Atrativos Culturais

atrativos_culturais

Praça da Bandeira
Antes denominada como Largo da Matriz, a atual Praça da Bandeira é o principal logradouro da cidade. Já foi palco de grandes acontecimentos como a antecipada libertação dos escravos no município, ocorrida nos dias 28 e 29 de abril de 1888, semanas antes da assinatura da Lei Áurea. Remodelada em 1914, o seu projeto seguiu as linhas (em miniatura) dos Jardins de Versailles. Vale a pena ver: um dos detalhes marcantes daquela época, e que ainda permanece na paisagem, é o seu coreto. Com base em alvenaria, a sua estrutura em ferro foi fabricada em São Paulo pela Fundição do Braz, segue o estilo dos coretos de início do século XX.
Localização: Praça da Bandeira, Centro.

Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém
Em 1830, teve início a obra de construção da Matriz, que perdurou até 1850. Sob a direção do Padre Miguel Correa Pacheco, foi a terceira igreja da cidade. Ao longo dos anos foi perdendo suas características barrocas por conta das reformas, chegando a ser reconstruída na década de 1960. O único marco do século XIX que ainda sobrevive é a torre monumental, uma das mais belas e grandiosas do interior paulista, que foi edificada em 1874, sob a supervisão do Padre Francisco de Paula Lima (Patrono do Museu). Alguns dos vitrais que ornamentam as suas janelas foram elaborados pelo artista polonês Aeystarch Kaskurewicz, que veio ao Brasil em 1952. Recebeu o título de Basílica pelo Vaticano em 1991.
Localização: Praça da Bandeira, Centro.

Igreja Nossa Senhora do Rosário e Largo do Rosário
Foi a segunda igreja construída na cidade, a partir de 1825, sendo inaugurada em 1827. É o prédio mais antigo que ainda resiste na cidade. Embora tenha passado por várias alterações, não perdeu sua importância, pois é um marco histórico, e ainda guarda em seu interior muitas referências da arquitetura colonial. Em seu altar mor podemos observar o nicho que abrigava a primitiva imagem de Nossa Senhora do Belém, que veio para Itatiba no ano de 1792. Vale a pena: ver o edifício histórico, mas prestar atenção também no seu entorno, no conhecido ‘Largo do Rosário', oficialmente denominado como Praça Comendador Lourenço Alves. É um traçado urbanístico sui gêneris, pois foi planejado, entre 1820 e 1825, ao estilo das praças medievais europeias. A Praça Comendador Lourenço Alves passou por recente revitalização, recebendo uma Fonte Luminosa denominada "Arcebispo Dom Bruno Gamberini".
Localização: Praça Comendador Lourenço Alves (Largo do Rosário)

Museu Histórico Padre Francisco de Paula Lima
O edifício colonial Solar dos Godoys Moreiras, construído em 1875, foi restaurado para sediar o Museu Padre Lima em 1996. O processo foi criterioso, com destaque para as pinturas decorativas das paredes internas. O Museu é temático e dinâmico. Mantém uma exposição permanente - Caminhos do Passado, que conta a história de Itatiba, e exposições temporárias com temas específicos, voltados a registrar, preservar e mostrar nossa trajetória histórica. Também funciona, muitas vezes, como centro cultural, e absorver diversas exposições culturais e artísticas.
Localização: Praça da Bandeira, nº 122, Centro.
Contato: 4524-1264

Moinho Denoni
O moinho transformava milho em fubá através da força d'água de uma pequena cachoeira existente no local, denominado Sítio da Cascata, de propriedade dos senhores Aldo Damásio e Ottaviano Pelizer. Em 1921, adquiriram o Sítio da Cascata, no qual estava o moinho, o imigrante italiano Tiziano Denoni e sua família, que tinham vindo da Itália no início do Século XX para trabalhar na cafeicultura, tendo se estabelecido de início num sítio da região do atual bairro de Santo Antonio. A família Denoni, então, deu segmento à produção de fubá. A tradição da família ainda se manteve até 1987. Sem uso, o prédio e o maquinário do moinho foram se deteriorando. Devido seu valor histórico, já que se constitui num marco do desenvolvimento industrial inicial de Itatiba, o Moinho do Denoni, como sempre foi chamado, passou por um restauro geral no ano 2000, com recursos do governo estadual, que o considerou um exemplo raro de uma tecnologia milenar no conjunto de seus equipamentos.
Localização: Avenida Alberto Paladino, 550 - Jardim Palladino