ATRATIVOS ARQUITETÔNICOS

atrativos_arquitetonicos

Asilo São Vicente de Paulo
Fundado em 24 de abril de 1910, o Asilo São Vicente de Paulo sempre teve como missão dar abrigo aos idosos. Instalado inicialmente na Rua Campos Salles, numa casa simples, foi transferido depois para a Av. Barão de Itapema, onde hoje é o Fórum de Itatiba. O atual prédio foi inaugurado em 1959. Reserve um tempo para fazer uma visita aos idosos, eles agradecerão. Vale a pena ver: o seu edifício principal, bem como a capela, que seguem as linhas do estilo neocolonial brasileiro, gênero muito em voga em São Paulo entre as décadas de 1930 e 1950.
Localização: Avenida da Saudade, nº 145, Jardim Tereza.

Cemitério Municipal
Com o desenvolvimento da cidade no final do século XIX, ocorreu a necessidade de mudar o Cemitério para um espaço maior. Em 1887, foi inaugurado o Cemitério Municipal, ao lado o Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento pertence à igreja católica. É um cemitério tradicional que possui túmulos, mausoléus e capelas, nos quais se encontram sepultados nomes ilustres da cidade de Itatiba. O Cemitério de Itatiba é considerado um museu a céu aberto por abrigar obras de arte retratando épocas distintas. Possui imagens, trabalhos esculpidos em mármore de Carrara pelo mestre itatibense José Frediani e outros artistas, além de trabalhos em metal e granito.
Localização: Av. Saudade, 475-519 - Jardim Tereza

Conservatório Municipal Profª Alba Panzarin Degani
O Casarão, que hoje pertence à Prefeitura de Itatiba, foi construído nas últimas décadas do século XIX e servia como sede de uma chácara rural. Apesar de sua construção simples é um imóvel de grande importância histórica, pois possui arquitetura colonial típica dos casarões urbanos do final do século XIX. O Casarão tem passagens bem interessantes na história de Itatiba. Durante a epidemia de gripe espanhola que atingiu Itatiba em 1918, o imóvel foi transformado em hospital. Em determinada época na historia da cidade, o sobrado foi muito frequentado e falado por conta das rinhas de galo que o Zé Turquinho promovia no térreo do sobrado. Famosas eram as tardes de domingo passadas e lembradas por muitos moradores da cidade. Atualmente o Conservatório é palco de diversas aulas de instrumentos musicais, oferecidas pela Prefeitura, gratuitamente, às crianças da cidade.
Localização: Rua Rafael Ordine, s/nº, Jardim Teresa.

Grupo Escolar Cel. Júlio César
É a escola mais antiga da cidade. Fundada em 1896, funcionou inicialmente em prédios alugados. Em 1906 foi lançada a pedra fundamental do majestoso edifício. Projetado pelo arquiteto José Van Humbeeck, sua planta segue o padrão escolar da época, com salas de aulas ao redor de um claustro central. Merecedor de todos os cuidados, o edifício passou por uma completa restauração no ano de 1998, ocasião em que seu pátio interno recebeu cobertura, bem como a rampa de acesso e um importante anfiteatro. Protegido pela Lei Municipal 3.418 de dezembro de 2000 foi também tombado pelo CONDEPHAAT em 30/08/2002.
Vale a pena ver: os seus porões, atualmente restaurados, que nos mostram as antigas técnicas de construção, muitas em arcos.
Localização: Rua Rangel Pestana, nº 186, Centro.

Paço Municipal ‘Prefeito Roberto Arantes Lanhoso'
O Paço Municipal Prefeito Roberto Arantes Lanhoso foi construído em 1927 em estilo eclético para ser utilizado como sede da Câmara Municipal. Posteriormente, passou a abrigar o gabinete do Prefeito e algumas Secretarias. Em 1995, o prédio passou por uma completa restauração que lhe devolveu os detalhes dos afrescos originais e as pinturas decorativas das paredes. Hoje, o prédio abriga o Centro de Capacitação Solidária um espaço do Fundo Social de Solidariedade que oferece cursos gratuitos de capacitação para a população. Vale a pena ver: em seu salão principal encontra-se exposto o antigo mobiliário utilizado pelos vereadores itatibenses, incluindo uma mesa bastante original com repartições para cada um dos oito edis, bem como a mesa utilizada pelo presidente da Câmara.
Localização: Praça XV de Novembro, nº 01, Centro.

Palacete Damásio
O edifício de inspiração neoclássica, localizada na antiga ‘Rua do Theatro', hoje Rua Quintino Bocaiúva, foi construído em 1896 por Manoel da Silveira Franco Damásio e serviu de residência para sua família. A construção do Palacete vinculou-se à planta da ‘Casa Colonial', utilizando-se de novos materiais industrializados da mão-de-obra dos imigrantes. Serviu como hotel durante anos e posteriormente foi ocupado por repartições da Prefeitura. Em 2014 foi adquirido pela Mitra Diocesana.
Localização: Rua Quintino Bocaiuva, 428, Centro.

Solar dos ‘Alves Lanhosos'
Construído em taipa de pilão no ano de 1859, é uma das mais antigas edificações da cidade. Pertenceu inicialmente ao fazendeiro Bento de Lacerda Guimarães, Barão de Araras (pai do Senador Lacerda Franco), e depois às tradicionais famílias Alves Cardoso e Lanhoso. Seguindo as linhas do colonial brasileiro, o imóvel foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1988, tendo em vista a sua importância histórica e arquitetônica. É também protegido pela legislação municipal. Vale a pena ver: posicionar-se na esquina da Praça da Bandeira de tal maneira que possa observar o Solar dos Alves Lanhosos em frente; em seguida direcionar o olhar para o Palacete Damásio, à esquerda. Em seguida, observar antiga sede do Grêmio CRI (hoje Casas Pernambucanas), edifício este datado da década de 1960. Em poucos metros, o turista tem a rara chance de acompanhar cerca de 150 anos de evolução da arquitetura brasileira, e isso desde o estilo colonial do casarão, o neoclássico do palacete até a modernidade da década de 60.
Localização: Rua Florêncio Pupo, 306 - Centro

Corporação Musical ‘Santa Cecília'
A Corporação Musical Santa Cecília foi fundada em 29 de julho de 1906 como Grêmio Musical Ítalo-Brasileiro, passando à denominação atual por ocasião da II Grande Guerra. Há mais de 100 anos, a Banda, como carinhosamente é conhecida, participa da maioria dos eventos culturais de Itatiba e região, sempre à disposição da comunidade. Vale a pena ver: a fachada deste imóvel, com elementos característicos da arquitetura italiana de finais do século XIX e início do XX; outra boa opção é assistir aos ensaios e apreciar a escola de música.
Localização: Rua Comendador Franco, nº 304 - Centro.