Silvio Fasoli (1938 e 1947)

Silvio Fasoli nasceu no dia 4 de março de 1896 no então Distrito de Barra Mansa, hoje Morungaba, filho de Giulio Fasolo e de D. Elisa Dian Fasolo, imigrantes italianos que chegaram ao Brasil em 1892. Além de Sílvio, o casal teve também os filhos Albina, Luciano e Angelina. No início do século XX a família decide deixar Morungaba e se transfere para Itatiba, ocasião em que Silvio matriculou-se no Grupo Escolar Cel. Júlio César. Após o ensino primário, ele decidiu continuar com seus estudos e teve aulas particulares com professor Manuel Euclides de Brito. Silvio Fasoli casou-se com D. Zulmira Martins de Castro com quem teve dois filhos: o Dr. Antônio Fasoli, casado com D. Lucia Louzã de Oliveira, e D. Maria Luiza Fasoli, casada com o Sr. Ettore Calvi.

Devido à sua competência tornou-se escrevente do Cartório de Registro Geral de Hipotecas, naquele tempo pertencente ao Sr. Argemiro Fernandes Cruz. Em 1926, por conta de uma licença do Sr. Argemiro, Silvio foi o seu substituto até outubro de 1927, quando então foi nomeado como Oficial do Registro.

Foi secretário da Câmara Municipal, num momento de nossa história em que os poderes legislativo e executivo ainda não estavam totalmente separados. Assim, era secretário da Câmara e também da Prefeitura. E foi nessa condição que em maio de 1938, logo após o golpe do Estado Novo de Getúlio Vargas, que o então prefeito Erasmo Chrispim renunciou ao cargo. Ato contínuo, o Sr. Silvio Fasoli foi nomeado prefeito.

Sobre este fato, assim publicou o jornal “Correio Paulistano” em sua edição do dia 18 de maio de 1938: “Itatiba: o prefeito desta cidade, Sr. Erasmo Chrispim, acaba de solicitar exoneração do cargo, tendo, hoje mesmo, passado o Governo do Município ao secretário da Câmara, Sr. Sylvio Fasoli.” Tempos depois, ou em 1947, ele assumiu novamente a prefeitura, tendo o Jornal de Notícias, de São Paulo, publicado a seguinte matéria: “Por ato do governador do Estado, foi exonerado do cargo de prefeito de Itatiba o Sr. José Boava. Para o mesmo cargo foi nomeado o Sr. Silvio Fasoli.” Eram tempos difíceis na política, e devido ao seu espírito público, o Sr. Silvio era sempre chamado para minimizar os conflitos. Outro aspecto de sua personalidade sempre lembrado era o seu espírito altruísta. Fazia parte da Diretoria da Santa Casa de Misericórdia e em 1936 fez parte da comissão pró construção do Hospital de São Paulo, hoje da Unifesp, na capital. Durante a revolução de 1932 prestou inestimáveis serviços, e na prefeitura trabalhou intensamente para que nada faltasse à população. Em 1942 fez parte como membro efetivo do Conselho Fiscal da Estrada de Ferro Itatibense.

Assim era Silvio Fasoli, funcionário público exemplar e que, pela sua capacidade, foi também prefeito de Itatiba em duas ocasiões. O seu falecimento, ocorrido no dia 2 de Maio de 1956, causou grande consternação na cidade.