EMEB Rosa Belgini conquista troféu ‘Abacaxi de Ouro 2025’ no festival nacional de cinema escolar

Projeto de professores da escola foi premiado pelo IF Sul de Minas em evento que celebra a produção audiovisual em escolas públicas brasileiras

EMEB Rosa Belgini conquista troféu ‘Abacaxi de Ouro 2025’ no festival nacional de cinema escolar
Alunos da EMEB Rosa Belgini celebram a conquista do troféu Abacaxi de Ouro 2025. (Divulgação - Educação/PMI)

 

A EMEB Rosa Maria Ferrari Belgini é uma das grandes vencedoras da edição 2025 do Festival "Abacaxi de Ouro", promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas.

A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 22/09 em Poços de Caldas (MG), reunindo estudantes, professores e representantes de escolas públicas de todo o país. Os professores Amanda Guimarães e Augustto Guimarães, que são irmãos e trabalham na mesma escola, representaram a unidade e trouxeram o troféu para as crianças, celebrando a conquista coletiva.

“Nosso curta-metragem, ‘Momotaro’, criado com muito carinho e dedicação pelas crianças da nossa escola, foi premiado na categoria de Melhor Caracterização. Foi um momento de enorme emoção ver o trabalho dos nossos alunos reconhecido em um festival tão importante, que acredita na potência criativa das escolas e no papel da arte como ferramenta de transformação”, afirmou o professor Augustto. 

Ele afirmou ainda que a caracterização — incluindo figurinos, maquiagem e ambientação — foi inteiramente pensada e desenvolvida com a participação ativa das crianças, que mergulharam no universo da cultura japonesa para contar, com sua linguagem única, a lenda do menino-pêssego. “Cada detalhe foi fruto de um processo coletivo, de escuta, imaginação e construção conjunta”, disse.

A secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, parabenizou os alunos e professores pela conquista e ressaltou a relevância do prêmio. Ela destacou que “as curtas-metragens causam grande incentivo aos alunos, mostrando que criatividade e imaginação devem estar presentes nas aprendizagens. Mostram, ainda, que o conhecimento vai muito além da sala de aula”, pontuou.

 

abacaxi_ouro_2025_2

Irmãos, os professores Amanda Guimarães e Augustto Guimarães representam a EMEB Rosa Belgini no Abacaxi de Ouro 2025. (Divulgação - Educação/PMI)

 

O prêmio

O “Abacaxi de Ouro” foi criado em 2014, inspirado nos grandes eventos da indústria audiovisual como o Oscar, o Emmy e o Globo de Ouro. Ele tem como proposta reconhecer e valorizar a produção cinematográfica escolar em um ambiente de festa e expressão artística. A cerimônia contou com apresentações de música, teatro e dança, intercaladas com a entrega dos prêmios, incluindo categorias como Melhor Filme, Melhor Documentário, Melhor Direção, Ator e Atriz, entre outras. O prêmio é reconhecido como uma importante plataforma de incentivo à liberdade de expressão, à interdisciplinaridade e à construção do conhecimento nas escolas públicas brasileiras.

Com esta conquista, a EMEB Rosa Belgini reforça seu compromisso com a inovação na educação, dando visibilidade às produções artísticas e ao potencial criativo de seus estudantes. O professor Augustto de Paula Guimarães, em 2024, já havia sido finalista do Prêmio Professor Porvir com o Projeto Curtinha, realizado com 14 crianças de quatro a seis anos. Ele foi selecionado dentre mais de 900 inscrições e concorreu na categoria Educação Infantil com o clássico “A Lebre e a Tartaruga”.