Educação municipal se prepara para repetir bom desempenho de 2025

Destaques do último ano põem Itatiba como município Campeão de Alfabetização e Fluência Leitora, além de ter escola premiada nacionalmente pelo MEC

Educação municipal se prepara para repetir bom  desempenho de 2025

Atividades educacionais em contraturno e eventos pontuais têm a constante presença da Educação municipal de Itatiba. (Divulgação/PMI)

 

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiba já está se preparando para o próximo dia 02/02, quando terá início o novo ano letivo e a apresentação de estudos pedagógicos para 2026 às equipes. Como base e incentivo ao momento, segue celebrando os prêmios educacionais que o município recebeu em 2025. 

São dois os prêmios que contemplaram práticas realizadas com anos do Ensino Fundamental. Em março último, o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira foi pessoalmente receber em nome da cidade dois prêmios estaduais pelo desempenho de excelência na alfabetização de crianças: Município Campeão da Alfabetização 2024 (destinado a 100 cidades de porte médio) e destaque de escolas no Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP. 

O primeiro é concedido aos municípios destaque na alfabetização, levando em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças do 2º ano.

O segundo prêmio reconhece os esforços das redes municipais, através do Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp - o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, que avalia as habilidades dos alunos em língua portuguesa – com leitura e escrita - e matemática. 

 

Destaque no Saresp

Divulgada no último ano, a nota de Itatiba no Saresp 2024 é de 8,4 para o 2º ano e de 6,7 para o 5º ano, considerados de alto rendimento. Saresp é o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, caracterizado como uma avaliação em larga escala da Educação Básica paulista, e tem três níveis de desempenho: alto, quando a pontuação é superior a 6; médio -pontuação entre 4 e 6 e baixo - pontuação igual ou inferior a 4.

As 10 escolas contempladas por atingirem as metas na última avaliação divulgada do Saresp são: Agenor Vedovello, Anna Abreu, Chico Peroba, Júlio César, Maria Ap. Tomazini, Maria Gemma Rela, Philomena Zupardo, Rosa Maria Belgini, Rosa Scavone e Vera Lúcia. 

Premiação em Brasília

Já no segundo semestre, em agosto, a Educação municipal de Itatiba foi novamente destaque nacional: a Emeb Profa. Sônia Rita Penteado Aguiar Santos recebeu em Brasília o inédito Prêmio MEC Educação Brasileira concedido pelo governo federal via Ministério da Educação, já em sua primeira edição. Foi eleita uma das cinco melhores do país na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental, com base no  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb 2023. Em Itatiba, a nota do Ideb 2023 é de 7,1 no 5º ano e 6 no 9º ano. 

A Secretaria também celebra que Itatiba tem o melhor índice de crianças alfabetizadas da região de Jundiaí, segundo o ICA (Indicador Criança Alfabetizada) 2024, divulgado no último ano, quando alunos municipais foram submetidos a novas avaliações, que terão resultados divulgados neste 2026. 


Edu_2

Troféus que Emeb Sonia Rita ganhou na inédita premiação nacional do Ministério da Educação em agosto de 2025 por suas boas práticas de ensino. (Divulgação/PMI)

 

Formação continuada

Todos os docentes da Educação Municipal e equipes gestoras têm atividades realizadas ao longo do ano visando ações formativas. Esta formação continuada engloba a Educação Básica e a EJA, que é a Educação de Jovens e Adultos. 

Mais de 450 profissionais participaram de workshops com as temáticas Inteligência Artificial; A Matemática e a BNCC com crianças pequenas; Curadoria de literatura para as infâncias; e Orientação normativa para registros pedagógicos. 

Somente no Ensino Fundamental, foram mais de 500 professores municipais, envolvidos em 24 formações em 2025. Os docentes de Educação Infantil (de 0 a 5 anos) são mais de 600, responsáveis por mais de 5,2 mil crianças e atualizados com 76 formações realizadas ao longo do último ano.

A Educação realizou também o Seminário Municipal de Boas Práticas do Alfabetiza Juntos SP e da EJA, formações com diretores (dez ao longo do ano), bem como vice-diretores e coordenadores de 36 escolas que participaram de 16 variadas formações. 

 

Mais destaques

Também foram produzidos materiais diversos pelas coordenações pedagógicas que serão lançados neste ano, tais como os projetos “Inventando o futuro: literatura para as infâncias” e Mini-Histórias, que abrirá as exposições de 2026 do Arte no Paço da Prefeitura de Itatiba, de 28/01 até fim de fevereiro. 

Subiu para 12 o número de escolas participantes do grupo de estudos sobre a abordagem Reggio Emilia, que realizou em 2025 encontros formativos mensais envolvendo 21 gestores. Um registro do percurso de conhecimento desta prática será disseminado em breve a outros profissionais da Educação.

A 5ª edição do Fórum Municipal de Educação envolveu mais de 1,3 mil participantes, com inscrições esgotadas dias antes do evento- https://www.itatiba.sp.gov.br/imprensa/noticias/anual-forum-municipal-da-educacao-lota-tres-noites-no-teatro-ralino - e teve também a seleção de Itatiba para compor o  Mapa Interativo do Ministério da Educação sobre experiências de escolas públicas de todo Brasil, com foco na qualidade e equidade da Educação em Tempo Integral - https://www.itatiba.sp.gov.br/imprensa/noticias/itatiba-integra-mapa-de-experiencias-do-ministerio-da-educacao.


Edu_3

Formandos da EJA em 2025: Educação para adultos também têm destaque nas salas de aula municipais. (Divulgação/PMI)