Thomás Antônio Capeletto de Oliveira 2021-

Thomás Antônio Capeletto de Oliveira nasceu em Itatiba no dia 2 de dezembro de 1978, filho de Adjair Antônio de Oliveira e Ana Maria Capeletto de Oliveira. Devido à sua profissão de advogado, é conhecido como Dr. Thomás. Irmão de Thales, é neto de Lourdes Aparecida Ventura de Oliveira e Antônio Manoel de Oliveira “Sastre” e de Alice Sesti Capeletto e Ângelo Capeletto. Casado com Bárbara Zaratini Capeletto de Oliveira, tem os filhos Matheus e Sophia. Fez seus primeiros estudos em Itatiba, no Colégio Integrando. Formou-se em Direito pela USF (Universidade São Francisco) de Bragança Paulista em 2001, em seguida concluindo pós-graduação pela PUC-Campinas. Foi professor eventual nas escolas de Ensino Médio de Itatiba CENEMEB, Antônio Dutra e Ivony de Camargo Salles. Como professor universitário, na Faculdade Anhanguera Educacional, ministrou Direito e Administração. Fez carreira na área Trabalhista ao lado da família e equipe, sendo uma referência nos últimos anos para Itatiba e região.

O Dr. Thomás tem uma importante trajetória no esporte itatibense como atleta dedicado à natação. Já representou a cidade nas principais competições e, ao lado do irmão Thales, também atleta na natação, marcou o nome de Itatiba no Estado. Ainda nesse segmento, ele foi um dos idealizadores e mantenedores do projeto Primeiras Braçadas, que já atendeu gratuitamente mais de 800 pessoas em quase uma década de existência. Incentiva a inclusão e a igualdade no esporte para pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e múltiplas, bem como nadadores idosos.

Iniciou sua vida púbica inspirado na trajetória de seu tio José Wilson Capeletto, que foi vereador, presidente da Câmara e candidato a prefeito nas décadas de 1970 e 1980. Assim, o Dr. Thomás foi candidato a vereador nas eleições de 2012 e foi eleito com 1.919 votos. Cumpriu seu mandato de 2013 a 2016 e nesse mesmo ano candidatou-se novamente a vereador. Desta vez, venceu com uma marca histórica, sendo o vereador mais votado da história de Itatiba numa única eleição, com 2.646 votos. Exerceu seu segundo mandato de 2017 a 2020 e em 2018 foi candidato ao cargo de Deputado Estadual, sendo suplente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo devido aos 22.621 votos conquistados, sendo 18.470 só em Itatiba.

Como vereador, ele deixou importantes projetos para Itatiba, como a regulamentação do casamento comunitário, uma realidade que mudou a vida de casais e que existe ainda hoje. Muitos outros estão vinculados ao atendimento de pessoas com dificuldades motoras, enfermos e com respeito à mobilidade na cidade. Apoiou as artes, os esportes e o meio ambiente, tendo apresentado um total de 34 projetos, 389 requerimentos, 67 emendas e 843 moções. E já com a experiência adquirida como vereador, em 2020 lançou sua candidatura para o cargo de prefeito, tendo o professor Mauro Delforno como vice. A vitória veio com 20.503 votos e desde janeiro de 2021 administra a cidade.

Como prefeito, já tem entre suas conquistas a construção de duas Unidades Avançadas de Saúde, sediadas nos bairros San Francisco e Cecap, além do anúncio de uma terceira, no Jardim das Nações, que atenderão três das regiões mais populosas da cidade. Elas são pontos de destaque do Inova Saúde, programa municipal lançado em 2022.

Já o programa Avança Itatiba, com suas ações voltadas para infraestrutura, mobilidade urbana e desenvolvimento, lançado em 2022, transformou-se na grande marca de seu governo. Grandes obras vêm sendo realizadas na área urbana e na área rural, como a retificação do Ribeirão Jacaré no trecho próximo do Rio Atibaia; a revitalização do centro da cidade, o lançamento das futuras vias marginais, bem como a revitalização das estradas rurais. Ainda em 2022, lançou o Ilumina Itatiba, por meio de parceria com a iniciativa privada, responsável pela troca de toda a iluminação pública, substituindo lâmpadas de sódio por LED nos postes da cidade – substituição que começou efetivamente em 2023.

Destacou-se também no combate contundente à Covid nos anos de 2021 e 2022, especialmente com a adoção dos Vacinaços, criados para levar o preventivo de modo mais rápido para milhares de itatibenses.

E foi justamente sob o impacto da pandemia que o prefeito Thomás iniciou sua gestão em janeiro de 2021. Logo nos primeiros dias, viabiliza 6 novos leitos para o tratamento da Covid na Santa Casa. E eis que na madrugada do dia 21 de janeiro chega a notícia que todos esperavam: Itatiba recebe as primeiras 1.360 doses da vacina Coronavac. No mesmo dia é vacinada a primeira itatibense, D. Maria da Silva Rezende, funcionária de limpeza da Santa Casa. A partir daquele momento a Prefeitura elabora a programação da vacinação baseada nas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde.


A chegada das vacinas e D. Maria da Silva Rezende, a primeira itatibense vacinada no dia 21/01/2021.

Já no dia 5 de fevereiro, e diante da necessidade de se retomar os serviços oferecidos pela prefeitura, a Biblioteca Municipal Chico Leme foi reaberta para empréstimos de livros de modo remoto e com todos os protocolos aprovados pela Vigilância Sanitária para retirada das obras pessoalmente. Foi uma ação pioneira e bastante simbólica por ser a primeira a ser realizada na região e que imprimiu uma boa dose de otimismo na população. Da mesma maneira, mas agora voltada aos artistas que estavam sem atividades, foi lançado no dia 2 de março o projeto Música em Movimento.

Também pioneiro pela criatividade e voltado para os que permaneciam em quarentena, o seu slogan era: “Não saia de casa, a música vai até você”. Um veículo adaptado com palco e sistema de som de primeira qualidade percorria as ruas e bairros da cidade com paradas estratégicas ao modo de uma serenata. O sucesso foi imediato.


Música em Movimento em suas apresentações pelas ruas da cidade

Como parte da programação de imunização contra a Covid, no dia 21 de março foi realizado o 1º Vacinaço no Parque Luís Latorre, o popular Parque da Juventude, no sistema drive thru, ou seja, sem a necessidade do munícipe sair do carro. Posteriormente, foram realizados outros cinco vacinaços, sempre no Parque da Juventude, que atendeu milhares de pessoas. Como resultado deste planejamento, em julho já eram contabilizadas 68 mil doses de vacina aplicadas e em agosto essa quantidade sobe para 100 mil doses, perfazendo um total de 89% da população vacinada naquele momento.


Primeiro Vacinaço no Parque da Juventude: modelo de planejamento elogiado pela população

Em abril é anunciada a distribuição de 16 mil kits merenda aos alunos da rede municipal. Em maio é inaugurada a Sala do Empreendedor em parceria com o SEBRAE. A Prefeitura fecha convênio para realizar 750 cirurgias de catarata, que são realizadas no início do mês de julho como parte do programa municipal Visão para Todos.

Em junho tem início a recuperação de estradas municipais e outras vias. Em julho é inaugurado o mirante Luiz Carlos Boer, uma antiga reivindicação dos itatibenses. A Prefeitura se reúne com empresários na AICITA visando a retomada econômica no município. O FSS lança o programa FormAção, que centralizou a realização dos cursos de capacitação. O programa estadual Vale-Gás beneficia cerca de 450 famílias de Itatiba.

Em agosto a Lei Aldir Blanc é retomada para beneficiar os artistas e é lançado o projeto Arte no Paço, uma verdadeira galeria para a exposição de obras de arte. Itatiba é contemplada com o programa estadual Bolsa Trabalho. E ainda em agosto é anunciado que o município receberá mais de R$ 1,2 milhão para investir em Saúde e Esportes. No dia 28 de agosto a prefeitura promove o primeiro evento cultural no Teatro Ralino Zambotto desde o início da pandemia: é o espetáculo Tributo “Arte e Esperança”, mais um evento simbólico da retomada à normalidade após o período crítico da doença.

No dia 26 de agosto chega a notícia de que as obras da via Perimetral seguiam em ritmo avançado e também que Itatiba integrava-se no programa estadual Desenvolve Municípios, para investimentos em obras de infraestrutura. No dia 3 de setembro, um acontecimento histórico, pois Itatiba conquista o referenciamento estadual para tratamento do câncer com a instalação de um centro na Santa Casa. Em setembro é anunciado que a retomada das atividades esportivas ocorrerá de forma consciente e planejada. Após 18 meses fechado, o Museu Padre Lima é reaberto ao público.

A Praça Dr. José Chaves no Jardim Harmonia é revitalizada e ganha nova iluminação. No dia 28 de setembro é entregue o ônibus do CRAS Itinerante Pastor João Bortoletto.

A Caminhada do Outubro Rosa leva centenas de itatibenses às ruas. O Dia das Crianças é festivamente comemorado no Parque da Juventude. A Praça Elvira Ceccon Massaretti na Vila Brasileira é revitalizada. Fruto do sucesso alcançado com a vacinação, no dia 3 de outubro a Biblioteca Chico Leme é reaberta totalmente para o público. Com o apoio da Concessionária Rota das Bandeiras, foi instalada a sinalização turística beneficiando a Rota Turística Princesa da Colina.

O Centro Cultural Roger Muniz é entregue à população no Jardim das Nações. No início de novembro, é entregue a revitalização do Cemitério Municipal. A empresa Vedacit anuncia investimentos de R$ 178 milhões na sua unidade de Itatiba. A Prefeitura lança a Escola de Governo e Gestão Pública. Itatiba ganha em 18 de dezembro sua primeira unidade Poupatempo, numa parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O ano termina com a notícia de que Itatiba é uma das 50 cidades mais competitivas do Brasil, subindo 17 posições em relação a 2020.

O ano de 2022 começa com o anúncio da volta às aulas na rede pública. A nova estação retransmissora de TVs entra em operação. A Prefeitura e a empresa Vedacit fecham a primeira parceria do programa municipal Empresa Amiga do Esporte e do Lazer. Em audiência pública, no dia 18 de fevereiro foi apresentado o projeto de revitalização do centro da cidade. Como parte da retomada pós pandemia, é realizada a 17ª Festa do Caqui. Em maio ocorre a entrega das obras de revitalização do Parque Ferraz Costa. No dia 30 de junho é inaugurada a Casa Rosa da Mulher como Centro de Centro de Referência de Atendimento às Mulheres de Itatiba.

No dia 10 de agosto é lançado o programa Avança Itatiba de mobilidade urbana e infraestrutura com investimentos de R$ 54 milhões, nas frentes mobilidade urbana e infraestrutura, durante o biênio 2022-2023. Compõe o pacote de ações, planejadas para 12 meses, a pavimentação e o recapeamento asfáltico em 22 bairros, totalizando 72 quilômetros de extensão em 106 vias – entre elas, 16 estradas municipais para ajudar no escoamento da produção rural, além da revitalização do Centro, para torná-lo mais acessível e inclusivo. O Parque Linear Antônio Fattori ganha área acessível para atividades e lazer. No dia 27 de agosto é inaugurado o monumento em memória às vítimas de Covid em Itatiba.

Thomás Capeletto 9
O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e equipe nas obras do Avança Itatiba na Rua Francisco Glicério

No começo de setembro é assinado convênio para mutirão de cirurgias pediátricas, o Crescer Feliz, que começa a beneficiar cerca de 300 crianças já nas semanas seguintes. O programa Avança Itatiba chega ao centro da cidade e segue na zona rural. O desfile de 07 de setembro é retomado com público no Parque Luis Latorre.

Thomás Capeletto 10
O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e o secretário de obras Adilson Franco Penteado vistoriam as obras do Avança Itatiba no centro da cidade.

Em outubro, é inaugurado o painel Memórias de Itatiba, em grafite, no Terminal Central. As 46 famílias do Loteamento Prezotto recebem os títulos de regularização de seus imóveis. A Prefeitura lança parceria inédita para a iluminação pública da cidade através do programa Ilumina Itatiba – efetivamente aplicada a partir de abril do ano seguinte. São revitalizadas as áreas de lazer e convívio na Cecap e Porto Seguro e entregues as obras de melhoria nas praças José Antônio da Silveira Franco e Nagib Júlio João Karan. No dia 29 de outubro é inaugurado o novo monumento da FEB no Largo do Rosário.

No dia 7 de novembro é inaugurado o Centro de Lutas de Itatiba e é anunciado que Itatiba teria um supertelão na Praça da Bandeira para a transmissão dos jogos da Copa do Mundo de Futebol. Ainda em novembro, são entregues as obras de melhoramento no Mercado Municipal D. Lica com uma nova cobertura. A UPA recebe investimentos e passa a contar com plantão odontológico.

Em dezembro, é inaugurada a decoração natalina na cidade abrangendo diversos pontos do Centro. Itatiba fechou o ano de 2022 com grandes investimentos e o equilíbrio financeiro foi alcançado, anotando-se inclusive um superávit sem que houvesse aumento de imposto.

O ano de 2023 tem início com a excelente notícia de que Itatiba recebeu cerca de 220 mil turistas em 2022, fato este que movimentou a economia da cidade. Já nos primeiros dias do ano, também a saúde ganha destaque, com o mutirão que entregou aparelhos auditivos a 360 pessoas. Com novos investimentos, UPA realizou cerca de 90 mil atendimentos em 2022, segundo balanço. Fechando janeiro, é anunciado o investimento de R$ 42,2 milhões em obras de infraestrutura no Loteamento Real Parque Dom Pedro, regularizando uma situação que perdurava por anos e abrangendo mais de 700 famílias moradoras do local. As obras foram iniciadas em junho.

Em fevereiro é retomado o Carnaval na Praça, que reuniu quase 40 mil pessoas em cinco dias. A Prefeitura apresenta o programa Integrando, que substituiu o Requalifica, investindo em bolsas de qualificação para o mercado de trabalho à população de baixa renda. Numa parceria com o Governo do Estado, 36 famílias da Vila Jarussi recebem os títulos de regularização de seus imóveis.

Ainda em fevereiro é anunciado que a geração de empregos em Itatiba bate recordes sucessivos. É realizada a reforma completa da UBS no San Francisco. É anunciado um novo mutirão de ressonância magnética, com 1.400 exames realizados através do programa Inova Saúde. No dia 11 de março é inaugurado o 1º CELF – Centro Esportivo de Lazer da Família Professor Osmar Luiz Zanatta, no bairro Jardim Vitória.

Thomás Capeletto 8
Vista do Centro Esportivo de Lazer da Família – CELF Professor Osmar Luiz Zanatta

No dia 18 de março, a Prefeitura entrega a primeira parte da regularização de lotes do Clube de Campo Fazenda, com cerca de 100 famílias beneficiadas. Em abril a empresa Vedacit expande suas operações e inaugura o Centro de Distribuição de Itatiba, se tornando um dos maiores da América Latina em sua área de atuação. O programa Ilumina Itatiba inicia instalação de lâmpadas de LED nas ruas da cidade.

Em maio, são iniciadas as obras de reforma no Velório Municipal. No dia 2 de maio têm início as obras de revitalização do centro da cidade, começando pela Av. Marechal Deodoro. Nova etapa da revitalização do Mercado Municipal D. Lica é entregue e a Prefeitura de Itatiba anuncia investimento de quase R$ 28 milhões em obras no loteamento Vivendas do Engenho D’Água - obras essas aguardadas há cerca de 40 anos, iniciadas em setembro.

No dia 1º de junho é lançado o Projeto Vivências pelo FSS com foco na qualidade de vida para os maiores de 50 anos de idade, e no dia 7 é lançado o novo projeto para a constituição do Jardim Botânico em área remanescente do Parque Ferraz Costa. Como parte do programa Itatiba em Ação, a Praça Santa Cruz foi entregue revitalizada. O ‘trevo do Lance’, rotatória da Rodovia das Estâncias na altura do bairro do Ponte, tem suas obras concluídas, impactando na segurança viária do local. Ainda em junho é apresentado o projeto das avenidas marginais do Ribeirão Jacaré, que modificarão a área no seu entorno e impactarão na mobilidade de Itatiba pelas próximas décadas.

No dia 27 de julho é inaugurado o Centro de Referência do Autismo de Itatiba e no dia 31 é inaugurada a segunda unidade do CELF, no Jardim Maria. No dia 10 de agosto é lançado o programa Avança Itatiba Desenvolvimento, com sistema de informatização para agilizar os serviços e demandas da população. No dia 16 de agosto o FSS inaugura sua sexta unidade localizada no Mercadão. Mais 160 famílias recebem os títulos de propriedade de imóveis no Clube de Campo Fazenda. No dia 22 de agosto, é inaugurada a Casa da Juventude no bairro Terra Nova, local destinado ao público infanto-juvenil com investimento superior a R$ 1 Milhão, em parceria com o Estado. O FSS lança o programa Nova Geração de incentivo ao desenvolvimento integral dos jovens em parceria com as secretarias de Esportes e Educação.

Itatiba recebe duas remessas de moderno armamento e também amplia o monitoramento por câmeras, expandindo para zona rural, em novos investimentos para segurança da cidade.

Em setembro, Itatiba é apontada como a 3ª Melhor Cidade do País em Qualidade de Educação, pelo Ranking de Competitividade dos Municípios, num reconhecido levantamento entre todas as cidades brasileiras, coroando assim os trabalhos realizados e em andamento.