis lugares; constrói-se o novo mercado municipal, planejado de acordo com o crescente desenvolvimento do município; ajardinam-se as praças, edificam-se prédios novos e elegantes. E Itatiba recresce, remoça – brilha.”

No ano seguinte, ou em 1923, deu início ao calçamento das ruas da cidade, agora com paralelepípedos.

Depois de deixar a prefeitura, o major Pedro Elias de Godoy foi residir em São Paulo, na Rua Pará nº 405, bairro de Higienópolis, onde faleceu no dia 24 de abril de 1956, aos 80 anos de idade.