Prefeitura entrega Cidade das Crianças com adesão de grande público

Famílias aproveitaram o inédito espaço de quase 10mil m² inaugurado sábado (29) no Parque Luís Latorre

Prefeitura entrega Cidade das Crianças com adesão de grande público

Inauguração foi na tarde de sábado e as famílias logo aproveitaram o inédito espaço no Parque Luís Latorre (Crédito: Jeferson Montico/PMI)

Teve muita alegria vivenciada pelas famílias que prestigiaram a entrega da inédita Cidade das Crianças, inaugurada pela Prefeitura de Itatiba na tarde do último sábado (29/06), durante a 26ª Festa de São Pedro.
Implantada no gramado ao lado do palco de concreto do Parque Luís Latorre, em uma área total de quase 10 mil m², a Cidade das Crianças foi idealizada para ser referência de espaço de diversão e convívio ao ar livre para crianças e famílias.

Com direito à contagem regressiva, logo que os portões se abriram, os pequenos cidadãos desta nova Cidade correram para aproveitar o espaço inovador. O primeiro a ser ocupado foi a Praça da Água, com chafariz de piso emborrachado, que fez a alegria de crianças de todas as idades! As demais praças temáticas, dos Sentidos e das Cores, também foram aproveitados pelas famílias, que percorreram o caminho pavimentado e acessível no entorno da Cidade, as áreas sombreadas e de descanso - inclusive pensada para a amamentação e que foi utilizada também no primeiro dia.

“Satisfação imensa estar aqui para entregar esse espaço para as crianças usufruírem! Investimos nelas, porque são o futuro e se começa esse futuro dando oportunidades agora! Obrigado por terem comprado esta ideia, que deixou pedreiros e mestre de obra emocionados, porque, como ouvi várias vezes nas visitas às obras, participaram da construção de um espaço que será utilizado pelos filhos deles. Conseguimos transformar um sonho – surgido ainda na pandemia – quando estávamos com nossas crianças em casa - em realidade”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, antes de descerrar a placa e liberar a entrada das crianças que estavam entoando “abre, abre, abre!”, diante do entusiasmo em conhecer o novo espaço.

CidadeDasCriancasinauguracao  2

(Crédito: Tatiana R. Petti /PMI).

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Eduardo Aoun, lembrou que o local foi planejado e executado dentro do previsto. “Esta é uma gestão que realiza planejamento, executa e entrega. A ideia surgiu na pandemia, para tirar as crianças da frente das telas, e veio junto com um pedido específico da primeira-dama Barbara de ser um espaço com água para as crianças se divertirem”, ressaltou Aoun. A Cidade das Crianças no Parque Luís Latorre estará aberta diariamente das 9h às 17h30, fechando os portões – já que é toda cercada, para maior segurança das crianças e conforto dos pais, às 18h.

Para todos

O espaço também fomenta a convivência entre as crianças e seus cuidadores, o desenvolvimento motor e de equilíbrio durante o crescimento e múltipla forma de brincar no espaço. Pais presentes relataram que as crianças descobriam cada espaço para as brincadeiras e faziam automaticamente a rotatividade para aproveitarem todas as oportunidades. Destaque para o piso tátil, túnel e diversos brinquedos que estimulam a musicalidade, o físico, o emocional e o desenvolvimento da psicomotricidade infantil, inclusive de crianças com necessidades especiais.

CidadeDasCriancasinauguracao 1
(Crédito: Tatiana R. Petti /PMI).

A Cidade das Crianças foi concebida para abarcar diversas idades, para ser um lugar com acessibilidade e para proporcionar o contato com a natureza. São três as praças temáticas: A Praça das Águas, a Praça das Cores e a Praça dos Sentidos, além de um percurso pavimentado acessível para cadeirantes, bicicletas, patins etc., áreas sombreadas de descanso e mais.

O local também foi baseado no princípio dos parques naturalizados, que são espaços implantados a partir de elementos naturais, como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras, onde as crianças podem ter contato com a natureza e o brincar livre. Além de incentivar a criatividade durante a brincadeira, os parques naturalizados também fomentam a convivência entre as crianças e seus cuidadores, o desenvolvimento motor e de equilíbrio durante o crescimento e múltipla forma de brincar no espaço.

Investimento nas crianças

O investimento foi de aproximadamente R$ 1,2 milhão, da empresa Fibra Experts, em contrapartida ao empreendimento Villaggio Bellano, numa parceria com o município. “Agradeço na pessoa do prefeito Thomás toda equipe envolvida. Desenvolvemos em poucos meses e vimos o engajamento positivo de todas as secretarias. Hoje entregamos algo muito emblemático, que a Fibra também pode se orgulhar em contribuir com o futuro da cidade. O pedido de tirar as crianças de casa para brincar ao ar livre também é da filosofia da Fibra, pois prezamos por ambientes que estimulem o crescimento deles. Ainda bem que conseguimos, com vocês, trazer todos esses conceitos”, destacou o diretor de urbanismo da Fibra Experts, Stefan Riess.

“Hoje, na hora de abrir o portão, as lágrimas desceram. Pensei em cada criança entrando como se fossem meus filhos. O coração ficou acelerado. Valeu a pena cada marretada. Me sinto lisonjeado por ter participado disso aqui, vou levar pro resto da minha vida”, disse José Sebastião Pereira, o Jota (abaixo), mestre de obras da Cidade das Crianças.

CidadedasCriançasJota(Crédito: Tatiana R. Petti /PMI).