26ª Festa de São Pedro reúne cerca de 25 mil visitantes em três dias no Parque Luís Latorre

Dupla Maurício & Mauri abriu a celebração junina promovida pela Prefeitura de Itatiba; Praça de Alimentação novamente foi destaque

Momento da festa de São Pedro que neste 2024 atraiu cerca de 25 mil pessoas em três dias (Crédito: Divulgação/PMI).

O mais antigo evento realizado pela municipalidade, a Festa de São Pedro, chegou à 26ª edição em 2024 e reuniu cerca de 25 mil pessoas no Parque Luís Latorre durante os três dias - abertura na noite de sexta (28/06), no próprio dia do santo junino (sábado 29), e no domingo 30.

A Festa promovida pela Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, agradou ao público, atraindo principalmente famílias. “Agradeço a toda população que esteve presente nestes três dias de festa. Foram quase 25 mil pessoas que passaram pelo Parque. Muito obrigado também aos voluntários, nossas entidades assistenciais, aos nossos produtores rurais, aos nossos artesãos, ao pessoal da limpeza, apoio e segurança. Uma grande equipe que fez esta Festa se tornar mais este sucesso - inclusive com a inauguração da Cidade das Crianças, em que centenas delas, e suas famílias, estiveram nestes dois dias”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

Quadrilha, forró, sertanejo e comidas típicas

Foram diversas atrações culturais e gastronômicas em mais esta edição da festa. Após a abertura oficial, realizada em frente à fogueira cenográfica na entrada do Parque, entre cenários instagramáveis, a dupla sertaneja Maurício & Mauri voltou a Itatiba na noite da última sexta (28) para cantar hits de várias épocas.

Nos dois dias seguintes, as atrações foram Badú Perrone, Sayô, João Villa & Rafael. Andressa Pávia, Daniel e Grupo Piracema. O público também pode conferir apresentação dos músicos da centenária Corporação Musical (Banda) Santa Cecília, Orquestra D’Alba e Banda Jovem - ambas do Conservatório Municipal Alba Panzarin Degani, Orquestra Violeiros de Itatiba e a Quadrilha da Melhor Idade - CCI, do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Tanto Maurício & Mauri quanto João Villa & Rafael (foto abaixo) vieram a Itatiba por meio de parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo via programa estadual Circuito SP, que promove a difusão artístico-cultural estadual e com gestão e produção da Apaa - Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Entidades agradecem

No cardápio da Praça de Alimentação com 20 barracas comandadas pela Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba (Aeasfi), apoiadora do evento, o movimento agradou. “A Festa foi boa! A maioria das entidades vendeu bem e superou as minhas expectativas. Não temos ainda os valores fechados, mas as entidades só têm a agradecer pela estrutura e organização da Prefeitura e principalmente, do secretário de Cultura e sua equipe, que nos deram todo apoio. Gratidão por mais um evento de sucesso”, declarou o presidente da Aeasfi, Marcos Lucena de Souza.

No cardápio, diversas comidas típicas, como curau, pamonha, bolo de milho, de fubá e de paçoca, canjica, milho cozido, arroz-doce, doce de abóbora, maçã-do-amor, vinho quente e suco de milho. Os participantes foram: Apae, Asilo, Asri, Associação Divina Providência, Associação Pró-Basílica, Ceia, Ceme, Desafio Jovem, Fundo Social, Lar Itatibense, Lions, Loja Maçônica, Nasce, Outro Olhar, Passo a Passo, Phala, Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer, Sibes, Templo de Umbanda e Trilhas.

FestaSaoPedro2

Para as crianças

Os brinquedos infláveis, apresentação de mágico, personagens infantis e trenzinho, fizeram sucesso. O público infantil teve ainda um upgrade neste ano: como comentado pelo prefeito Thomás, na tarde de sábado (29), a Prefeitura entregou a Cidade das Crianças, um espaço permanente de quase 10 mil m² com três praças temáticas, voltadas ao desenvolvimento e convivência, tanto dos pequenos quanto das famílias.

Antes, porém, teve mais uma edição da Festa Inclusiva, com 1 hora de silêncio para a participação mais cômoda das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Festa também ofereceu aos visitantes estrutura com cobertura especial – um lounge temático logo na entrada, espaço bebê e amplo estacionamento gratuitos, além de esquema de segurança e equipes de limpeza. No transporte, circular na ida e volta do Parque Luís Latorre pela empresa Transporte Coletivo de Itatiba (TCI).

Produção local

O galpão de produtores locais ofereceu aos visitantes ampla opção de artesanatos e produtores rurais. Somente de itens dos produtores, foram comercializados nos três dias de festa 535 unidades de pães, bolos, roscas e bolachas; 202 garrafas de vinhos, sucos, vinagres e cachaças; 160 vasos de plantas (orquídeas, suculentas, etc.); 155 potes de compotas, geleias e molhos; 80kg de mel e dois quilos de produtos orgânicos.

Os participantes foram: Adega Rosso Naturale, Apiário Zé Trovão e Sta Bárbara, Chácara N.Sra. de Fátima, Engenho d’Água Chef Luis, Maziero Pães Artesanais, Pimentas Thoro - Sítio Morro Alto, Sítio Capeletto e Sítio N.Sra. de Lourdes.
FestaSaoPedro1