Itatiba no combate efetivo à dengue

Como agendar a vacinação

Combate a dengue

No cenário desafiador do período de chuvas e calor intenso, a Secretaria de Saúde - Vigilâncias em Saúde (VISA) de Itatiba intensifica suas ações no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue. Os esforços concentrados têm o objetivo de conter a doença, necessitando também da cooperação de toda a comunidade.

Como é feito o combate?

- Ações Estratégicas
Os agentes de saúde desempenham papel fundamental neste combate à dengue, realizando diariamente atividades de orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. São feitas vistorias em diversos pontos estratégicos, incluindo cemitérios, ferros velhos, borracharias, depósitos de recicláveis e até mesmo em áreas de mata propensas ao acúmulo de água.


- Prevenção Residencial Diária
Conscientizar a população sobre medidas preventivas em suas residências é fundamental. O trabalho de conscientização, com a visita casa a casa, é realizado em toda a cidade ao longo do ano e intensificado no verão. Instruções simples são fornecidas para evitar a formação de criadouros. Além da orientação in loco, os agentes deixam ainda material informativo nas residências. Tudo para instruir a população a não facilitar a proliferação do mosquito, cujas larvas se desenvolvem cada vez mais rápido.

- Colaboração Comunitária
É muito importante que a população colabore permitindo as visitas dos agentes de saúde em suas casas. É bem rápido e muito eficaz: a duração média de cada visita é de aproximadamente 15 minutos, tempo suficiente para que seja feita a identificação visual de possíveis criadouros, bem como a orientação de como eliminá-los. Essa cooperação ativa da comunidade com as autoridades de saúde é essencial para o sucesso das ações preventivas e no enfrentamento à dengue. A prevenção é a chave para proteger nossa comunidade e garantir um ambiente saudável para todos.

- Denúncias
Para fortalecer a rede de combate, a população é incentivada a denunciar focos do Aedes Aegypti. Os números de telefone para essas denúncias são: 4538-8596 | 4538-6239.

Sua denúncia também pode ser feita via E-Ouve (https://eouve.com.br/#/) .
Se preferir, também pode baixar o app do E-Ouve no seu celular. Você precisa fazer seu cadastro uma vez só, e guardar seu número de usuário e senha para eventuais novos pedidos e acesso às respostas anteriores. A abertura de chamado referente a esse tema é através da Secretaria de Saúde.


Quando procurar atendimento?

- Conheça os sintomas e saiba quando buscar atendimento

É crucial que a população esteja ciente dos sinais e sintomas da dengue. Em caso de suspeita, deve-se buscar atendimento médico imediatamente, contribuindo para diagnósticos precoces e tratamentos efetivos, diminuindo riscos de complicações.

Vale lembrar que a dengue é uma doença febril aguda e debilitante. A grande maioria dos doentes se recupera, porém, pode progredir para formas graves, inclusive com risco de morte. A rapidez na identificação e atendimento é fundamental para a recuperação.

Toda pessoa que tiver febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos dois destes sintomas - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde. 

Após o período febril, também deve-se ficar atento. Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença) sinais de alarme podem estar presentes e marcar uma piora.

 

São eles:

  • dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua;
  • vômitos persistentes;
  • acúmulo de líquidos em cavidades corporais
  • pressão baixa e/ou lipotímia;
  • letargia e/ou irritabilidade;
  • aumento do tamanho do fígado
  • sangramento de mucosa

Em caso desses sintomas, igualmente a procura pelo serviço de saúde deve ser imediata!

Juntos somos mais fortes que a dengue!

Como agendar a vacinação

 

Notícias: