Clínica da Família - Nações será entregue nesta quarta-feira (03/07)

2a unidade foi entregue no último sábado na Cecap e já está em funcionamento

Clínica da Família - Nações será entregue nesta quarta-feira (03/07)

Foto aérea da Clínica da Família Nações, que será inaugurada neste 03/07 (Crédito: Renato Jr/PMI).

Nesta quarta-feira, 03/07, às 11h, a Prefeitura de Itatiba inaugura a terceira  Clínica da Família, complexo de saúde que desta vez chega para a população do Jardim das Nações e entorno. Uma realização da Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde via programa municipal Inova Saúde, a Clínica da Família do Nações é formada pelo complexo de dois prédios – a Unidade Básica de Saúde Rosa Malzoni - Dona Nenê e a Unidade Avançada de Saúde Álvaro Domingo Malzoni, localizados na Av. Vicente Catalani, 2025, em frente ao terminal de ônibus do bairro.

Clínica da família Cecap aberta

A segunda unidade da Clínica da Família, inaugurada no último sábado (29/06) no NR. Dr Luiz de Mattos Pimenta – Cecap, já está em funcionamento. Além do posto de saúde, que mudou de lugar para essas novas instalações, a inédita Unidade Avançada de saúde, que funciona de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, atendeu em seu primeiro dia, ontem (01/07), 29 pessoas, entre consultas e atendimentos na farmácia.

Na Clínica da Família da Cecap, a população do bairro e entorno tem atendimento que une serviços de uma unidade básica de saúde (o conhecido postinho) à Unidade Avançada de Saúde, que oferece atendimento de baixa complexidade (ao estilo da UPA) e com horário estendido até às 22h. O posto atende das 07h às 17h, de segunda a sexta. O complexo tem salas de emergência, de imunização, de observação, de agentes comunitários, reunião, procedimentos e exames, além dos consultórios médicos, farmácia e banheiros acessíveis.

AUSCecap

Inauguração e homenagens

A cerimônia de inauguração no último sábado (29/06) contou com emoção. Aguardada pela população vizinha, a unidade foi aberta com grande público, além de familiares dos homenageados.

À Unidade Avançada de Saúde foi dado o nome de Abigail Bueno, muito conhecida na cidade pela sua simpatia e humildade. Foi vendedora de cosméticos e jóias, e mais tarde formou-se como enfermeira, tendo trabalho por anos no setor de pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba.

AUSCecapInaugura

Nascida em Itatiba, foi uma das primeiras moradoras da Cecap, na década de 1980. Falecida em janeiro de 2015, deixou uma história de batalha pela saúde, lembrada por seu filho, David Bueno, hoje vereador presidente da Câmara Municipal de Itatiba em seu discurso durante a inauguração.

Também foi homenageada a família de José Franciscon, falecido em 1986 e que dá nome à Unidade Básica de Saúde, representado no evento pelo filho Antonio Dorival Franciscon. José, nascido em Itatiba, na década de 1960 foi vereador na cidade e teve por muito tempo, décadas atrás, uma olaria no Bairro do Engenho, vizinho à Cecap, de onde vieram tijolos que construíram casas até hoje de pé no bairro.

Três unidades

Entre junho e julho, Itatiba ganhou três unidades de Clínica da Família em seus bairros mais populosos. A primeira, no Parque San Francisco, foi inaugurada dia 09/06 e funciona desde o dia 10. A mais recente é a Cecap, aberta ao público ontem, 01/07. As três juntas somam um investimento de cerca de R$ 7 milhões. A unidade da Cecap foi feita com verbas do Governo do Estado de São Paulo; a do San Francisco, tem parte do governo estadual e parte municipal; enquanto a terceira unidade, no Nações, foi viabilizada com recurso de contrapartida por empreendimento imobiliário. Todas elas possuem a mesma configuração arquitetônica, com 550 m² de área construída e basicamente a mesma divisão de espaços.