Primeiro Arte no Paço de 2026 receberá mini-histórias da Educação Infantil
Ao todo, serão 20 registros de narrativas e fotos no corredor central da Prefeitura de Itatiba
A abertura do primeiro Arte no Paço de 2026 será na próxima semana, em 28/01, e terá as crianças atendidas nos Cemeis de Itatiba como protagonistas. (Divulgação/PMI)
O Projeto Arte no Paço da Prefeitura de Itatiba começa 2026 inovando: será palco da inédita Mostra de Mini-histórias da Educação Infantil. A iniciativa é do Setor da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Itatiba. Intitulada Encantos do cotidiano: a infância narrada em mini-histórias, esta Mostra traz 20 mini-histórias de crianças desde o berçário até os maiores, registradas em narrativas poéticas produzidas por professoras de cinco unidades escolares (veja abaixo) e com direito a fotos que ilustram o momento, seja de descoberta, brincadeira, imaginação ou gentileza.
Tem momentos como quando uma banheira no gramado vira um barco-cozinha, a descoberta do próprio reflexo no espelho e de investigações e curiosidades nos experimentos com laranjas e limões. Ou ainda, dentre as crianças mais velhas, quando amigos constroem em parceria um dominó gigante próximo ao parque. Cada mini-história é composta por título, corpo e ao menos duas fotos ilustrando o momento, além do nome da unidade escolar, do professor responsável por este olhar atento e do nome da criança ali retratada.
A abertura da Mostra será na próxima quarta-feira (28/01) na entrada do Paço Municipal, em um evento destinado principalmente a equipes gestoras das escolas da Educação Infantil. A Mostra ficará exposta durante todo o mês de fevereiro no corredor interno do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura de Itatiba, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A iniciativa
O conceito de mini-história como potente estratégia de comunicação começou a ser apresentado pelo Setor da Educação Infantil em 2024, nos encontros formativos dos professores municipais, como possibilidades de documentações pedagógicas.
Este movimento de escuta das narrativas das crianças surgiu por volta de 1985 nas creches e pré-escolas da cidade italiana de Reggio Emilia, a partir das ideias de Loris Malaguzzi, evidenciando esta nova forma de comunicação.
“Nossa proposta foi de trazê-las em um movimento de sensibilização, como forma de dar visibilidade às ações das crianças e seus pensamentos e com a potência das experiências infantis que são reveladas”, diz Camila Giovana Flaibam Meneghin, que integra a equipe Técnica Pedagógica do Setor ao lado de Daiane Monte e Giancarla Giovanelli de Camargo, além das supervisoras Adriana Gori Leardine, Silvia Bez Soares de Camargo e Vera Lucia Suzan.
“Acreditamos que as aprendizagens se estendem aos professores, gestores e famílias, que observam e conhecem as ações realizadas nas práticas pedagógicas das escolas, permeadas por olhares e escutas em um cotidiano que acolhe o pensamento e as narrativas das crianças, através de suas diferentes linguagens”, frisa Camila.
As 20 mini-histórias da exposição integram um e-book educacional de 61 páginas, contendo os percursos pedagógicos de estudos realizados pelas unidades e 33 registros, uma amostragem de toda produção durante o ano de 2025, que será inspiração para a expansão em outras salas de aula neste 2026. O material aponta que “esse tipo de registro narrativo mostra a posição do professor, com escuta e olhar atento, observando, registrando e tornando possível que as ideias das crianças sejam partilhadas”.
(Divulgação/PMI)
As mini-histórias documentadas em e-book
Confira os títulos das mini-histórias, as crianças envolvidas e as professoras responsáveis pelo registro de cada uma:
=> Do Cemei Profa. Andrelina Andreatta: Nenhum obstáculo é grande demais para Kananda! - Natalina Cardoso Lisboa; A Cozinha Flutuante (Sara e Benício) - Daiane Zanotti; A poção da Cuca (Victor) - Nilânia Ap. Alves de Oliveira; Manhã divertida no parque (Isabela, Bernardo, Benjamin e Heitor Araújo) - Nice Rocha; Bolo de chocolate (Artur e Manuella) - Daniela Faustino; Bolinha de sabão no gramado (Maria Vitória, Maitê, Vinícius e Ezequiel) - Adriana Melo; e As cores de Laura - Karina Menegasso de Camargo Gonçalves.
=> Do Cemei Profa. Suzelei M. Marques Matteuzzo: Cecília, a Detetive do Jardim, Zion, o detetive da Natureza e A casa (Luiza) - Lilian Ap. Castro; O primeiro encontro com a Terra (Miguel C.), A descoberta de Miguel (Miguel M.) e Murilo e o segredo do bule - Jéssica Aline Cardoso.
=> Do Cemei Sebastiana Bueno Franciscone: O abacate viajante no parque (Emilly, Zoe e Ykaro) - Simone da Silva Ananias Andrade; A formiga gigante! (Yago e seu grupo) - Judilene Tundis de Souza; Levi e o espelho brilhante e Pequenos Leitores em Ação (Stella, Maitê, Luan e Ágatha) - Aline P. de Godoy e Viviane E. de Souza Mazzochi; A bolsa Fashion da Yasmin - Kelli Cristina Leite e Rosana M. dos Santos Silva; e O mestre do equilíbrio: Miguel em ação! - Kelli Cristina Leite e Rosana M. dos Santos Silva.
=> Da Emeb Profa. Elizabeth Abrahão: Manhã no Parque – O Dominó Gigante (Davi, Pietra e Pedro) - Juliana da Silveira Franco Delphino; Ruas de Cristal (Pedro e Lorenzo) - Marina Araújo Campos; Será que cabe um lobo nessa casinha? (Vitória, Rychard, Emanuel e Solara), O encanto da leitura em brincadeira (Alice de M., Alice B., Valentina e Vitória) e As cores que a chuva revelou (Solara, Kyara, Murillo, Vitória, Alice B. e Alice de M.) - Aline Fernanda Ap. da Conceição Morais; e Descoberta de Enzo - Luciana Maria Possa Niza.
=> Da Emeb Profa. Maria Nair Silveira Franco: Investigando laranjas e limões (Skarleth) - Ciley Chiroki Domingos; Um gesto gentil (Helena) - Rogéria Aparecida Santinelli; Um salão de beleza muito divertido (Maria Julya) - Angela Maciel dos Santos; O que será que a Luana vai construir? - Antonia Gomes Marques; Eu consigo! (Julia) - Daniele Marcondes; Faz assim pra acender o fogo (Larissa) - Karen Bulgareli Pizzi; A grande aventura na areia (Lorenzo) - Milena Clara Ferreira Teixeira; e Liz e sua construção - Vanessa Figueiredo Alves.
Sobre o Arte no Paço
O Arte no Paço foi lançado em agosto de 2021 e desde então se tornou um espaço cultural para Itatiba. A Secretaria de Cultura e Turismo realiza a curadoria desta iniciativa da Secretaria de Administração. Artistas que moram/trabalham em Itatiba interessados na iniciativa devem contatar francisco.bessa@
Teve exposição em dupla- Karen Menegheti e Rafael Carvalho; Luciana Fumach e Lucilena Boscol Pinfildi; Ana Lúcia Polessi e Sergio Stocco; as gêmeas Raquel e Rute Furquim; Alessandra Nannini Torres e Maria Fernanda Peters; Rafael Venâncio e a turma de Terapia Ocupacional (TO) do Caps-; e outras três em trio- com Adriana Collete, Mi Ramos e Patti Marzano; Igor Mendes de Lima, Luciana Henrique e Tatiane Mortari; e Creusa Angelon, Erica Ramos e Idelma Fernandes-, além de uma de Claudio Roson ao lado do trio Eduardo Leite, Stephen Alexander Slater e Thaynara Magalhães (Lei Paulo Gustavo).
Com exposições individuais, já participaram Pedro Gava, Sergio Stocco, Celina Nardi, Cleverton Gomes, Floberto Borges, Sonia Regina Vicenzi Fernandes e Helinton Luiz Inocêncio Alves, junto a obras de atividade do Projeto Vivências-CCI-FSS, Rafaela Alves Marquezani, a Exposição Mudanças Climáticas, Daniel Bota e Ana Paula Momose. Foram realizadas ainda exposições de fotos de Marcelo Schellini, Pamela Daniela, Ivone Damaris Antunes, Bruno Lambert Oliveira e de Pâmela Vidal Serrano junto à Exposição A Paz Sem Limites, do Lions Clube de Itatiba.