Febre amarela: Defesa Civil participa de simulado de prevenção e Saúde aplica 48 vacinas no Nova Esperança
Quem nunca tomou a vacina terá a chance também na 20ª Festa do Caqui & Cia. no stand da Secretaria da Saúde

(DC/PMI)
A Prefeitura de Itatiba segue com várias ações no combate à febre amarela. A Defesa Civil da Secretaria de Governo participou de um simulado de prevenção à febre amarela no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em Campinas, na última quarta-feira (26/03). A organização foi do Centro de Resiliência de Campinas e reuniu mais de 30 pessoas de oito municípios paulistas inscritos.
O simulado fez uso do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (Siss-Geo) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para monitorar a presença de animais mortos, que pode apoiar ações em emergência de saúde pública, relacionadas à febre amarela. O Siss-Geo é um aplicativo desenvolvido para monitorar a fauna, a vigilância de emergências de zoonoses e conservar a biodiversidade.
De Itatiba, participaram a coordenadora do órgão, Leila Recaman Cavallaro, acompanhada de cinco agentes da DC de Itatiba, que já conta com este aplicativo, importante para agilizar as informações aos órgãos de controle da febre amarela.
Durante a atividade, foi demonstrado aos participantes como o aplicativo da Fiocruz, que transmite dados georreferenciados, contribui para a identificação de corredores ecológicos de transmissão da febre amarela. O sistema envia alertas automatizados sobre animais mortos e doentes que podem indicar a circulação de agentes infecciosos.
Foram mostradas as etapas do trabalho para que seja possível elaborar as ações de prevenção. O simulado envolveu nesse treinamento técnicos da Defesa Civil, da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade e da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Secretaria de Saúde de Campinas e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Vacinação na zona rural
A Saúde de Itatiba também segue promovendo ações preventivas à doença. Para aumentar a cobertura de imunização, no último sábado (29), foi realizada mais uma ação contra a febre amarela na zona rural, das 8h às 16h. Desta vez, foi visitado o bairro Nova Esperança, na divisa com a cidade de Valinhos.
Foram abordadas 142 pessoas. Destas, 86 já tinham tomado vacina contra a febre amarela, o que foi verificado durante as conferências de carteirinhas no sistema. Outras 48 pessoas foram vacinadas durante a visita casa a casa realizada pela equipe de enfermagem no bairro.
(Saúde/PMI)
Desde fevereiro, equipes da Saúde municipal têm se deslocado à zona rural para conscientização e aplicação das vacinas. Já receberam a ação os bairros: San Martin, Engenho d’Água, Moenda, Morro Azul, Tapera Grande, Caminhos do Sol e Recanto dos Pássaros.
Para levar a vacina a cada vez mais pessoas, a Secretaria da Saúde também estará presente na 20ª Festa do Caqui & Cia., no Parque Luís Latorre, nos dois sábados e domingos, dias 05, 06, 12 e 13/04, das 10h às 17h, aplicando doses tanto contra a febre amarela quanto contra a influenza (gripe).