Itatiba integra Mapa de Experiências do Ministério da Educação
Projeto do município selecionado em material nacional sobre Educação Infantil foca na formação continuada de professores de Desenvolvimento Infantil
A Secretaria de Educação de Itatiba ilustrou o projeto selecionado para o Mapa de Experiências nacional, intitulado “Práticas pedagógicas de 0 a 3 anos: o real, o possível e o necessário”. (Educação/PMI)
Por meio do Setor de Educação Infantil da Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiba, o município está integrando o Mapa de Experiências da Educação Integral - Experiências Inspiradoras do Ministério da Educação.
Esta plataforma inédita reúne 738 experiências de escolas públicas e redes de ensino que demonstram o que significa fazer Educação Integral em Tempo Integral com equidade e qualidade no Brasil.
As experiências inspiradoras, ao serem sistematizadas e disseminadas, podem contribuir com políticas e práticas de Educação Integral em Tempo Integral de qualidade e comprometidas com a equidade.
No chamado Mapa de Experiências, por ser um mapa interativo com acervo das experiências inscritas no edital federal, a Secretaria de Educação de Itatiba se inscreveu no Eixo 2: Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas.
O projeto é “Práticas pedagógicas de 0 a 3 anos: o real, o possível e o necessário”, que surgiu pela necessidade de aprimorar as práticas dos Professores de Desenvolvimento Infantil (PDI) da Rede Municipal de Ensino. Aqui, o foco é o incentivo à formação continuada para o aperfeiçoamento profissional. Neste espaço, são promovidos diálogos e trocas de saberes para transformar concepções e práticas pedagógicas na Educação Integral de bebês e crianças pequenas.
Troca de saberes
Implementada em 2024, a iniciativa busca aprimorar as práticas pedagógicas por meio de estudos, reflexões e troca de saberes e experiências entre os docentes. Com essa finalidade, são realizados encontros de formação continuada com abordagem de temáticas diversas, como direito de aprendizagem e de desenvolvimento, concepção de infância, organização da rotina, e conceito e experiência de aprendizagem.
Nestes encontros, os professores vivenciam as propostas antes de aplicá-las às crianças. Segundo a Secretaria, no projeto que está inscrito no site, esse formato tem sido avaliado positivamente pelos participantes e se mostrou alinhado com as necessidades dos professores e da equipe técnica desde sua implantação.
Valorização e visibilidade
Esta iniciativa federal busca valorizar e dar visibilidade a práticas que fortalecem a Educação Integral em Tempo Integral em todo o país - identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral, de forma a contribuir com a concretização da Meta 6 do Plano Nacional de Educação.
Itatiba pode ser encontrada neste mapa no link https://
