Contra a dengue: mais de 420 crianças já estão com vacinas agendadas em Itatiba

O primeiro dia de vacinação teve pelo menos 60 aplicações no CAC

Contra a dengue: mais de 420 crianças já estão com vacinas agendadas em Itatiba

Miguel, o primeiro vacinado de Itatiba, e Helena - que acabou de completar 10 anos de idade - recebem a vacina contra dengue da enfermeira Eliana Mourão Laboredo no CAC (Crédito: Mari Carla Giro/PMI).

Itatiba já tem as primeiras crianças vacinadas contra a dengue. São cerca de 60, atendidas com agendamento prévio no CAC - Centro de Atenção à Criança, que receberam as vacinas a partir das 13h desta quarta-feira (10/04). A Secretaria da Saúde municipal recebeu ontem 1.928 doses de vacina contra a dengue, vindas do Ministério da Saúde.

Até o sábado (13) a agenda está fechada, com 426 crianças já tendo horários agendados para receber a primeira dose. Até o final da tarde desta quarta, ainda havia horários para a semana de 15 a 19/04. O agendamento está disponível online e contempla por enquanto crianças entre 10 e 11 anos. A Secretaria recomenda que pais/ou responsáveis acompanhem pelo link as aberturas de novas agendas nos próximos dias.

O agendamento deve ser feito online no site da Prefeitura no link: https://itatiba.sp.gov.br/como-agendar-a-vacinacao . É necessário informar CPF e data de nascimento completa da criança. No caso das que ainda não têm o documento, deve ser informado CPF dos pais ou responsáveis. Documentos e carteirinha de vacinação também devem ser apresentados na hora da aplicação.

Gradativamente, serão abertos novos agendamentos para adolescentes até 14 anos – limite da idade para quem o Ministério da Saúde brasileiro destinou estas doses. A vacina contra a dengue é subcutânea e tem duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação para completar o esquema vacinal. Ao tomar a primeira dose, a criança já sai com a data do retorno agendada pelo CAC, que fica na rua Quintino Bocaiúva, 404 – Centro, próximo à Praça da Bandeira.

1º vacinado

Miguel Moises Marques, de 10 anos, é o primeiro vacinado contra a dengue em Itatiba e não escondia saber sobre a importância do momento “Já estava de olho (...‘na data de vacinação’). Tenho esperança que mais pessoas também tenham oportunidade de tomar a vacina; temos que nos cuidar bastante”, ensinou, incentivado pela mãe, que é enfermeira. Seu pai, Marco Marques, o acompanhava e também ressaltou que tão logo soube ontem do agendamento, correu para marcar o horário do filho. “Estávamos na expectativa desde que soubemos da notícia de que chegaria vacina em Itatiba. Inclusive já avisamos outras pessoas, como nossa prima, para ter acesso à vacina, que é muito importante nesse momento”, disse.

Presente de aniversário

Helena Trilha Angelon acabou de completar 10 anos, na última sexta-feira, dia 04, tendo entrado assim para a faixa em que a vacina está disponível. Ela também foi uma das vacinadas da primeira hora de vacinação neste primeiro dia. “Expectativa era grande. Graças a Deus, já conseguimos”, diz o pai, Carlos Angelon, que a acompanhava.

vacinacdenguecomeca 2

Quase 2 mil doses

De acordo com nota técnica recebida pela Secretaria de Saúde itatibense, estas doses serão destinadas ao público de 10 a 14 anos - uma escolha federal, seguindo diretrizes do Programa Nacional de Imunizações - PNI.

Essa estratégia de vacinação contra a dengue, bem como a distribuição das doses da vacina e público-alvo está seguindo as orientações do Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue 2024, além de notas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde, que diz ainda ter número limitado de doses disponíveis no momento.

Integrante da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Itatiba está entre as 19 cidades deste conglomerado que estão recebendo as doses, numa estratégia definida pelo Ministério da Saúde.
Casos atualizados

Os dados atualizados sobre casos da doença na cidade neste ano de 2024 são enviados pelo município e abastecem o sistema estadual, e podem ser acompanhados no portal estadual Dengue SP  https://dengue.saude.sp.gov.br/dengue/

Para ajudar no combate à doença, a Prefeitura de Itatiba disponibilizou também uma página exclusiva sobre a dengue: https://itatiba.sp.gov.br/dengue