Bazar Solidário 2024 é aberto com recorde: mais de 120 mil peças arrecadadas

Cadastrados no CRAS Corradini/Harmonia puderam retirar peças na manhã desta segunda (10/06); bazar segue até dia 19

Bazar Solidário 2024 é aberto com recorde: mais de 120 mil peças arrecadadas
Premiação do Cemei Sebastião com primeiro lugar na gincana de arrecadação de agasalhos neste 2024 (Crédito: Renato Jr/PMI)

É com recorde de arrecadação que foi aberto na manhã desta segunda-feira (10/06) o Bazar Solidário 2024. A Prefeitura de Itatiba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), já contabiliza mais de 120 mil peças arrecadadas na Campanha do Agasalho 2024 - “Sua doação aquece!” – e a triagem segue acontecendo em paralelo ao bazar. Em 2022, foram 72 mil peças arrecadadas e em 2023, mais de 80 mil.

A grande adesão deste ano foi destacada pela primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira na cerimônia de abertura, ao lado do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e secretariado, pouco antes do bazar ser liberado às famílias do CRAS Corradini/Harmonia, o primeiro a ser contemplado.

“Mesmo com as doações ao Rio Grande do Sul que mobilizaram Itatiba, a população soube dividir e aderiu às doações para o Fundo Social. Mais uma vez o recorde foi batido. E como a triagem não acabou, ainda teremos mais peças. Só tenho a agradecer a quem dividiu o que tem com aqueles que têm menos”, disse.

A primeira-dama lembrou que a chegada de mais peças promove a renovação diária no bazar, garantindo possibilidade de encontrar vários modelos e tamanhos ao longo do atendimento. “A você que virá outros dias, não ficará sem boas peças!”, prevê. A Campanha do Agasalho e Bazar Solidário 2024 tem o apoio das Secretarias de Ação Social, Trabalho e Renda, de Educação e de Governo, através da Defesa Civil de Itatiba, além de Artivinco e Sabesp.

BazarSolidario2024 1

1.400 famílias

São mais de 1.400 famílias cadastradas na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, entre os Centro de Referência de Ação Social - Cras, Programa Integrando e Cooperativa Reviver. A secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Regina Suzan, destacou que Itatiba costuma receber famílias que migram das regiões mais quentes do país e não estão preparadas para o frio que faz nas colinas.

“Por isso, além de atender as famílias que já assistimos, temos a necessidade de buscar essa adesão, grande neste ano”, ressaltou. “Esse é um bazar aguardado o ano todo pelas famílias assistidas pela Ação Social. Mesmo que participem anualmente, sempre tem algum membro novo, um parente a mais, além do desgaste natural das peças ano a ano. Com o bazar, podemos atender suas necessidades”, pontua.

Já garantindo peças para o inverno, Maria Aparecida da Mata Silva (abaixo) estava animada no garimpo de calças nesta manhã. “Sempre ajudei, mas hoje – por conta de doença - preciso correr atrás. E aqui só tem coisa boa!”, declarou.

BazarSolidario2024mariaaparecida

Gincana premiada

Também na abertura do Bazar Solidário 2024, a competição do bem que reuniu escolas da Rede Municipal de Ensino em torno da arrecadação de peças teve seus vencedores anunciados pela Secretaria de Educação em parceria com o FSS. O critério foi de número de peças proporcional ao número de alunos.

Em primeiro lugar, ficou o Cemei Sebastião Siqueira da Cruz (Real Parque Dom Pedro), com mais de 11 mil peças arrecadadas – e levou uma TV 42’’.
Em segundo, a Emeb Profa. Maria Nair Silveira Franco (Terras de São Sebastião), premiada com um sistema de projeção datashow e, em terceiro, o Cemei Izabel B. Tuon (Nova Esperança), que levou uma caixa de som.

Bazar

Amanhã (terça, 11) o bazar estará aberto aos cadastrados do Nações; quarta (12) do Porto Seguro; quinta (13) do San Francisco e também aos membros da Cooperativa Reviver; e na sexta (14), Cras Itinerante e bolsistas do Programa Integrando. Por fim, toda população poderá ter acesso ao Bazar Solidário entre os dias 17 e 19/06.