Roberto Arantes Lanhoso (1969-1973, 1977-1983 e 1989-1992 )

 

Roberto Arantes Lanhoso nasceu em 1925 em Morungaba, filho do fazendeiro Antônio Alves Lanhoso e de Antusa Arantes. Em Itatiba estudou na escola de D. Mocita Prado e depois no Colégio Bandeirantes, em São Paulo. Em seguida cursou a Faculdade de Engenharia da Universidade Mackenzie, onde se formou. Quando estudante universitário, muito embora, cursasse engenharia, frequentava o Centro Acadêmico XI de Agosto da USP, pois já se inclinava para a política, tendo inclusive sido preso, quando lutava contra a ditadura do Estado Novo. Humanista nato, retornou a Itatiba com o propósito de ingressar na política e fazer de sua terra uma grande cidade. Casou-se no dia 14 de dezembro de 1963 com Marina Antonieta Perrone e teve as filhas Roberta, Fernanda e Paula.

Roberto Arantes Lanhoso iniciou sua trajetória política em Itatiba nas eleições de 1963, ocasião em que concorreu a uma vaga para vereador pela UDN. Eleito com 238 votos, tomou posse em 1964 e cumpriu seu mandato até 1967.

Quase que imediatamente, ou nas eleições realizadas no dia 15 de novembro de 1968, concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito tendo o empresário Giácomo Rela como vice. Saindo vencedor, tomou posse no dia 1º de fevereiro de 1969 e administrou a cidade até 31 de janeiro de 1973.


A posse em 1969. Na foto Adriano Giaretta Parodi, o prefeito Roberto Arantes Lanhoso, o vice Giácomo Rela e o ex-prefeito Erasmo Chrispim. (Acervo Foto Parodi)


Outra imagem da posse em 1969. Da esquerda para a direita: Aloysio Sanfins Boava, Dr. Homero Novo Fornari, Moacyr Neuenschwander, Urbano Bezana, Dr. Carlos de Almeida Pitombo, o prefeito Roberto Arantes Lanhoso, o vice Giácomo Rela, Dr. José Chaves, Otalibe Pelliser, Benedicto de Godoy Camargo, José Pretti, Luiz de Oliveira e o Dr. Romeu Bueno de Aguiar. (Acervo Foto Parodi)

Concorreu pela segunda vez ao cargo de prefeito nas eleições realizadas no dia 15 de novembro de 1976, também pela ARENA, tendo como vice Sebastião Mantovani, Eleito com 7.135 votos, tomou posse no dia 1º de fevereiro de 1977 e, devido à Emenda Constitucional nº 14 de 1980 que prorrogou por mais dois anos os mandatos de todos os prefeitos no Brasil, administrou a cidade até 31 de janeiro de 1983.

Pela terceira vez participou das eleições para prefeito em 1988 tendo como vice o empresário e jornalista Manoel Roberto Massaretti. Saindo vencedor, tomou posse no dia 1º de janeiro de 1989 e exerceu o seu mandato até 31 de dezembro de 1992. Somando os três mandatos, verifica-se que Lanhoso esteve na Prefeitura por 14 anos e um mês, o que lhe confere o título de segundo prefeito com o maior tempo de administração, uma vez que o primeiro lugar cabe ao prefeito Erasmo Chrispim com cerca de 15 anos.

Nos seus três mandatos que somam mais de 13 anos, dedicou-se a o progresso para Itatiba, sendo o responsável pela instalação da escola SENAI, pela inauguração da Faculdade de Engenharia, um projeto iniciado pelo seu amigo e antecessor Erasmo Chrispim e, em seu último mandato, construiu diversas escolas de educação infantil. Por acreditar que todos tinham direito à moradia, implantou 11 núcleos habitacionais.

Progressista, trouxe para a cidade a infraestrutura necessária para absorver as indústrias que aqui se instalaram, gerando milhares de empregos. Preocupado com a cultura, criou o Festival de Outono, com apresentações de grupos culturais locais, artistas nacionais populares e eruditos. Otimista, acreditava que era possível mudar o mundo se todos agissem de acordo com sua consciência, na busca de uma sociedade mais igualitária.

Seu maior valor foi acreditar que todos são iguais. Procurou, durante toda sua vida pública, criar oportunidades para que cada pessoa pudesse se desenvolver em todos os aspectos. Faleceu em 30 de junho de 1993, deixando como herança para suas filhas e netos, a certeza de que é possível viver de forma íntegra e honesta, pensando primeiro no próximo do que em si mesmo. Até hoje é lembrado em Itatiba como um dos políticos mais honestos e empreendedores da cidade.

Em homenagem a um dos prefeitos mais importantes e queridos de Itatiba, e cujo trabalho, entre as décadas de 1960 e 1980, trouxe inúmeros benefícios para a cidade e também um sentido de modernidade, seu nome foi dado ao paço municipal, hoje Paço Municipal Prefeito Roberto Arantes Lanhoso, sendo também o seu busto em bronze implantando na Praça XV de Novembro, ao lado do mesmo Paço.