Projeto Arte no Paço tem 30 obras em nova exposição fotográfica

Retratos assinados por Damaris Antunes estão expostos no corredor interno da Prefeitura de Itatiba

Projeto Arte no Paço tem 30 obras em nova exposição fotográfica

O Projeto Arte no Paço da Prefeitura de Itatiba traz nova exposição para o mês de julho: a mostra fotográfica é composta por 33 retratos assinados pela itatibense Ivone Damaris Antunes. A exposição está no corredor interno do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline. Aberta oficialmente nesta terça-feira (02/07), seguirá para visitação gratuita até 31/07.

Brasis é o nome da exposição e integra uma das cenas do filme Pretos - A pele que eu habito, retratando brasilidade e a miscigenação do povo brasileiro. Segundo a artista, assim eram chamados os indígenas pelos portugueses no Brasil Colônia, que também chamavam de brasílios os que nasciam no Brasil. A palavra, conforme Damaris, faz referência à construção do povo brasileiro: o negro, o indígena, o imigrante e todas as miscigenações.

A artista esteve na Prefeitura para a montagem, junto a Francisco Bessa, da Secretaria de Cultura e Turismo, que realiza a curadoria desta iniciativa da Secretaria de Administração. Esta é a segunda vez que Damaris expõe fotos no Arte no Paço; a primeira vez foi sobre Libertária - com índios Pataxó, junto a também fotógrafa Pamela Daniela, que trouxe fotos de bailarinos.

Retratados

Damairs trabalha com fotos conceituais, com narrativas e história. Nesta mostra, há uma obra intitulada DNA e outra Conexão. Outras 31, levam o nome dos próprios fotografados, que são: Alexandre Ribeiro Batista Silva, Augusto Renan Rocha Severo dos Santos, Beatriz Sampaio de Matos, Cristina Aparecida Pereira Rochdewohid, Edelma Cazare de Campos, Elaine Aparecida Munhoz, Elidalva de Almeida Santos, Fernanda de Matias, Gisele Lopes de Jesus, Georg Hans Rohdewohid Junior, Helena Laureano de Lima Silva, Iago Antônio Barbosa, Irma de Fátima Alves da Silva, Ivete Barreiros, Jamerson Videoli, Jéssica Tamires de Almeida, Joaquim Simão Fernandes, José das Graças Venâncio Silva, Luciano Santos Rodrigues, Nayane Vitória Ribeiro da Silva, Maithê Pereira de Lima, Osminael Neves de Matos, Paulo Henrique de Almeida, Paulo Souza de Almeida, Ruby do Carmo Nunes, Silvia Aparecida de Mattos Almeida, Shophia Alcântara Ribeiro, Sophie Zacharias, Vitória Ester Evangelista Romão, Wellington de Paulo Lemes e Wellignthon Santana.

Arte no Paço Brasis

Sobre o Arte no Paço

O Arte no Paço foi lançado em 2021 e se tornou um espaço cultural para Itatiba. Teve duas edições coletivas, três com trabalhos de estudantes da rede pública, uma da Fatec e uma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 150 quadros. Teve ainda exposição duas em dupla- Karen Menegheti e Rafael Carvalho; Luciana Fumach e Lucilena Boscolo Pinfildi-, outras duas em trio - com Adriana Collete, Mi Ramos e Patti Marzano e outra com Igor Mendes de Lima, Luciana Henrique e Tatiane Mortari, além de uma de Claudio Roson ao lado de Tijolos da Cidade (da Lei Paulo Gustavo, do trio Eduardo Leite, Stephen Alexander Slater e Thaynara Magalhães).

Com exposições individuais, participaram Pedro Gava, Sergio Stocco, Celina Nardi, Cleverton Gomes, Floberto Borges, Sonia Regina Vicenzi Fernandes e Helinton Luiz Inocêncio Alves, junto a obras de atividade do Projeto Vivências-CCI-FSS, Rafaela Alves Marquezani, em maio, e a recente Exposição Mudanças Climáticas: uma linha do tempo com os maiores desastres ambientais, integrando a Semana do Meio Ambiente 2024, em junho.

Além da participação de Damaris e Pamela, foi realizada ainda exposições de fotos de Marcelo Schellini, Tarikh al-Brasil, em parceria com Pontos MIS. Artistas que moram/trabalham em Itatiba interessados na iniciativa devem contatar francisco.bessa@cultura.itatiba.sp.gov.br.