Cultura e Turismo traz à Itatiba Orquestra Filarmônica Valinhos na próxima semana

Concerto tem como tema Brasil de Norte a Sul; noite de Gala da Corporação Musical Santa Cecília será no fim do mês

Filarmônica de Valinhos. Música instrumental é atração de férias com apoio da Prefeitura de Itatiba.  (Crédito: Divulgação/PMI).

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, traz neste mês de julho duas atrações musicais ao Teatro Ralino Zambotto. A primeira será já na próxima semana, dia 12/07, às 20h: a Orquestra Filarmônica de Valinhos, que apresentará uma viagem musical pelos ritmos brasileiros, intitulada “Brasil, de Norte a Sul”. Realizado através da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, Ministério da Cultura, com patrocínio da Jofege, apoio Soul Cultural, Câmara Municipal e Prefeitura de Itatiba.

Já no fim do mês, dia 27/07, será a vez da apresentação de Gala da centenária Corporação Musical Santa Cecília, em comemoração aos 118 anos. Entrada franca, até o limite permitido no local. Portanto, sem a necessidade de retirada antecipada de ingresso.

Para conferir a Filarmônica da cidade vizinha, é preciso retirar o ingresso disponível tanto no Museu Municipal Padre Francisco de Paula Lima, na Praça da Bandeira - 122, quanto na Biblioteca Municipal Francisco da Silveira Leme, na Rua Campos Salles – 380.

Brasil de Norte a Sul

A Orquestra Filarmônica de Valinhos, composta por 45 músicos, se apresenta sob regência do maestro Felipe Gadioli. Oficialmente, esta Orquestra estreou há 20 anos, em 22/09/2004, e é mantida pela Sociedade Filarmônica de Valinhos, cuja presidência é de Jerci Maccari.

O repertório da noite é composto por canções de todas as regiões brasileiras, muitas conhecidas do público, com arranjos exclusivos do maestro-adjunto Hebert Rodrigues. A abertura terá Zemira, Paratodos e Oreru Nhamandú Tupã, que significa, em tradução livre, “nossos pais são o sol e o trovão”. Em seguida, vem as cinco regiões. Confira:

• Região Sul: Negrinho do Pastoreio, Prenda Minha, Balaio, Velho Casarão, Querência Amada, Fundo da Grota e Canto Alegretense.

• Região Sudeste: Barquinho, Luiza, Wave, Mulheres, Tristeza, Cheia de Manias, Ordem Natural das Coisas, Amarelo, Passarinhos e Quero te Encontrar.

• Região Centro-Oeste: Galopeira, Peão Apaixonado, A dança do catira e Sou assim mesmo.

• Região Norte: Chamada do Boi 2023 - Boi Caprichoso, Vermelho - Boi Garantido, Sinhá Pureza, Dança do Carimbó, Ex mai love, Problema Seu e No Meio do Pitiú.

• Região Nordeste: Asa Branca, Feira de Mangaio, Vassourinhas, Milla, Onda Onda, Chorando se foi (Ulisses e Gonzalo Hermosa), Fechamento Brasil Pandeiro (Assis Valente) e Aquarela do Brasil (Ari Barroso).

BandaSantaCeciliaCorporação Musical Santa Cecília (Crédito: Divulgação/PMI).

Férias para crianças

Também começou nesta semana a programação gratuita de férias da Biblioteca Municipal Chico Leme. Todas terão início às 14h e precisam de inscrição antecipada, feita pelo WhatsApp 11 4594-5488. Na programação tem: dia 03/07 Contação de História, 04 Curso de desenho, 10 Tarde Criativa (dobradura, mosaico, recortes, colagens e desenhos), 11 Curso de desenho, 13 O Mundo Encantado da Estantina, 15 Oficina de Massinha, 16 Cinema, 17 Tarde Divertida (cabelo, unha, penteados e beleza), 18 Curso de desenho, 19 Vem Brincar (faz de conta e fantasia), 23 e 30 Cinema. Todos os detalhes diretamente com a Biblioteca.

Serão dois finais de semana com o esperado Férias no Parque, no Parque Luís Latorre, que desde o último sábado (29/06) conta com a Cidade das Crianças, um espaço lúdico criado especialmente para os pequenos brincarem. A diversão vai aumentar nos dias 13, 14, 20 e 21/07, quando o local se transforma em um grande centro de diversões, também com brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce. Tudo de graça para todos os participantes. O Férias no Parque será das 10h às 17h.

Observação da Lua

Tem ainda atividade em julho por meio da Secretaria de Educação: duas noites de Observação da Lua Crescente com telescópios ao ar livre. Dias 16 e 17/07, das 19h às 21h3, na Pista de Atletismo do Parque Ferraz Costa. O evento é gratuito e para todas as idades. Basta comparecer e retirar a senha - 400/dia, com prioridade para idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais. Atividade será cancelada em caso de tempo chuvoso. Mais informações: 4594-2719.